TRANSIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE - faculdades e universidades em melhores condições para facilitar a transição. - instituições do saber além de instituições.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Carta da Terra Uma introdução sobre valores e princípios para uma sociedade global justa, sustentável e pacífica no século XXI.
Advertisements

Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
FACULDADE METROPOLITANA
Política de Saúde e Iniciativa Social no Reino Unido
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Pedagogia da pesquisa-ação
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Práticas de Apoio à Gestão
Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia Conceitos e características da avaliação em larga escala. Conceitos e características da avaliação em larga.
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Responsabilidade Social nas Empresas
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Emprego e Criação de Empregos em Moçambique L OUISE F OX B ANCO M UNDIAL S EMINÁRIO SOBRE C RESCIMENTO, T RANSFORMAÇÃO E C RIAÇÃO DE E MPREGOS 9-11 DE.
Educação Ambiental - GPEEA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Prêmios Santander Universidades
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
APROVAÇÃO DE PROJETO IMPLEMENTAÇÃO DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EM TECNOLOGIAS VOLTADAS A INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS O Colégio Técnico Industrial.
Salvar a democracia The Economist, lida por Ângela Santos Março de 2014.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Práticas de Apoio à Gestão
Modelo de Excelência em Gestão
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Teorias Modernas de Gestão
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
CÉLULAS COMO FAZER A TRANSIÇÃO
INFORMAÇÕES PARA BRIEFING
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Metodologias Instituto Unibanco
Mobilizando seus colegas de trabalho
Oficina de Apropriação de Resultados
SEMINÁRIO ANO DO ENADE.
Gestão Farmacêutica – Organizar e Ciclo PDCA
O PROCESSO ESTRATÉGICO
CENÁRIO NOS ÚLTIMOS SETENTA ANOS Hierarquia Divisão do Trabalho Amplitude de controle, disciplina, unidade e cadeia de comando Especialização.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
Comunicação organizacional
INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NO MERCOSUL CAMINHOS QUE SE CRUZAM NA PROCURA DA EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA DINAMIZAR.
E RASMUS M UNDUS II Ana Mateus DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Sociedade Civil dentro da Governança Metropolitana: Metro Vancouver, Relações Corporativas Heather Schoemaker Gerente, Relações Corporativas Metro Vancouver.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
C OMISSÃO P RÓPRIA DE A VALIAÇÃO Presidente: Prof. M.e Alexandre Cestari IFSP - Campus Matão Exercício Atual na CPA: 2014 – 2016 Exercício Anterior na.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Discentes Os escores de ingresso no curso caracterizam candidatos de alto nível? Avaliação Externa: A Sim Avaliação Interna Sim
AS PERSPECTIVAS DE VALOR DO BSC
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Deixe-me lhe apresentar a rotina de um amigo... João acorda as 6h e sai as 7h para trabalhar, trabalha das 8h às 17h, no período das 19h às 23h encontra-se.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
PLANO DE METAS DA EXTENSÃO DA UFAL. Extensão......é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
TRANSIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
Transcrição da apresentação:

TRANSIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE - faculdades e universidades em melhores condições para facilitar a transição. - instituições do saber além de instituições de aprendizado - barreiras

Greening the Campus (GTC) – o primeiro passo - Iniciativa do instituto de pesquisa (SDRI) - Atividades - Processo de aprovação da política no.5 - Um financiamento de $ Criação do escritório de sustentabilidade do campus - fim do GTC e política mantida

Decisões tomadas Respostas iniciais - redução na energia: 4% - redução no uso de água: 21% Funcionários como coordenadores, voluntários, de sustentabilidade Uma linha operacional e acadêmica

Se você vai me escolher, você vai escolher a mudança (Moura Quayle, 1997) Plano de ação - (...)equilibrar a ecologia, economia e comunidade para proporcionar um futuro positivo (Faculdade de Ciências Agrárias, 1997). - Novo currículo básico enfrenta resistência

...Plano de ação - Curso LFC final - Limitações da série LFC sentidas por alunos - Respostas positivas: "Nós provavelmente tivemos mais mudanças neste corpo docente nos últimos cinco anos que a maioria das faculdades tem em cinco décadas

Espalhe para o mundo - A maioria do corpo docente e alunos não estão cientes da política implementada O molde das estruturas de recompensa - Deve-se incentivar alunos para que a mudança ocorra

LIDERANÇA E APRENDIZADO (...)se houver um compromisso de cima, então a mudança pode acontecer... Os membros da faculdade tem um monte de liberdade para ensinar o que eles querem, para fazer a pesquisa sobre o que eles querem(...)

AS AÇÕES FALAM MAIS ALTO QUE AS PALAVRAS -Não basta constar no papel -Os resultados dependem da participação dos alunos

DIÁLOGO COMPARTILHADO, VISÃO COMPARTILHADA -Tratar de sustentabilidade envolve uma amplitude maior -Sustentabilidade não é um tema discutido no plano acadêmico -A política é apenas a base. Os resultados estão no compromisso das pessoas - O DIÁLOGO é a grande chave

APRENDIZADO GARANTIDO - Alunos não precisam sair do campus para ganhar experiência.

É possível desenvolver uma infra-esrutura de aprendizado? Uma organização de aprendizagem é uma visão, não uma listagem de melhores práticas.

Apresentado por: Roxane Leite Dantas IMPLEMENTING THE SUSTAINABLE DEVELOPMENT POLICY AT THE UNIVERSITY BRITISH COLUMBIA. Na analysis of the implications for organisational learning., by Nadine A. Gudz