Taxas Brutas Anuais de Crescimento Populacional –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3ª Reunião em 2009 do GTAI – CEIVAP
Advertisements

III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
PEA PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS
Pólo Industrial de Camaçari Resumo dos Workshops anteriores Cenário Roteiro Demanda de Matérias-Primas Petroquímicas Conclusões/Proposições - Mundial -
Volumes do Açude de Boqueirão
Os limites da exploração sustentável dos recursos naturais: Disponibilidade versus Potencialidade de Recursos Hídricos Universidade Federal de Campina.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Disciplina: Sistema de Água
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos - SPR
enquadramento de corpos de água
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
ABASTECIMENTO URBANO DE ÁGUA –
XVI CONIRD - Congresso Brasileiro de Irrigação e Drenagem - Goiânia - junho 2006 Produtor de Água Critério de Outorga Sazonal para Agricultura Irrigada.
CAPACITAÇÃO DE MEMBROS DE COMITÊS DE BACIA NO ESTADO DO PARANÁ
A MONTANTE DO SISTEMA CANTAREIRA
Sistema de Suporte à Decisão
Ricardo Toledo Silva Prof. FAUUSP Conselheiro EMPLASA
Histórico do Crescimento Populacional
ALTERNATIVAS DE GRANDES APORTES
Subsídios à Definição da Metodologia de Cobrança do Setor Agrícola
RENOVAÇÃO DAS OUTORGAS DO SISTEMA CANTAREIRA ASPECTOS DE QUALIDADE
Mananciais e Produção (m³/s)
SITUAÇÃO DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA NA PARTE MINEIRA DA BACIA DO PCJ
Revisão e Atualização do Plano Diretor de
COBRANÇA DO USO DA ÁGUA ASPECTOS DE QUALIDADE
Diretoria de Produção e Tecnologia - T Superintendência Técnica - TT
PROJEÇÕES POPULACIONAIS
PLANO DE BACIAS 2004/2007 Audiência Pública:
Profa. Dra. Renata Medici
SECRETARIA DE SANEAMENTO E ENERGIA 60ª Reunião Ordinária Consórcio Intermunicipal da Bacia do PCJ Itatiba, 27 de novembro de 2008 PROGRAMA ESTADUAL DE.
Liderança do PT na ALESP Abril de 2014
SISTEMA CANTAREIRA PROCESSO DE RENOVAÇÃO DA OUTORGA – 2013/2014
MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS
Elaboração de Demandas e Cenário Alternativo
Mananciais – Aumentos de Disponibilidade
Sistemas de Abastecimento de Água:
V ENCONTRO DA SEMANA DA ÁGUA 20/08/2014. RIO PIRACICABA – MARÇO / 2013.
NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
As Lições da Crise Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo
Plano de Bacia do Alto Tietê Normas urbanísticas e sustentabilidade hídrica. Conceitos básicos Ricardo Toledo Silva. Setembro de 2002.
Profa. Dra. Renata Medici
Zona de deposição • Região mais a jusante da bacia
Retrospectiva de 2009 e Expectativas para Cenário Externo Impacto da Crise no PIB e Comércio Mundial.
35 Municípios 5985 Km 2 5 Sub-Comitês 17,8 milhões de habitantes PLANO DA BACIA visão integrada utilização do espaço territorial x usos da água controle.
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
Estudos de Recursos Hídricos como subsídios ao PAC
Metas – Gestão Índice de Eficiência no Prazo de Atendimento – IEPA
O Plano Nacional de Recursos Hídricos Análise Diagnóstica (cont.) Vazões Águas Superficiais.
REGIONALIZAÇÃO DA CURVA DE REGULARIZAÇÃO
CONTROLE DE PERDAS REFLEXÃO SOBRE MELHORIAS. PROGRAMAÇÃO – 1ª Parte 1. Evolução dos Conceitos Básicos; 2. Atividades Setoriais e suas Inter-relações;
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
Utility management under scarcity World Bank 2015 Water Week Jerson Kelman.
A Situação dos Recursos Hídricos para os Horizontes do Plano. Esta apresentação é composta de: 1.Um diagnóstico da situação dos recursos hídricos para.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Saneamento Básico Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
Plano Diretor de Aproveitamento de Recursos Hídricos para a Macrometrópole Paulista Seminários Finais Outubro de 2013.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Exploração x conservação e sustentabilidade na APRM AJ SL – Área de Proteção e Recuperação de Mananciais do Alto Juquiá e São Lourenço Rubens Harry Born.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE Iúna
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
DIÓGENES MORTARI ADASA Relatório Final Maio/2012.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS E DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO PARANAÍBA Uberlândia, 23 de outubro de 2012 PROGRAMA DE.
Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.
AO63 - METODOLOGIA PARA APOIO PARA ATUALIZAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO - PMSB.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
ÁGUA EM CAXIAS DO SUL Garantia de quantidade e qualidade nos próximos 30 anos.
Fiscalização da aplicação de Planos de Racionamento Estudo de Caso: Medina - MG 1.
Caicó/RN, 02 de junho de 2016 Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu.
Transcrição da apresentação:

