Programa de Valorização a Atenção Básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
Advertisements

Universidad Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social
Aluna: Letícia Oliveira Capelli
Universidade Federal de Pelotas
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
Departamento de Medicina social
  Melhoria da qualidade da atenção da Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na UBS Belo Jardim II, Rio Branco/AC Especializanda: Roxana Gallardo Zaballa Orientador:
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPel ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Qualificação.
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Especializada: Ariagna Gardon Exposito
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
FABIANA SAMPAIO SOARES
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Marcus Vinicius Hettwer
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Especializando: Osmar Young Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Christopher Berwig Turma 4
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 meses da E. S
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Aluno: Fábio André Zanella Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Fabrina Annoni Wolfarth
Orientadora: Danieli B. da Silva
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Maricela Velázquez Hernández Rogéria Amaral Dos Santos
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Cristiane Wottrich Orientadora: Gabriela silva dos santos
Nathalia Bobrowski Richter Orientação - José Adailton da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 messes,
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Lucynara Barros Rocha Orientadora: Lenise Patrocínio Pires Cecílio
Marcio Antunes de Chaves
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança da UBS - ESF III no Município Crissiumal.
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

Programa de Valorização a Atenção Básica Acompanhamento de Qualidade das Crianças entre 0- 72 meses na ESF Parque Antártica Giselle Homero da Rocha Orientadora: Lenise Patrocínio Pires Cecílio Capão da Canoa, Rio Grande do Sul

Introdução

Justificativa Objetivo Geral Acompanhamento das crianças é realizado no Centro Materno Infantil até o 6º mês de vida. Incentivo de realização do atendimento na ESF do bairro. Construção do vínculo mamãe-bebê. Complementaridade do atendimento da atenção secundária. Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde das crianças de 0 a 72 meses na ESF Parque Antártica

Metodologia Caderno de Atenção Básica - protocolo Garantia da realização do teste do pezinho, teste da orelhinha, vacinas. Capacitação da equipe Convocação da população-alvo pelas ACS Acordo com o CMI - referência Cadastramento e monitoramento das crianças com idade entre 0-72 meses Atendimento das crianças sem prejuízo dos demais. Revisão dos prontuários e fichas-espelho. Realização de busca ativa das crianças faltosas.

Resultados Objetivo 1. Aumentar a cobertura do Programa Meta 1.1 Ampliar a cobertura de atenção à saúde para 60% das crianças entre 0-72 meses pertencentes a área de abrangência da unidade de saúde

Objetivo 2. Melhorar a Qualidade da Atenção Meta 2.1: Realizar a primeira consulta na primeira semana de vida para em 100% das crianças cadastradas

Meta 2.2: monitorar o crescimento em 100% das crianças

Meta 2.3: monitorar 100% das crianças com déficit de peso Nenhuma criança apresentou déficit de peso. Meta 2.4: monitorar 100% das crianças com excesso de peso Até o final a intervenção, 4 crianças foram avaliadas e apresentam excesso de peso.

Meta 2.5: monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças

Meta 2.6: vacinar 100% das crianças de acordo com a idade

Meta 2.7: Realizar Suplementação de Ferro em 100% das Crianças entre 6-24 meses

Meta 2.8: Realizar Triagem Auditiva em 100% das Crianças

Meta 2.9: Realizar Teste do Pezinho em 100% das Crianças até o Sétimo dia de Vida

Meta 2.10: Realizar avaliação da Necessidade de Atendimento Odontológico em 100% das Crianças com 6-72 Meta 2.11: Realizar primeira consulta odontológica para 100% das crianças de 6 a 72 meses

Objetivo 3. Melhorar a Adesão ao Público alvo Meta 3.1: fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas as consultas

Objetivo 4. Melhorar os registros na unidade Meta 4.1: Manter registro na ficha espelho de saúde da criança/ vacinação de 100% das crianças que consultam no serviço

Objetivo 5. Realizar Avaliação de Risco da População alvo Meta 5.1: Realizar avaliação de risco em 100% das crianças cadastradas no programa

Objetivo 6. Promoção a Saúde Meta 6.1: Dar orientações para prevenir acidentes na infância em 100% das consultas de saúde da criança.

Meta 6.2: colocar 100% das crianças para mamar durante a primeira consulta

Meta 6.3: Fornecer orientações nutricionais de acordo com a faixa etária para 100% das crianças Meta 6.4: Fornecer orientações sobre higiene bucal para 100% das crianças de acordo com a faixa etária 100%

Discussão Aumento da cobertura Formação dos profissionais – nova prática Autonomia dos demais serviços oferecidos Aumento dos outros serviços oferecidos na unidade.

Discussão Mudança na relação médico/cuidador (ora) As consultas médicas passaram a ter enfoque clínico e informativo. Educação continuada e permanente da comunidade nos espaços coletivos.

Reflexão Crítica sobre o Processo de Aprendizagem A avaliação inicial mostrou problemas estruturais na ESF e o atendimento não era realizado conforme os protocolos do ministério da saúde. Visão segmentada do atendimento. Olhar crítico de toda a equipe. Atendimento multidisciplinar