Método Analítico para controle de qualidade microbiológico de produtos estéreis – TESTE DE ESTERILIDADE Conceitos Método de inoculação direto Método de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos de Proteção Individual Vestuário completo
Advertisements

Verificação da Conformidade do Perfil Microbiológico em uma Central de Manipulação de Antineoplásicos SILVEIRA CEZARETI, Mauriceia Ribeiro, SILVEIRA, Cynthia.
Tratamento de Água Filtração em Carvão
Tratamento de Água Remoção de Fe e Mn
Importância do Plano de Amostragem e da Coleta de Amostras
Farmácia Magistral: Desafios Frente à Nova Normatização
COLETA, TRANSPORTE E PROCESSAMENTO
SALAS LIMPAS PARA PRODUTOS INJETÁVEIS
Universidade Federal de Pelotas Centro de Biotecnologia
TESTE DE SUSCEPTIBILIDADE AOS ANTIMICROBIANOS (TSA) OU ANTIBIOGRAMA
Limpeza, montagem e esterilização. Lab. De Microbiologia
Formas de Controle e Monitoramento de Poluição das Águas
Contagem Padrão em Placas Profa. Leila Larisa Medeiros Marques
Atividade de sondagem de aprendizagem de Química
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS: MÉTODOS NÃO CONVENCIONAIS
LABORATÓRIO DE ECOTOXICOLOGIA
Avaliação de Desinfetantes e Esterilizantes
Avaliação da diversidade microbiana
Esterilização Luiz Fernando Chiavegatto.
Analise de Alimetos Profa. Dra. Helena Teixeira Godoy Marcelo Prado.
Novas opções para o Banho de Diálise
Preparo e Administração de
E quando os antibióticos não funcionam
ABFH - Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas
Microrganismos indicadores
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Universidade Paulista - UNIP Sorocaba Curso : Farmácia e Bioquímica
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
ASSEPSIA, ANTI-SEPSIA E ESTERILIZAÇÃO
QUESTÕES DE PROVAS; CONTEÚDO DAS PRÓXIMAS AULAS;
Preparo do Inóculo para o Processo Fermentativo Industrial
Degermação das mãos e antebraços
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
Técnicas Assépticas 1.Introdução A existência de microrganismos no ambiente Justifica a aplicação de técnicas que produzem O seu número e proporcionam.
Controle de Qualidade na Farmácia de Manipulação
ETAPAS DE UMA ANÁLISE QUÍMICA QUANTITATIVA
Ressuscitação Cardiopulmonar no adulto em ambiente hospitalar
Faculdade de Viçosa - FDV Engenharia Ambiental
Principais medidas de barreira na prevenção das IRAS
Gerenciamento de resíduos: resíduos hospitalares
Controle Microbiológico de Produtos não estéreis
Nomes: Carolina de Oliveira
Métodos de diagnóstico rápido
Conservantes e Determinação de sua Eficácia.
ASSEPSIA E ANTISSEPSIA
ESTERILIZAÇÃO CONTÍNUA
MÉTODOS PARA QUANTIFICAR OS MICRORGANISMOS
Eficácia dos Conservantes
PENICILINA.
Antibiograma. Resistência de Cocos e Bacilos
Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos
Hemocultura Sangue colhido por venipunção podendo ser introduzido em um ou mais frascos com meio de cultura especial 1 venipunção = 1 HEMOCULTURA Meio.
Preparação de Amostras para Análise
RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE “RSS”
Testes de sensibilidade aos antimicrobianos
Bioquímica e Bioprocessos II 3º semestre – Subsequente
Dosagem Microbiológica de Antibióticos e Fatores de Crescimento.
Controle de Qualidade Microbiológica
VALIDADE DE MEDICAMENTOS
ESTERILIZAÇÃO.
Soluções e Expressão das concentrações
Ciências Farmacêuticas
CONTROLE DE MICRORGANISMOS.
Teste de Esterilidade Ana Maria Milani RA
CME: ESTERILIZAÇÃO Universidade Castelo Branco Faculdade de Enfermagem
Higiene das mãos Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui.
HIGIENE e MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS ESTÉRIEIS
Testes de sensibilidade aos antimicrobianos
FONTES RADIOATIVAS Cuidados e manuseio.
Transcrição da apresentação:

Método Analítico para controle de qualidade microbiológico de produtos estéreis – TESTE DE ESTERILIDADE Conceitos Método de inoculação direto Método de inoculação Indireto

TESTE DE ESTERILIDADE Requisito Esterilidade é imprescindível para : Produtos injetáveis, Preparações oftálmicas Produtos para a saúde (Implantes cirúrgicos, suturas, seringas, agulhas descartáveis, etc) É uma metodologia analítica microbiológica usualmente empregada nestes produtos e está descrita em diversas farmacopéias, tais como a brasileira, americana, européia, britânica, entre outras.

TESTE DE ESTERILIDADE Finalidade: - Avaliar a ausência de microrganismos viáveis em produtos que foram submetidos a algum processo de esterilização, durante sua fabricação. - Verifica a qualidade do processo de esterilização empregado durante a fabricação de produtos farmacêuticos estéreis.

