SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANISIO TEIXEIRA
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE –
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
VIVER MELHOR NA TERRA O que significa qualidade de vida?
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
Bruna Lima e Maryanne Morais
EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória Wesley e Jadiel 6ª A 6ª A.
2 Dengue Conhecer para prevenir
AULA DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Agnaldo Orrico Sanitarista Gt-dengue/DIVEP/CODTV/SUVISA/SESAB
GT Ampliado Dengue/SESAB
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA SETOR NH-5
Dengue Dengue.
ÁGUA PARADA É DENGUE NA CERTA!
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Mobilização da Comunidade Escolar
Saúde: Utilidade Pública
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
Cuidados em saúde nos abrigos
Cooperativa dos Produtores do Vale do Rio Grande
A MELHOR PREVENÇÃO É A INFORMAÇÃO
Drº. SERGIAN VIANNA CARDOZO
Desde 2003, o engenheiro agrônomo Reinado José Rodella coordenou, em Piracicaba, uma série de pesquisas usando o vinagre diluído na água contaminada.
Mobilizando as lideranças religiosas de seu bairro ou comunidade  Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: os padres,
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL (ASB)
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
Fone / Fax: (o92) – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental.
Unidos Contra a Dengue! Turmas: 81 e 82 Disciplinas: Português
Contexto de atuação do CME
F Nome: Rita de Cássia Machado Silveira

Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
SEAD – Serviço de Educação à Distância Auxiliar de saúde bucal     Aluna: Tatiana da Silva Tatsch  Professor: Fábio Cristiano Müller   Disciplina: Educação.
Programa Escola Água Cidadã. Contribuir para a preservação das águas, através do desenvolvimento de ações que possibilitem o despertar da consciência.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
DIVULGANDO A PESQUISA. PROJETO LEITURA FONTE DE CONHECIMENTO
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL (ASB)
Linguagem Oral e Escrita
Dengue.
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Pesquisando o território: a dengue em Itabuna
DRIBLANDO A TUBERCULOSE
Projeto “Driblando a Tuberculose”
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Higiene e Prevenção de Doenças
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA CURSISTAS: RUBENS DE SOUZA ELENIR MARTINS DE LIRA ATIVIDADE:3.9 EXECUSÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA DOENÇAS SEXULAMENTE TRANSMISSÍVEIS.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
EE PROF. JOSÉ ARANTES TERRA PROGRAMA “CUIDE-SE BEM” Diretora – Rosemeire Esteves PMEC – Isabel Moura.
Aedes: criadouros e soluções
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
Quem é o Mosquito Aedes aegypti?
O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre.
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Julia Venâncio.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Sua principal bandeira é o direito à educação, independentemente do gênero, fazendo.
Por Joára Mágna Alves Ferreira Entenda mais sobre o Zika Vírus.
CLIQUE NO ASSUNTO. POESIA BIOGRAFIA.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO: “ DENGUE, AQUI NÃO!” LEME-SP 2013

Dengue “Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos – a dengue pode matar. Para combater a dengue, você e a água não podem ficar parados. Se você fizer a sua parte, o mosquito da dengue não fará a dele. Não existe vacina contra a dengue. Prevenir é a única saída (...).” AUTOR DESCONHECIDO

FONTE: http://sosriosdobrasil. blogspot FONTE: http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2010/05/blog-do-tio-bruruno-mensagem- aos.html

1. JUSTIFICATIVA Tendo em vista o grande número de pessoas infectadas pelo vírus da dengue em nossa cidade, surge a necessidade de elaborar, fomentar e implantar este projeto com a proposta de auxiliar no combate a dengue. Assim, disseminar esta campanha nas escolas com a finalidade de despertar nos alunos e na comunidade o interesse, a participação e conscientização para os riscos atribuídos à picada do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus causador da dengue.

DR. DRAUZIO VARELLA

Alunos, professores, comunidade escolar e familiar. 2. PÚBLICO ALVO Alunos, professores, comunidade escolar e familiar.

