Grupo: Gilvane e Mirian Cap.6 Etapas de Implementação ou Reformulação de um Projeto de Informática na Educação Grupo: Gilvane e Mirian
Projeto pedagógico Informática como fim: Sem nenhuma relação com os assuntos e temas abordados na escola, prevalece o enfoque técnico. Informática relacionada a softwares baseados em enfoques disciplinares: Cada disciplina utiliza softwares e pesquisas de acordo com o conteúdo a ser estudado. Prevalece o enfoque disciplinar. Projetos multi, inter e transdisciplinares: Projetos com temas geradores desenvolvidos pelos alunos de forma a envolver todas as áreas do conhecimento.
Recursos financeiros disponíveis: Dois terços dos recursos financeiros para a capacitação docente; Uma máquina para cada dupla de alunos; Laboratório de Informática ou um computador por sala? Impressão de trabalhos (???)
Uso de computadores em rede: Facilita o compartilhamento da impressora; Facilita a instalação de internet; Facilita a instalação de programas; Diminui o custo de aquisição de softwares. Espaço físico: Iluminação; Temperatura; Máquinas numeradas.
A partir de que ano escolar a informática será inserida? Envolver o maior número de professores Encarar desmotivação dos mesmos; Professores agentes de transformação e multiplicadores da ideia.