Eixo: IV Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
I Seminário Preparatório ao EREJA/CO/2011
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
INCLUSÃO:A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Plano Nacional de Educação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
I Conferência Livre Uberlândia – MG Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação.
Síntese das preposições do documento-referência Contribuição para a discussão nas escolas Luís Antônio Arlene Moraes.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Escola Municipal Professoras:
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Encontro Estadual de Formação
1. Apoio à Universalização do acesso à Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos)
Ensino Médio e Educação Profissional
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
Campina Grande Outubro 2015
O financiamento da educação
Lúcia Maria de Assis e Nelson Cardoso Amaral (UFG) (dezembro de 2013) Avaliação da Educação – Por um sistema nacional (Sistema nacional de avaliação da.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
I DENTIDADE. O QUE DIZEM AS LEIS : Art O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de : IV - Educação infantil, em creche.
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Transcrição da apresentação:

Eixo: IV Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.

Qualidade da educação A qualidade da educação almejada deve ser definida em consonância com o projeto social. A educação se configura como espaço múltiplo em que diferentes atores se inter-relacionam. Se efetiva em espaço sistemático e assistemático. A educação pode contribuir para a manutenção ou transformação das relações sociais. Educação de qualidade visa a emancipação dos sujeitos sociais, favorecendo a formação para cidadania.

Democratização do Acesso e Permanência na Educação Escolar Políticas nacionais: Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos; Progressiva universalização do ensino médio; Atendimento educacional especializado; Educação Infantil; Acesso aos níveis mais elevados de ensino; Atendimento ao educando em todas as etapas da educação básica; Recensear os educandos no ensino fundamental.

Avaliação, condições de participação e aprendizagem Para efetivar uma educação de qualidade faz se necessário efetivar processos de regulação, avaliação e supervisão da educação básica e superior. Avaliação em suas múltiplas dimensões. Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e consolidação de Sistema Nacional de avaliação da educação superior e pós-graduação.

Refletindo... “Uma política nacional de avaliação, voltada para qualidade da educação, para democratização do acesso, da permanência, da participação e da aprendizagem, deve ser entendida como processo contínuo que contribua para o desenvolvimento dos sistemas de ensino, como expressão do SNE, e não para o “ranqueamento” e classificação das escolas e instituições educativas.”(pg. 54)

Proposições e estratégias: 1. Fomentar, expandir e promover a qualidade da educação em todos os níveis etapas e modalidades. 2. Garantir o acesso e permanência com qualidade a aprendizagem na educação. 3. Democratizar o acesso e permanência na educação superior com qualidade.

Proposições e estratégias: Criar o sistema nacional de avaliação da educação básica e consolidar o sistema nacional de avaliação da educação superior e pós- graduação. Promover o desenvolvimento, a aprendizagem e avaliação da educação em seus diferentes níveis, etapas e modalidades.