Desalinho entre Politica Industrial e Politica Educacional

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Transcrição da apresentação:

Desalinho entre Politica Industrial e Politica Educacional 12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF Desalinho entre Politica Industrial e Politica Educacional Márcia Rapini ABEIN e CEDEPLAR/UFMG

Áreas estratégicas em sentido amplo PITCE Áreas do conhecimento CAPES Áreas estratégicas em sentido amplo PITCE Áreas estratégicas Plano Brasil Maior PBM Ciências Exatas e da Terra Software Tecnologia da informação Química Engenharias Semicondutores Bens de capital Aeronáutica e espacial Bens de capital Comunicação Energia Equipamentos de Saúde Petroquímica Ciências da Saúde Fármacos Ciências Agrárias Biomassa Ciências Biológicas - Ciências Sociais aplicadas Ciências Humanas Lingüística, Letras e Artes Multidisciplinar Biotecnologia Nanotecnologia Fonte: Desenvolvido à partir de Chiarini e Vieira (2011)

Taxa de crescimento no período 2001-2015 (%) Número de Concluintes em Cursos de Graduação Presenciais, segundo as Áreas Gerais, em valores absolutos e em proporção ao total nacional, taxa de crescimento no período, Brasil, 2001-2015.   Áreas 2001 2015 Taxa de crescimento no período 2001-2015 (%) Valor Absoluto (%) Educação 91.089 25,9 237.855 20,7 161 Humanidades e Artes 11.434 3,2 29.308 2,5 156 Ciências Sociais, Negócios e Direito 139.947 39,7 497.438 43,3 255 Ciências, Matemática e Computação 28.882 8,2 60.530 5,3 110 Engenharia, Produção e Construção 24.165 6,9 105.931 9,2 338 Agricultura e Veterinária 7.236 2,1 22.641 2,0 213 Saúde 45.900 13 157.240 13,7 243 Serviços 3.652 1 39.124 3,4 971  Total 352.305 100 1.150.067 100,0 226 Fonte: INEP

Total de pesquisadores, pesquisadores doutores, total artigo, por grande área do conhecimento, Brasil, 2016.   Pesquisadores Artigos Numero % Ciências Agrárias 22035 10% 121.261 15% Ciências Biológicas 22544 141.133 17% Ciências da Saúde 36306 16% 189.926 23% C. Exatas e da Terra 21143 9% 99.066 12% Ciências Humanas 51221 22% 90.203 11% C. Sociais Aplicadas 31544 14% 66.448 8% Engenharias 29965 13% 87.113 Linguistica, Letras e Artes 14890 6% 21.461 3% Total 229.648 100% 816.611 Fonte: DGP - CNPq

Percentual de pesquisadores por área de conhecimento em relação a grande área de Engenharia, Brasil, 2016. Engenharia Elétrica 17,1% Engenharia Agrícola 4,5% Engenharia Civil 11,1% Engenharia de Pesca 4,3 Engenharia Mecânica 10,9% Engenharia Biomédica 3,4% Engenharia de Produção 10,5% Engenharia Nuclear 1,7% Engenharia de de Materiais e Metalúrgica 9,0% Engenharia de Transportes 1,4% Engenharia Química 7,8% Engenharia de Energia 1,2% Engenharia Sanitária 6,6% Engenharia Aeroespacial Engenharia Florestal 6,0% Engenharia de Minas 0,8% Desalinho entre as áreas de pesquisa e treinamento e setores definidos na estratégia nacional da politica de C&T&I. Fonte: DGP - CNPq

Obstáculo à inovação PINTEC (2014) Mudança de percepção da empresa nos obstáculos. Conjunto de programas voltados para a redução do gargalo de financiamento. Ao se reduzir o gargalo do financiamento começam a aparecer outros obstáculos, internos, menos estruturais.

Obstáculos na interação Universidade-Empresa Tipos Obstáculos Total Organizacionais Burocracia universitária 76,3 Burocracia empresarial 45,8 Geração de conhecimento/ formação de pessoal Falta de pessoal qualificado p/ diálogos na universidade 48,7 Falta de conhecimento sobre necessidades das empresas 60,4 Falta de conhecimento sobre as atividades realizadas pelas universidades/ IPTs Falta de pessoal qualificado p/ diálogos nas empresas 52,5 Diferentes culturas Divergência quanto ao prazo da pesquisa 38,1 Confiabilidade 29,9 Diferentes prioridades 57,2 Institucional Custo das pesquisas 65,1 Direitos de propriedades 42,3 Distância geográfica 29,1 Cabe destacar que os tipos foram organizados por me de forma ex-ante, na busca de agregar obstáculos que teriam uma mesma natureza. Fonte: BR Survey, 2009, Pesquisa com Grupos de Pesquisa.

Obstáculos na interação U-E por grande área do conhecimento Tipos Obstáculos Grande area do conhecimento C. Agrárias Engenharia C. Exatas e da Tera C. Biológicas e da Saúde Humanidades Total Organizacionais Burocracia universitária 72.5 83.6 81.6 70.6 65.0 76.3 Burocracia empresarial 35.5 52.0 47.5 48.0 38.8 45.8 Geração de conhecimento/ formação de pessoal Falta de pessoal qualificado p/ diálogos na univ. 45.0 50.8 48.9 50.5 48.7 Falta de conhecimento sobre necessidades das empresas 55.0 68.4 59.5 60.2 47.6 60.4 Falta de conhecimento das atividades realizadas universidades/ IPTs 67.8 55.7 58.8 58.3 Falta de pessoal qualificado p/ diálogos nas empresas 43.5 61.8 50.0 49.8 53.4 52.5 Diferentes culturas Divergência quanto ao prazo da pesquisa 32.0 31.2 34.8 30.1 38.1 Confiabilidade 28.5 36.5 27.2 25.8 24.3 29.9 Diferentes prioridades 54.5 62.5 57.6 55.2 49.5 57.2 Institucional Custo das pesquisas 67.5 71.8 51.9 63.8 62.1 65.1 Direitos de propriedades 43.0 41.7 45.6 42.5 20.4 42.3 Distância geográfica 38.5 31.3 25.9 2.71 29.1

Pessoal ocupado em P&D, na Indústria, PINTEC (2011)   Brazil % Pesquisadores Pós-graduação 5,632 8.0 Graduação 31,810 44.9 Ensino médio ou fundamental 7,604 10.7 Técnicos 9,959 14.0 9,357 13.2 Outros (auxiliaries) 6,439 9.1 Total 70,800 100 38 dos engenheiros formados trabalham em outras áreas (IPEA de 2009). Maioria dos pesquisadores está nas universidades e não na empresa. Dificuldade de ter pessoas para fazer o diálogo com universidades-IPTs que e algo que encontramos de forma sistemática na conversa com atores. Geralmente a conversa, o diálogo se dá de um mestre ou doutos contratado pela empresa. Fonte: PINTEC/IBGE

Alinhar a Politica Educacional e Científica com a Política Industrial e suas escolhas prioritárias evitando a “fragmentação do processo de aprendizado”. (Arocena e Sutz, 2010) Formação de pessoal é no longo prazo; Foco das políticas em setores e áreas prioritárias; Necessidade de alinhamento dos instrumentos e das instituições de fomento.