Taxas Brutas Anuais de Crescimento Populacional – 2010-2015

Taxas Brutas Anuais de Crescimento Populacional – 2015-2020

Taxas Brutas Anuais de Crescimento Populacional – 2020-2025

Projeção de demanda

ESTUDO DE DEMANDAS População : 22,5 milhões hab. Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP ESTUDO DE DEMANDAS População : 22,5 milhões hab. Cenários : Tendencial e Otimista Projeção por Setor de Abastecimento

DEMANDA Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP Consumo Total(*) + Vol. Perdas – Vol. Uso Racional – Vol. Reúso – Vol. Tarifa DEMANDA (*) Consumo Total: Residencial + Comercial + Público + Industrial + Grandes Consumidores + Uso Operacional/Emergencial/Social

Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP METODOLOGIA PARA A PROJEÇÃO DOS CONSUMOS POR ECONOMIA Correção dos valores base (1999) avaliação dos IRAs de cada setor de abastecimento  98% - adotado mesmo valor  98% - aplicado fator de correção Aplicada faixa de corte mínimo – 11m³ / econ. Mês máximo – 21 m³ / econ. mês Evolução do consumo no horizonte de planejamento 1/3 do valor base adotado: parcela constante 2/3 do valor base adotado: variação proporcional nº hab./econ.

Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP Evolução do Consumo Total por Economia Residencial Sistema Integrado

Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP Evolução do Consumo Residencial por Economia Residencial Sistema Integrado

Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP NOVO CONCEITO DOS INDICADORES DE PERDAS : Indicadores de Perdas : litros / ligação Necessidade de Investimentos contínuos Dificuldades de execução e inércia na obtenção dos resultados - incertezas

Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP CENÁRIO TENDENCIAL

Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP Demandas Projetadas – Sistema Integrado

Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP PARTICIPAÇÃO DOS SISTEMAS PRODUTORES NO ABASTECIMENTO DA RMSP

Mananciais

MANANCIAIS ATUAIS - DIAGNÓSTICO POSSIBILIDADE DE NOVOS APORTES Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP MANANCIAIS ATUAIS - DIAGNÓSTICO POSSIBILIDADE DE NOVOS APORTES ALTERNATIVAS ESTUDADAS ABORDAGEM – QUANTIDADE E QUALIDADE

Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP MANANCIAIS - QUANTIDADE Histórico dos aproveitamentos; Levantamento de Outorgas de Direito de Uso dos Recursos Hídricos; Identificação das possibilidades de aproveitamento de recursos hídricos remanescentes na Bacia do Alto Tietê e nas Bacias circunvizinhas; Classificação dos novos aproveitamentos quanto aos aspectos legais e institucionais; Disponibilidades Hídricas – mananciais atuais e novos aproveitamentos; Aproveitamento dos mananciais subterrâneos.

Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP DISPONIBILIDADES HÍDRICAS ATUAIS (Garantia – 95%) SISTEMA INTEGRADO Sistema Produtor Vazões (m 3 /s) Observações Cantareira 31,3 Guarapiranga-Billings 14,3 Alto Tietê 9,7 considerada vazão atual de recalque da EE Biritiba (Rio Tietê) Rio Grande 4,8 Rio Claro 4,0 capacidade de produção da ETA em função das restrições de retirada de água tratada e não mais da restrição de adução de água bruta Alto Cotia 1,1 vazão regularizada na seção da represa da Graça (represa Pedro Beitch + área intermediária) Baixo Cotia 0,8 garantia de 95% do tempo - ( 0,6 m /s - garantia 100%) Ribeirão da Estiva 0,1 Total 66,1 considerada ampliação da EEAB (0,6 m³/s)

Revisão e Atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água da RMSP MANANCIAIS - QUANTIDADE Identificação das Possibilidades de Aproveitamento de Recursos Hídricos REMANESCENTES BACIA DO ALTO TIETÊ Represas Paraitinga e Biritiba e alteamento da Barragem da Represa Taiaçupeba Braço do Rio Pequeno Braços do Capivari e do Pedra Branca Pequenos cursos d’água : Baixo Juqueri (Rib. Moenda e Itaim) / Barrocada / Engordador / Cabuçu / Guaió BACIAS CIRCUNVIZINHAS Juquiá-Juquitiba Rio Itatinga e Itapanhaú Rio Capivari Alto Paraíba do Sul Rio São Lourenço Alto Sorocaba