A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Qualificação da atenção à saúde dos Hipertensos e Diabéticos no PSF Antenor de Castro Rêgo no Município de Barras/PI. Especializando: Yesenia Jova Bolanos Orientadora: Stelita Pacheco Dourado Neta Co-Orientador: Leonardo Pozza dos Santos Pelotas, 2015

2 Introdução Melhorar a qualificação na atenção do hipertenso e diabético para diminuir morbi mortalidade na população geral.

3 Caracterização do município
Barras – PI A 126 Km de Teresina-PI População: habitantes (IBGE 2012) Baixo desenvolvimento econômico Sistema de Saúde com 1 Hospital, 15 UBS, 17 ESF, 1 CAPS e 2 NASF.

4 Caracterização do PSF Zona Rural Sem estrutura física adequada
Carente de Equipamentos Equipe recentemente constituída 433 famílias cadastradas 2.637 usuários

5 Situação da ação programática antes da intervenção
Não existia ESF. Não existia registro de hipertensos e diabéticos. Não se cumpriam os protocolos específicos. Desconhecia-se o total do grupo alvo.

6 Objetivo geral Melhorar a atenção aos adultos portadores de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus no PSF Antenor de Castro Rêgo.

7 Metodologia Desenvolver ações em quatro eixos programáticos
Monitoramento e avaliação. Organização e gestão do serviço. Engajamento público. Qualificação da pratica clinica.

8 Logística Protocolo Caderno n 36 e 37 do Departamento de Atenção Básica Estratégia para o Cuidado da pessoa com doença crônica: Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial, respectivamente, publicados em 2013. Instrumentos de Registros Específicos (Prontuários individuais, Ficha-espelho, Cartão de Hipertensão e Diabéticos e o Livro de Registro de HIPERDIA e Ficha de Atendimento em Saúde Bucal.) Atualização dos dados do SIAB (Ficha A) e da ficha-B hipertensos e diabéticos dos ACS.

9 Objetivos, metas e resultados
Objetivo 1: Ampliar cobertura dos hipertensos e/ou diabéticos.  Meta 1.1. Cadastrar 100% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde.

10 Meta 1.2. Cadastrar 100% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde.

11 Figura 1 Cobertura do programa de atenção ao hipertenso no PSF Antenor de Castro Rêgo no município Barras/PI Fonte: Planilha coleta de dados. Figura. 2 Cobertura do programa de atenção ao diabético no PSF Antenor de Castro Rêgo no município Barras/PI Fonte: Planilha coleta de dados. Mês 1_55 (23,8% Mês 2_103(44,6% Mês 3-166(71,9%) Mês 1_9(20,9% Mês 2_12 (27,9% Mês 3-17(39,5%)

12 Objetivo 2: Melhorar a qualidades de atenção a hipertensos e diabéticos da Unidade Básica de Saúde
Metas 2.1 e 2.2: realizar exames clínicos apropriados em 100% dos Hipertensos e Diabéticos. Resultados: Alcançamos,nos três meses da intervenção 100% a realização de exames clínicos apropriados em todos os hipertensos e diabéticos cadastrados.

13 Metas 2.3 e 2.4. Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Resultados: Alcançamos nos três meses da intervenção 100% de realização de exames complementares em todos os hipertensos e diabéticos cadastrados.

14 Meta 2.5. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Figura 3 Proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos de Farmácia Popular/ Hiperdia priorizada no PSF Antenor de Castro Rêgo no município Barras/PI Fonte: Planilha coleta de dados. Mês 1_55(100,0% ) Mês 2_101 (99,0% Mês 3_164(99,4%)

15 Meta 2.6. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Resultados: Alcançando,nos três meses da intervenção 100% de priorização de prescrição de medicamentos da farmácia popular para todos os pacientes diabéticos cadastrados.

16 Meta 2.7. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos.
Meta 2.8. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. Resultados: Alcançamos nos três meses da intervenção 100% de realização de avaliação de necessidade de atendimento odontológico a todos os hipertensos e diabéticos cadastrados.

17 Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos/ou diabéticos ao programa.
Meta 3.1. Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta 3.2. Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada.

18 Resultados: Alcançamos nos três meses da intervenção 100% de realização de busca ativa aos faltosos às consultas clínicas agendadas. Faltaram 8 Hipertensos e 3 Diabéticos e estes foram recuperados através de busca ativa da equipe.

19 Objetivo 4: Melhorar o registro das informações.
Meta 4.1. Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 4.2. Manter ficha de acompanhamento de 100% dos cadastrados na unidade de saúde.

20 Resultados: Alcançamos nos três meses da intervenção 100% de registro adequado das informações nas Fichas espelho, prontuários e Planilha de Coleta de Dados a todos os hipertensos e diabéticos cadastrados.

21 Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doenças cardiopulmonar.
Meta 5.1. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 5.2. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

22 Resultados: Alcançamos nos três meses da intervenção em 100 % dos hipertensos e diabéticos cadastrados a realizaçao de estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia.

23 Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.
Meta 6.1. Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 6.2. Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos.

24 Meta 6.3. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 6.4. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes diabéticos. Meta 6.5. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos

25 Meta 6.6. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes diabéticos.
Meta 6.7. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos Meta 6.8. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes diabéticos.

26 Realizamos durante os três meses de intervenção, orientação nutricional sobre alimentação saudável, sobre a prática regular de atividade física, sobre os riscos de tabagismo e sobre higiene bucal a 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados.

27 Discussão Qual o significado dos resultados obtidos para a equipe:
Aumentou a capacitação e comprometimento dos membros da equipe. Estimulou o trabalho em equipe. Aumento a aceitação dos pacientes pela equipe.

28 Qual o significado dos resultados obtidos para o serviço:
Melhorou organização do processo de trabalho. Melhorou o aproveitamento da carga horária.

29 Qual o significado dos resultados obtidos para a comunidade:
Aumentou o grau de satisfação da população. Melhorou acolhimento e acompanhamento. Diminuiu as complicações a curto e longo prazo destas doenças.

30 O que precisa mudar para viabilizar a continuidade da intervenção após o término do Curso?
A intervenção está incorporada à rotina do serviço. Participação ativa dos gestores do município. Manter capacitações periódicas das ESF. Manter a organização no serviço para todos os programas.

31 O que precisa mudar para viabilizar a continuidade da intervenção após o término do Curso?
Cumprir as atribuições de cada profissional. Manter participação da comunidade no processo de saúde comunitária.

32 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
Pensava que seria quase impossível a inserção ao estilo de trabalho. O início foi difícil pela barreira do idioma tornando lento o processo de adaptação. O curso ajudou no domínio de normas e diretrizes do SUS.

33 Incentivou a toda a equipe no trabalho coletivo na atenção primaria.
Deve-se aumentar a capacitação dos profissionais da saúde sobre protocolos do SUS.

34 Obrigada!


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google