3. DURAÇÃO DO PROJETO Ao longo do ano letivo/2013.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conhecer as diversas formas de contágio, sintomas, prevenção e tratamento. Reconhecer a importância dos hábitos de higiene como forma de manter a saúde e prevenir doenças. Conhecer a origem do mosquito Aedes aegypti. Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue. Aplicar os conhecimentos adquiridos. Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e na erradicação do mosquito Aedes aegypti. Incentivar o aluno a participar coletivamente na fiscalização, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

5. ESTRATÉGIAS Toda escola deverá se mobilizar neste projeto, no combate ao mosquito Aedes aegypti, através do desenvolvimento de atividades voltadas para o esclarecimento de como ocorre e se prolifera o mosquito os cuidados que devemos ter para não contrair a dengue, como tratar e evitar essa doença. Os professores e alunos poderão mobilizar a comunidade disseminando campanhas pelas ruas, dentro da escola, ou em casa através da produção de textos, cartazes, faixas, passeatas e relatos.

DESENHO ANIMADO

SUGESTÕES DE ATIVIDADES CONHECIMENTOS PRÉVIOS O que os alunos sabem sobre a dengue.

CLIP – TURMA DA MÔNICA

PROBLEMATIZAÇÃO FONTE: http://3.bp.blogspot.com/_0a1x2SsC- 3Q/TKxptFjBIxI/AAAAAAAABU8/Z28B5UK4IHk/s1600/charge.jpg

DENGUE

(Cecília Meireles in “Ou isto ou aquilo”) MOSQUITO ESCREVE O Mosquito Escreve Oh! já não é analfabeto, esse inseto, pois sabe escrever o seu nome. O Mosquito pernilongo trança as pernas, faz um M, depois, treme, treme, treme, faz um O bastante oblongo, faz um S. Mas depois vai procurar alguém que possa picar, pois escrever cansa, não é, criança? O mosquito sobe e desce. Com artes que ninguém vê, faz um Q, faz um U e faz um I. E ele está com muita fome. Esse mosquito esquisito cruza as patas, faz um T. (Cecília Meireles in “Ou isto ou aquilo”) E aí, se arredonda e faz outro O, mais bonito.

SINTOMAS DA DENGUE

PREVENÇÃO DA DENGUE MOSQUITÉRICA

MOSQUITÉRICA

MOSQUITÉRICA

PREVENÇÃO DA DENGUE CITRONELA

CITRONELA Citronela: Nome Científico: Cymbopogon winterianus Sinonímia: Cymbopogon nardus, Cymbopogon confertiflorus, Andropogon ampliflorus, Andropogon nardus, Sorghum nardus. Nome Popular: Citronela, capim-citronela, citronela-do-ceilão (C. nardus), cidró-do-Paraguai, citronela-de-java (C. winterianus) Família: Poaceae (= Graminae) Divisão: Angiospermae (Magnoliophyta) Origem: Ceilão, Índia, Java Ciclo de Vida: Perene Indicações: Repelente de insetos, aromaterapia em casos de nervosismo, ansiedade, agitação. Propriedades: Calmante, bactericida, carminativa, repelente de insetos. Partes usadas: Folhas e colmos.

A MELHOR FORMA DE PREVENIR A DENGUE É ELIMINAR A ÁGUA PARADA. PREVENÇÃO DA DENGUE A MELHOR FORMA DE PREVENIR A DENGUE É ELIMINAR A ÁGUA PARADA.

Entrevistar pessoas que contraíram a dengue. TRATAMENTO DA DENGUE Entrevistar pessoas que contraíram a dengue.

CLIP – MOSQUITO DA DENGUE

BIBLIOGRAFIA Brasil. Ministério da Saúde. Fundacão Nacional de Saúde. Dengue: aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento / Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde. – Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2002. 20p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos, nº 176) Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretoria Técnica de Gestão. Dengue: diagnóstico e manejo clínico – adulto e criança / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Diretoria Técnica de Gestão. – 4. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. Sites consultados: http://www.combateadengue.com.br/o-que-e-dengue/#ixzz2L0a2sCl6 http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br/2011/05/combate-dengue- ensino-fundamental.html http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30103 http://ensinar-aprender.blogspot.com.br/2011/05/atividades-sobre-dengue.html

A EQUIPE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AGRADECE A PRESENÇA DE TODOS. BOM TRABALHO!