O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Advertisements

O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Pobreza e a Exclusão Social nos Países Desenvolvidos
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Evolução demográfica na RMPA
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil" 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT 27 a 31 de maio - São Paulo Eduardo Fagnani IE/Unicamp.
INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS DE POLÍTICAS DO PBSM
Analfabetismo no Brasil: Tendências, Perfil e Efetividade dos Programas de Alfabetização de Adultos Reynaldo Fernandes Inep/MEC e FEA-RP/USP.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
POBREZA E RAÇA NO SÉCULO 21
Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
O Que entendemos por “feminização da pobreza”?
Desigualdade social e minorias
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Profª. Ms. Assistente Social Mª Natalia Ornelas Pontes Bueno Guerra.
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
Oficina para a Universalização da Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único no Estado do Rio Grande do Sul.
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Quem é o jovem brasileiro?
DESEMPREGO.
O IPVS e a experiência da Fundação Seade
Vila Nova Esperança Caracterização Socioeconomica.
FONTES DE DADOS E MEDIDAS PARA O CÁLCULO DO DÉFICIT HABITACIONAL
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
Observatório Educação e Cidade
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SST DIRETORIA DE JUVENTUDE, TRABALHO, EMPREGO E RENDA – DJER.
Cidadania Indicadores da.
O faroeste brasileiro incluiu 16 municípios entre as 50 cidades com o maior índice de homicídios: - Maceió (AL) com 79,8; - Fortaleza (CE) com 72,8; -
PROMOÇÃO DA INCLUSÃO PRODUTIVA DE JOVENS
ENSP FIOCRUZ SAÚDE PDSD SAÚDE PDSDSAÚDE PDSD Pesquisa Dimensões Sociais das Desigualdades (PDSD) Módulo SAÚDE Institutos do Milênio – Edital CNPq.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
A Participação Social na formulação da Estratégia de Desenvolvimento Novembro de 2014 Esther Bemerguy de Albuquerque.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
TransFormação: Habilidades para Produtividade
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL
IPRS 2010 Índice Paulista de Responsabilidade Social
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Prefeitura Municipal de Santo André
Juventude.
POLÍTICA SOCIAL IV UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS TRABALHO E RENDA Aluno: Cléber Tadeu Moraes Castro Profª: Cristine Jaques Ribeiro POLÍTICAS PÚBLICAS.
Escola Básica Sebastião da Gama
EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS.
Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011.
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Agenda Social Eixo Cidadania e Direitos Humanos Pessoas com Deficiência Secretaria Especial.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
QUESTÃO SOCIAL Processo Histórico Status emergência = 1830
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
Centro de Referência de Assistência Social
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
Exclusão Social Histórica:
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Halina Amorim Wesley Diógenes.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO.
PROJETO “EDUCAÇÃO FISCAL” Semana de planejamento O que é Educação Fiscal? “ É um instrumento para a construção e ampliação do exercício da cidadania,
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Aula 11: desenvolvimento como liberdade.  Retomar aulas anteriores  Avaliação da atividade: uso da tecnologia na EI  Filme Margin Call  Bases informacionais.
Transcrição da apresentação:

O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL Coordenadoria da Assistência Social do Município de São Paulo Região Centro Oeste Margarida Mª A. Mota

“O homem não vê o universo a partir do universo, o homem vê o universo desde um lugar” Milton Santos

ATUAL LÓGICA PARA PENSAR POLÍTICAS E PARA PLANEJAR O social subjaz à economia Sociedade de mercado Globalização (perversa) Pobres/portadores de características de pobreza Ausência de renda Condições de vida abaixo da dignidade humana Discriminações e sofrimento esmagam a qualidade das condições de vida

QUAL É O CONTEXTO MACRO Desigualdade na distribuição da renda Forte concentração de renda – 1% dos mais ricos ganham mais que 50% dos pobres OUTROS FATORES Localização espacial Discriminação racial Disparidade do nível de escolaridade Desemprego ou sub-emprego Exclusão política – falta de canais apropriados , de representação e participação para setores mais vulneráveis da população

QUE CIDADE É ESTA? 10.434.252 HABITANTES

O TERRITORIO E CIDADANIA .....o valor do indivíduo depende, em larga escala, do lugar onde está..... ....em nosso país, o acesso aos bens e serviços essenciais, públicos e até mesmo privados é tão diferencial e contrastante, que uma grande maioria de brasileiros, acaba por ser privada desses bens e serviços...... Santos,Milton. O espaço do cidadão. São Paulo, Nobel, 1987)

Favelas: símbolo da desigualdade social bairro de alta renda Favelas: símbolo da desigualdade social

QUE FAMÍLIA É ESTA?

Vulnerabilidade Social conceito multidimensional Dimensões: Renda Escolaridade Idade e Estrutura Familiar Condições de Habitação IPVS 1,2,3,4,5 e 6 (setor censitario) Sendo que 5 e 6 – piores indices de muita vulnerabilidade social

Vulnerabilidade Social Famílias: que residem em domicílios com serviços de infraestrutura inadequada; com renda per capita inferior a meio salário mínimo com idosos ou pessoas com deficiência; com renda familiar per capita inferior a um quarto de salário mínimo ou com renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo; com pessoas de 0 a 14 anos e responsável com menos de 4 anos de estudo; com chefe mulher, sem cônjuge, com filhos menores de 15 anos e analfabeta; com pessoas de 16 anos ou mais, desocupadas, com 4 ou menos anos de estudo; com adolescentes entre 10 a 15 anos que trabalhem; com crianças de 4 a 14 que não estudem. (2005:135)

Vulnerabilidade Social: fenômeno multidimensional Econômicas: vulnerabilidades decorrentes da desregulamentação do trabalho, aumento da informalidade; Sociais: baixo conhecimento social e educacional, deficiência de formação profissional e dificuldade de acesso à saúde, saneamento etc.;

Vulnerabilidade Social: fenômeno multidimensional Políticas: baixa participação política, exclusão da interlocução; Intergeracional: processo cíclico familiar recorrente; Topografia Social: espaços defasados de recursos institucionais e culturais.

Na Cidade de São Paulo, 1.345.577 , ou 13%, de habitantes em situação de alta e muito alta vulnerabilidade social Fonte: “Índice Paulista de Vulnerabilidade Social” – IPVS – Fundação Seade

Olhar para além das condições de vida das populações significa considerar também suas potencialidades. Por entre imagens e mapas, medidas de lugares e entre lugares se encontra o desafio de melhor conhecer as cidades para melhor intervir no chão onde tudo acontece, onde se evidenciam as necessidades e afloram as potencialidades, onde se dão as relações do âmbito privado e público, onde os homens se encontram.

O Território é o “chão das relações” entre os homens, onde se concretizam as particularidades, as diferenças e desigualdades sociais, políticas, econômicas e culturais. Porém, prevalece o sentido genérico, em que as cidades são conhecidas pelas suas médias e não pelas suas diferenças e desigualdades internas Políticas para demandas genéricas não alcançam as particularidades , portanto não atendem a todos. Precisamos pensar políticas redistributivas e inclusivas.