TESTE DE ESTERILIDADE Condições de trabalho: a) Área para realização do teste / Qualidade do ambiente: Deve ser realizado em sala pequena, com controle de ar (Sala limpa) para evitar contaminação do teste – resultado falso positivo. Na sala limpa, realizar o teste em capela com fluxo laminar horizontal. b) Analistas Devem ser treinados para o trabalho de técnicas assépticas Correta paramentação

TESTE DE ESTERILIDADE Amostragem de acordo com a FB IV – 1988 Sólido Número de amostras : no mínimo 20 unidades ou 10% do número de unidades que constituem o lote. b) Matéria- prima √ N (raiz quadrada de N), onde N= número de recipientes do lote. c) Amostragem de líquido ( ver tabela) Algodão purificado, bandagem, gaze e materiais relacionados 2 porções,da parte mais interna da amostra ( 100 – 500 mg) Embalagens individuais: 2 porções de 250 - 500mg ou 2 unidades totais.

TESTE DE ESTERILIDADE Preparo da amostra: Para evitar resultados falsos, deve-se tomar alguns cuidados, como: Desinfecção da superfície externa ( frasco, ampola, etc) , através da nebulização ou imersão em soluções anti-sépticas. Aguardar a remoção do agente químico. As embalagens devem ser abertas somente no momento da inoculação. Identificação das amostras , para evitar misturas.

TESTE DE ESTERILIDADE 1 ) Método direto / Inoculação direta 2) Método indireto / Inoculação indireta

TESTE DE ESTERILIDADE Metodologias empregadas: Método direto: A amostra é diretamente inoculada no meio de cultura. Meio de cultura Líquido Sólido (a amostra é semeada sob a superfície sólida do meio) Amostras de produtos líquidos: transferência com auxilio de pipeta, seringa ou diretamente vertido no recipiente Amostras de produtos sólidos: transferência direta ( uso de espátula) ou diluição com solução estéril.

Limitações do método direto TESTE DE ESTERILIDADE Produtos correlatos: Nem sempre é possível a introdução da amostra no frasco ( devido ao tamanho do material). Neste caso, o líquido de lavagem da superfície interna ou de ambas será transferido para o meio de cultura. Limitações do método direto Amostragem restrita / pequena Aprovação de lote contaminado Risco de inibição do cresc. de m.o ( residual de agente antimicrobiano)

TESTE DE ESTERILIDADE Cuidados que devem ser tomados no método direto: Deve-se tomar cuidado com amostras de materiais que possuem conservantes / substâncias antimicrobianos: resultado falso- negativos. Produtos que contenham conservantes / agentes antimicrobianos: Diluição da amostra – Concentração do agente inibidor seja menor que a concentração mínima inibitória. b) Adição de agentes inativadores específicos – inativam o conservante / agente inibidor da amostra.

TESTE DE ESTERILIDADE 2) Método indireto ou por filtração: Baseia-se na filtração da amostra em membrana estéril. O filtro é transferido assepticamente para o meios de cultura específicos. Foi primeiramente utilizado para produtos que continham conservantes / agentes antimicrobianos , os quais não podiam ser inativados para inoculação por método direto. Membranas filtrantes : escolhida de acordo com o material a ser testado e sem afinidade pelo agente antimicrobiano. Mais utilizada: Membrana composta por ésteres de celulose

Método indireto ou por filtração:

TESTE DE ESTERILIDADE Vantagem do Método indireto : Como o produto não entra em contato com o meio de cultura, a preocupação com resultado falso negativo, devido a presença de agentes inibidores, torna-se menor. Desvantagem: Porém, neste método, há maior manipulação da amostra, podendo ocasionar resultados falso-positivos.

TESTE DE ESTERILIDADE 3) Método indireto por sistema fechado Steritest® : sistema fechado para teste de esterilidade em produtos farmacêuticos Não há manipulação da membrana filtrante Diminui-se os riscos de contaminação durante o teste

TESTE DE ESTERILIDADE Método indireto por sistema fechado Vantagens: Facilidade operacional. Menor risco de resultados falso-positivos. Maior representatividade estatística. Abrangência a produtos com grande s volumes – 1ml até 5L.

Ex.:Caldo Tioglicolato, Caldo caseína soja, Caldo Sabouraud TESTE DE ESTERILIDADE Meios de cultura: Geralmente são empregados meios líquidos (caldos) para crescimento de bactérias mesófilas, psicrófilas, fungos e leveduras. Utilizam-se no mínimo 2 meios de cultura, porém, algumas farmacopéias recomendam de 3 a 4 tipos de meios diferentes. Ex.:Caldo Tioglicolato, Caldo caseína soja, Caldo Sabouraud Tempo de incubação: 14 dias , de acordo com a FB IV edição (1988)

Interpretação ( FB IV – 1988) TESTE DE ESTERILIDADE Interpretação ( FB IV – 1988) - Turvação do meio de cultura : presença de microrganismos viáveis - Não turvação do meio : ausência de microrganismos viáveis Presença de microrganismos no teste (contaminante) Identificação do contaminante Realização do primeiro reteste Presença de contaminante no primeiro reteste Ausência de contaminante – APROVADO Presença: Identificar o contaminante ( se for igual ao do teste original : Reprovado ; Se for diferente, realizar segundo reteste). Presença de contaminante no segundo reteste (dobro da quantidade da amostragem original): Reprovado; Ausência – Aprovado.