A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA"— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
GESTÃO DO TURISMO Consultoria em Turismo CONSULTORIA: CONCEITOS INICIAIS

2 Consultoria Serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas, independentes e qualificadas para a identificação e investigação de problemas referentes a política, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas recomendações. (Institute of Management Consultants – Inglaterra)

3 O profissional desta área é chamado de consultor.
Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. O profissional desta área é chamado de consultor.

4 Mudanças no Ambiente Empresarial
Período pós-guerra: Foco na operação da empresa, preocupação com a eficência empresarial. A ação aplicada foi a criação de documentos que descrevessem claramente os procedimentos adotados.

5 Mudanças no Ambiente Empresarial
Década de 1960: Foco na utilização inteligente de recursos buscando a redução de riscos. A ação aplicada foi a implantação do planejamento a longo prazo. Década de 1970: Foco na concorrência. A ação aplicada foi a implantação de uma estratégia de mercado, com atitudes necessárias à manutenção ou alteração desse posicionamento.

6 Mudanças no Ambiente Empresarial
Década de 1980: Foco no desempenho empresarial como um todo – execução, produção, prestação de serviço, atividades e resultados. A ação aplicada foi a introdução de conceitos e práticas relativos à qualidade, especialmente de produtos (normas internacionais). Década de 1990: Foco nas mudanças e preocupação com a renovação e inovação. A ação aplicada foi o estabelecimentos de métodos e técnicas de análise da empresa.

7 Mudanças no Ambiente Empresarial
Atualmente, os desafios empresariais estão aumentando e se agravando: Perda de controle; Pressão por redução de custos; Metas difíceis; Alterações de leis e regulamentos; Fragmentação de negócios.

8 Consultoria Diante destas situações, a consultoria surge como um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, que assume a responsabilidade de auxiliar seus executivos e profissionais nas tomadas de decisão, não tendo o controle direto da situação (Oliveira, apud Crocco; Guttmann, 2010).

9 Consultoria Processo interativo: conjunto estruturados de atividades sequenciais, com a participação dos envolvidos (empresa e consultor). Agente de mudanças: profissional capaz de desenvolver comportamentos, atitudes e processos ue possibilitem alterações positivas. Responsabilidade de auxiliar: o poder de decisão é do cliente, a função do consultor é auxiliar/aconselhar.

10 História da Consultoria
A consultoria remonta às origens das relações humanas. É ato de conferência para deliberação de qualquer assunto que requeira prudência. Constitui-se na reflexão em busca de uma resposta através do mais adequado conselho ou de forma mais complexa, porém menos objetiva, de um parecer.

11 História da Consultoria
Foi somente no início do século XX que a consultoria passou a ganhar os moldes da atividade hoje bem definida e caracterizada. Especialmente nas décadas de 40 e 50 nos Estados Unidos e na Europa Ocidental ocorreram importantes avanços na sistematização do trabalho de consultoria, com vinculação eminentemente técnica e científica aliada à experiência e fundamentada em teorias, mas sempre com foco nas soluções práticas.

12 Motivos de Contratação de Consultoria
Situações mais frequentes: Necessidade de maior conhecimento; Falta de tempo; Política empresarial.

13 Agrangência/Aplicação da Consultoria
Generalizada Especializada/ Setorizada

14 Informação Qualificada Agilidade Foco da Consultoria Atualização Tendências

15 Foco da Consultoria O foco da consultoria empresarial é definir a melhor alternativa de ação num ambiente de negócios repleto de incertezas, riscos, competição e possibilidades desconhecidas, que representam para os gestores da empresa um problema complexo e de grande importância.

16 Resumindo... Consultoria empresarial é o serviço de apoio aos gestores ou proprietários de empresas, para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas, com grande impacto sobre os resultados atuais e futuros da organização.

17 Referências CROCCO, Luciano; GUTTMANN, Erick. Consultoria Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2010. ADMBRASILCONSULTORIA. O que é Consultoria Empresarial. Disponível em: < consultoria.asp>. Acesso em fevereiro de 2017.


Carregar ppt "INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google