Maracujá Azedo na CEAGESP de São Paulo

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Transcrição da apresentação:

Maracujá Azedo na CEAGESP de São Paulo Anita de Souza Dias Gutierrez Centro de Qualidade em Horticultura CEAGESP

Volume e valor comercializados nos entrepostos em 2008 CEAGESP - Empresa estatal do governo federal. - Rede de armazéns e de entrepostos de abastecimento. Volume e valor comercializados nos entrepostos em 2008 Toneladas R$ Frutas 1,97 milhão 2,38 bilhões Legumes 975 mil 1,15 bilhão Verduras 289 mil 237,9 milhões Diversos 511 mil 541 milhões Flores 52 mil 212,1 milhões Pescados 48 mil 221,3 milhões Total 3,85 milhões 4,74 bilhões

Evolução do volume de maracujá azedo: 2002 a 2008 Crescimento de 12% - 2008/2002

2002 2008 Variação % dos preços mensais comparado ao preço anual

Distribuição % da entrada de maracujá ao longo do ano

Volume e preços mensais em 2008

Origem em 2008

Volume mensal em toneladas nos principais estados de origem em 2008

Sazonalidade por origem

112 comercializam maracujá azedo Atacadistas 112 comercializam maracujá azedo 5 maiores – 41% 10 maiores – 65% 15 maiores – 76% 20 maiores – 83% 25 maiores – 87%

Existe grande diferença da valor entre lotes de mesma classificação e entre lotes de classificações diferentes Alguns exemplos:

Classificação Super R$20,00 R$15,00 33%

Classificação 4A R$18,00 R$13,00 39%

Classificação 3A R$17,00 R$15,00 13%

Refugo R$12,00

O comprador do produtor Entrevista dos 15 maiores atacadistas, responsáveis por 76% da comercialização de maracujá azedo na CEAGESP.

Características desejáveis e indesejáveis Pesado (27%) Sem manchas (25%) Graúdo (13%) Amarelo (13%) Características indesejáveis: Manchado (25%) Miúdo (11%) Verrugose (10%) Leve (9%)

Classificações Mais utilizadas Super, 4A, 3A, 2A Mais valorizadas Super e 4A Menos valorizada: 2A

Classificações

Destino do maracujá Maracujá mais valorizado: Atacadista de outro Ceasa: 28% Supermercado de grande porte: 50% Supermercado de médio e pequeno porte: 11% Sacolão/Varejão: 11% Maracujá menos valorizado (menor): Feirante: 75%

Participação de cada comprador Atacadista de outro Ceasa: 36% Supermercado de grande porte: 26% Supermercado de médio e pequeno porte: 14% Sacolão/Varejão: 12% Feirante: 6% Ambulante: 5% Outros: 1%

Requisitos para o sucesso 1º Produção eficiente Alta produtividade Baixo custo Produto de boa qualidade Produto saboroso 2º Demanda pelo produto Garantia de satisfação do cliente Demanda pelo consumidor Maior margem para o produtor Maior participação no preço final do produto Diferenciação do produto Promoção do produto e do produtor

Centro de Qualidade em Horticultura 11 36433825 cqh@ceagesp.gov.br 24