Artigo Definido e Indefinido.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Turmas do 5º ano Educadoras: Fernanda, Glênia, Maria Inêz, Maria Luisa, Neide e Simone. Entrar.
Advertisements

Palavras gramaticais e as flexões: gênero e número.
LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS Profª. Sarah E.G. Araujo.
PRONOMES Cap.11: Pronomes. Adjetivo s Artigo s Pronomes Numerai s Substantivos.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 10. O Artigo AULA DIGITAL.
Tipos de sujeito Revisão. Sujeito determinado simples: Os funcionários entraram em greve. Quem entrou em greve? → Os funcionários. Núcleo do sujeito:
As palavras ou expressões que estabelecem relação de modificação do sentido de outras dentro de uma frase são chamadas de modificadores.
Trabalho de português Nome: Luis e João.
Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido
1º ANO Tema da aula O estudo do substantivo: forma e função
Numerais.
Classes de palavras: o adjetivo
Crase Professora Marlene Brahm.
Determinantes e pronomes possessivos
Funções sintáticas Porto Editora.
Numerais Alunos: Filipe Baldo e Fernando Baldo
Funções sintáticas.
Missões – 01 de Outubro As orações de Rachele Itália Rachele.
Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração
Revisão morfológica – pág. 23
ARTIGO Artigo é a palavra que se relaciona com o substantivo. O artigo vem sempre antes do substantivo para determiná-lo.
Comunidade de Aprendizagem
Escola Criativa Prof. Alício Neto Língua Portuguesa
CRASE.
Alunas: Bruna Tainara das Neves Mayra Pietra Miliorini
A CLASSE DOS ADVÉRBIOS.
REDAÇÃO – Da palavra ao texto
Palavras gramaticais e lexicais
É a palavra que substitui o nome.
CONCORDÂNCIA VERBAL Estudar a concordância verbal é, basicamente, estudar o sujeito, pois é com este que o verbo concorda. Se o sujeito estiver no singular,
Introdução aos Substantivos e Substantivos de 2ª Declinação
Revisão para a P2 9º ANO.
Indefinidos.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Terapia do Arthur Nogueira, psicólogo..
IP – Repetições Prof. Eduardo Falcão.
Como estudar português de forma correta para os tribunais?
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
S S U N C A M I S E T A S NENHUM DE NÓS É MELHOR DO QUE TODOS NÓS JUNTOS. Marco Aurélio Gonçalves.
ORAÇÕES COORDENADAS ASSINDÉTICAS E SINDÉTICAS   ORAÇÕES: frases que apresentam verbo explícito ou subentendido. ORAÇÕES COORDENADAS: são ligadas uma à.
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
Funções sintáticas.
GRAMÁTICA Estudo do Sujeito I PROF. THAREN.
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
(As Palavras Variáveis)
Concordância e variação linguística
Grupo: Daniel Costa Diana Bellas Karine Bellas Marcela Bellas
Conto Contigo 8.
Argumentação e estratégias argumentativas
Indeterminação do sujeito
Classes de palavras.
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO
Pronomes e determinantes
Pronomes Demonstrativos
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.
Classe gramatical variável
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
DETERMINANTES E PRONOMES DETERMINANTES E PRONOMES
Classes de palavras: CONECTIVOS.
Determinantes Subclasses.
Prof. Rafael Santos Novembro de 2018
Prof. Rafael Santos Novembro de 2018
Coordenação e Subordinação
O Coelho que não era de Páscoa.
Unidade 4 VERBOS.
SUBSTANTIVOS Profª Juliana Prado.
Professora: Gehilde Reis Paula de Moura
Letra “A” Classificação Morfológica Profª Rosana Mayer.
Transcrição da apresentação:

Artigo Definido e Indefinido

Artigo É a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. O artigo também indica o gênero e o número dos substantivos. Definido: O substantivo é determinado de forma precisa. Indefinido: O substantivo é determinado de maneira vaga. Gênero: feminino ou masculino. Número: plural ou singular.

