Prof. M.Sc. Rogério Eduardo da Silva
“É a área da computação que estuda a interpretação, manipulação e geração de imagens por computador” ComputaçãoGráfica AnálisedeImagens SíntesedeImagens ProcessamentodeImagens O que é Computação Gráfica?
AnálisedeImagensSíntesedeImagensProcessamentodeImagens X 2 +Y 2 +Z 2 -R 2 =0 Representação Abstrata
Síntese de Imagens
Tratamento de Imagens Processamento Digital de Imagens
Segmentação de Imagens Processamento Digital de Imagens
Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens - SIBGRAPI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGAMES Será realizado em Curitiba/PR em outubro Simpósio Brasileiro de Realidade Virtual - SVR Será realizado em São Paulo/SP em outubro Simpósio Americano de Computação Gráfica - SIGGRAPH Será realizado em Los Angeles/EUA em Agosto Congressos da Área de CG e PI
Vetorial P1 P2 P3P4 P5 P6 Imagem: P1 – P2 P2 – P3 P3 – P4 P4 – P5 P5 – P6 P1 – P6 P2 – P5 Dispositivos Gráficos
– Canhão de Elétrons 2 – Sistema de Deflexão 3 – Feixe de Elétrons 4 – Superfície Fosforescente Dispositivos Gráficos Cathode Ray Tube - CRT
Matricial Dispositivos Gráficos
Controlador de Vídeo Memória de Vídeo (Frame Buffer) Monitor Dispositivos Gráficos Terminal Gráfico
Entrelaçada Não Entrelaçada Dispositivos Gráficos Vídeo de Varredura
Green Red Blue RGB Cor = R% de Vermelho G% de Verde B% de Azul 60%50%25% Dispositivos Gráficos Monitores Coloridos
GRB R G B r g b Preto Azul Magenta Vermelho Amarelo Verde Branco Ciano Dispositivos Gráficos Padrão de Cores RGB
Dispositivos Gráficos Sistemas de Cores
Dispositivos Gráficos Operações com Cores
Dispositivos Gráficos HSV e HSL
Dispositivos Gráficos Relação entre HSV e RGB
Dispositivos Gráficos Relação entre RGB e HSV
Trabalho Prático #1 Mini Paint Descrição: Criar um programa (em opengl) que permita desenhar primitivas geométricas e escolher a cor. Objetivos: Familiarizar o acadêmico com a ferramenta opengl, com desenho de primitivas gráficas e com sistemas de cores. Operações: Seleção da primitiva (1=Triângulo 2 = Quadrilátero 3= Linhas) Seleção da cor (via teclado) (4 = RGB 5 = HSV) Entrada dos pontos da primitiva (cliques do mouse) Não será necessária ação de alteração de dados já incluídos. Não será necessário armazenar o resultado do desenho em disco.