Os dinoflagelados, cujo ciclo de vida está representado na Figura 1, são pequenos organismos unicelulares protistas, maioritariamente planctónicos. Em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BASES DA REPRODUÇÃO.
Advertisements

MEIOSE Meiose é um tipo de divisão celular intimamente associada ao processo de reprodução sexuada. A meiose reduz o número de cromossomos de 2n para n.
Biologia Reino Protista Equipe de biologia.
Características Gerais das Plantas
Ciclos de reprodução adalberto.
Através dela que ocorre a perpetuação das espécies
Plantas & Reprodução Edu Rabelo Prof Edu Rabelo.
Enviar para: Ciclos de Vida NOME: 3ª série do Ensino médio TURMA: Enviar para:
Ciclos de Vida: Unidade e Diversidade
Alunos: Isaac £ Wagner Campo Grande, 26 de Maio de 2008.
REVISÃO MUITO LEGAL, BOA DA BRECA, BOA MERMO!
Reino Plantae As Plantas
Escola Secundária S.João da Talha Trabalho realizado por: Susana Bento nº24 11ºA.
Biologia Móds. 40/41 Setor B Prof. Rafa Briófitas Pteridófitas.
Noções sobre divisão celular: mitose e meiose
PERPETUAÇÃO DA ESPÉCIE E CONQUISTA DE TERRITÓRIOS
AS BRIÓFITAS Prof. Marco Bueno.
Ciclos de Vida Unidade e Diversidade Prof. Ana Rita Rainho.
Prof. Pablo Paim Biologia
CICLOS DE VIDA : Unidade e Diversidade
Nome: CRISTIANA Nº: 05 Serie: 1ª A Profª: ROSIMEIRE DICIPLINA: BIOLOGIA E.E. SENADOR FILINTO MULLER.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da.
DIVISÃO CELULAR (Setor A) Profº: Luís Eduardo de Souza Gazal.
Trabalho De Bilogia ● Nome: Guilherme ● Professor(a): Rosimeire ● escola: Senador Filinto Müller.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 68. Reprodução Vegetal.
Prof.ª Juliane Fernandes. A gametogênese  Processo de formação dos gametas. ÓvuloEspermatozoides.
Profa. Danielle Galvão CTPM-Betim - BIOLOGIA Capítulos 15 e 16.
Meiose.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
GRUPOS VEGETAIS.
Fungos Sônia Lopes.
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #1 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 1| A GENÉTICA → OS AGENTES RESPONSÁVEIS PELA TRANSMISSÃO DAS CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS.
Briófitas.
Correção das atividades
Revisão – Recuperação anual
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
NÚCLEO Página 150.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Meiose Meiose I – Divisão reducional; Meiose II – Divisão equacional.
REPRODUÇÃO ASSEXUADA QUE ESTRATÉGIAS?.
Estratégias de reprodução
MEIOSE.
Mitose e Meiose Marcelo C. 101 e 102
1 2 3 Capítulo 1 – Reprodução Assexuada Capítulo 2 –
BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
VEGETAIS EMBRIÓFITAS (plantas terrestres/com embrião)
GAMETOGENESE Mecanismo de produção dos gametas e abrange: Espermatogênese: formação de espermatozoides; Ovogênese: formação de óvulos;
Ciências 8ª ano. Vamos lá! Nessa aula, estudaremos os processos de divisão celular. Mas antes disso, vamos aprender alguns conceitos importantes.
Professora: Luciana Ramalho 2018
Professora: Luciana Ramalho 2018
Reprodução.
Meiose.
Plantas.
Prof. Pablo Paim Biologia
REPRODUÇÃO.
METABOLISMO CATABOLISMO: reações químicas que promovem a destruição ou degradação de material biológico. Exemplo: reabsorção de tecidos, digestão.
Reprodução e seus tipos básicos
CICLO CELULAR.
Núcleo celular.
MAIS QUE UMA ESCOLA, UMA VIDA. Professor Alexandre Bacega
SERES VIVOS.
1ª LEI DE MENDEL. Durante o século XIX a hereditariedade foi um grande mistério. Muitos cientistas tentavam explicar fatos simples, por exemplo: como.
DIVISÃO CELULAR
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
Divisão Celular.
Reino Fungi.
Transcrição da apresentação:

Os dinoflagelados, cujo ciclo de vida está representado na Figura 1, são pequenos organismos unicelulares protistas, maioritariamente planctónicos. Em geral, o seu ciclo de vida implica a reprodução assexuada por bipartição, na qual, invariavelmente participam células móveis. Em alguns casos, ocorre reprodução sexuada, na qual após a fusão de duas células, o zigoto (planozigoto) pode sofrer meiose ou, sob condições desfavoráveis do meio, originar um hipnozigoto. Este constitui um quisto de resistência, passando os dinoflagelados a um estádio de vida latente.