Artigo definido Os artigos definidos, como o próprio nome indica, definem ou individualizam os substantivos, seja uma pessoa, objeto ou lugar. São eles: Artigo Definido Gênero Número o masculino singular a feminino os plural as Exemplos O João gosta de jogar bola. Miranda chamou a Joana para brincar. Os meninos amam soltar pipa. As meninas amam fazer compras.

Artigo Indefinido Os artigos indefinidos determinam de maneira vaga, indeterminada ou imprecisa, uma pessoa, objeto ou lugar ao qual não se fez menção anterior no texto. São eles: Artigo Indefinido Gênero Número um masculino singular uma feminino uns plural umas Exemplos Um dia desses vamos sair? Achei uma moeda. Joana convidou para a festa uns amigos estrangeiros. Comprei umas camisas para meu aniversário.

Artigo definido e indefinido um a uma os uns as umas

Regra dos artigos Regra dos artigos Exemplos Os artigos sempre devem concordar com substantivo em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). a menina - as meninas; o garoto - os garotos; um mês - uns meses; ma mesa – umas mesas. Os artigos podem ser combinados com preposições. ao/aos (a+ o/os) à/às (a+ a/as) da/das (de+ a/as) do/dos (de+ o/os) na/nas (em+ a/as) no/nos (em+ o/os) num/nuns (em+ um/uns) numa/numas (em+uma/umas) dum/duns (de+ um/uns) duma/dumas (de+ uma/umas) O texto é dedicado aos pais. Vou à escola todas as manhãs. Ganhei muitos presentes da Inês. Os móveis eram dos nossos avós. O colar está nas coisas da Sônia. Encontramos o anel no corredor. Hoje estamos num congresso. Almocei numa lanchonete. Os cadernos encontrados são dum pesquisador. Preciso dumas blusas para sair.

Regra dos artigos Regra dos artigos Exemplos De acordo com sua posição na frase, os artigos podem transformar qualquer tipo de palavra em substantivo, independentemente de sua classe gramatical. O andar de Elisa é muito sensual. (o verbo “andar” transforma-se em substantivo); O vermelho de seus olhos indicou sua tristeza. (o adjetivo “vermelho” transforma-se em substantivo) Os artigos definidos podem ser empregados com o intuito de indicar um conjunto de seres ou uma espécie inteira. Dessa forma, o artigo é empregado no singular, entretanto, faz referência a uma pluralidade de seres. A alma é imortal. (refere-se ao conjunto de almas); A goiaba é muito rica em vitamina C. (faz referência à todas as goiabas).

Regra dos artigos Regras dos artigos Exemplos Na construção das frases a utilização dos artigos indefinidos deve ser moderada, de modo que o excesso de seu uso no texto provoca um “inchaço” ou uma “redundância” desnecessária, tornando-o, deselegante e “pesado”. Ter (uma) boa educação é fundamental. Para uma adequada coesão textual, antes de pronome de sentido indefinido, utiliza-se as palavras como “tal, certo (a), outro (a)”. Encontrei (uma) certa medalha na cômoda. Natália não encontro (um) outro casaco. O artigo indefinido é usado como recurso expressivo para reforçar enunciados exclamativos. Foi um presente te encontrar! A festa estava uma delícia!

Exercícios de artigo 1)Das orações ora retratadas, explique a diferença de sentido existente entre elas, no que se refere ao artigo que acompanha o substantivo: a)Eu acompanhei a garota até sua casa. b)Encontrei uma garota por onde eu passava. 2)Classifique as orações de acordo com o código representado: AD – artigo definido AI – artigo indefinido a) Uns alunos chegaram mais cedo à escola ( ). b) O bem sempre vencerá o mal ( ). c) Preciso de uma explicação para o fato ( ). d) Chegaram as encomendas ( ). e) Nesta loja vendem-se uns artigos importados ( ). 3) Agora é com você. Elabore um pequeno diálogo utilizando-se dos artigos definidos e indefinidos.