1. O ciclo de vida representado é um ciclo _______, porque a meiose é _______. (A) haplonte … pré-espórica (B) haplodiplonte … pós-zigótica (C) haplonte … pós-zigótica (D) haplodiplonte … pré-espórica Opção (C)

2. De acordo com o ciclo representado, os dinoflagelados que se formam por divisão celular, após um processo de «desenquistamento», (A) são geneticamente diferentes entre si. (B) têm o mesmo número de cromossomas que o respetivo quisto. (C) têm o dobro do número de cromossomas dos gâmetas que os originaram. (D) são geneticamente idênticos ao hipnozigoto. Opção (A)

3. A formação de planozigotos constitui uma vantagem adaptativa em relação a espécies que apenas se reproduzem assexuadamente. Fundamente a afirmação anterior. Tópicos de resposta: •  referência ao facto de os indivíduos que se reproduzem assexuadamente serem geneticamente iguais entre si; •  referência ao facto de os planozigotos resultarem de um processo de reprodução sexuada; •  relação da meiose e da fecundação com a recombinação genética; •  relação entre uma maior variabilidade genética e uma maior capacidade adaptativa.

A figura 2 representa, esquematicamente, o ciclo de vida de um organismo. 1. As estruturas 1, 2, 3 e 4 representam, respectivamente: A. protalo, esporo, organismo adulto e gâmetas B. esporófito, gâmeta, gametófito e esporos C. gâmeta receptor, ovo, organismo adulto e gâmetas dadores D. organismo adulto, esporo, protalo e gâmetas Opção D

Verdadeiras: C, D, F, I, J; Falsas: A, B, E, G, H. 2. Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas ao ciclo de vida esquematizado na figura 2. A. É o ciclo de vida de um organismo haplonte. B. A estrutura 3 apresenta o mesmo número de cromossomas da estrutura 1. C. Verifica-se alternância de fases nucleares. D. A estrutura 1 corresponde ao esporófito. E. As células da estrutura 1 possuem um cromossoma de cada par de homólogos. F. A estrutura 2 corresponde ao esporo. G. A meiose é pós-zigótica. H. A estrutura 4 origina-se por meiose. I. O organismo adulto faz parte da diplofase. J. A estrutura 3 origina-se por mitose. Verdadeiras: C, D, F, I, J; Falsas: A, B, E, G, H.

Verdadeiras: B, C, E, F, H; Falsas: A, D, G. 3. Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações relativas ao ciclo de vida esquematizado na figura 2. A. Na divisão do ovo, ocorre recombinação génica. B. Os esporos produzidos são geneticamente diferentes. C. Encontram-se pares de cromossomas homólogos no interior dos núcleos do zigoto e da estrutura assinalada na figura com o número 1. D. A meiose é pré-gamética. E. É o ciclo de vida de um ser haplodiplonte. F. As estruturas 2, 3 e 4 pertencem à haplofase. G. A estrutura 1 corresponde ao gametófito. H. Neste ciclo de vida há alternância de gerações. Verdadeiras: B, C, E, F, H; Falsas: A, D, G.

4. Neste ciclo de vida, o número de cromossomas dos anterozoides é … A. igual ao do zigoto B. o dobro do dos esporófitos C. metade do dos gametófitos D. igual ao dos esporos Opção D 5. A figura 2 representa o ciclo de vida … A. da espirogira B. do feto C. do cão D. do Homem Opção B

O diagrama da Figura 3 representa, de forma esquemática, estruturas e processos que caracterizam diferentes tipos de ciclos de vida. Figura 3

1. O ciclo C representa um ciclo de vida ______, porque a meiose é ______. (A) diplonte (…) pós-zigótica. (B) diplonte (…) pré-gamética. (C) haplonte (…) pós-zigótica. (D) haplonte (…) pré-gamética. Opção (B)

2. No ciclo de vida B, a entidade multicelular adulta desenvolve-se a partir de… (A) … uma célula haplóide. (B) … uma célula diplóide. (C) … um zigoto. (D) … um gâmeta. Opção (A)