MODOS DE PRODUÇÃO.  MODOS DE PRODUÇÃO = forças produtivas + relações de produção.  O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODOS DE PRODUÇÃO.
Advertisements

DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO: UMA VISÃO SOCIOLÓGICA
FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS AULA 12 O QUADRO POLÍTICO NA BAIXA IDADE MÉDIA SÉCULOS XII AO XV.
O Feudalismo O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência.
A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS A BAIXA IDADE MÉDIA ( SÉCULOS XI ATÉ MEADOS DO SÉCULO XV)
MODOS DE PRODUÇÃO lisandromoura.wordpress.com. O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os.
O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano.
UNIDADE 2 » CAPÍTULO 1. 2 CAPÍTULO 1 HISTÓRIA CAPÍTULOS 8 E 9.
Prof. Claudio Guimarães – 6º. Ano - HISTÓRIA AULA – dia º. Ano ANTIGUIDADES ORIENTAL E OCIDENTAL C O L É G I OC O L É G I O Leonardo da Vinci.
ABSOLUTISMO INGLÊS Características originais 1.1. Magna Carta (1215) - fixava direitos e deveres do Rei e seus vassalos - imposto só com consentimento.
Historia Clássica. Grécia Antiga (2000 a.c – 338 a.c)
Ordem da Revolução Industrial Aula 3 Geografia Geral 1Profa. Juliana.
O MUNDO GREGO. A DEMOCRACIA  O que é a democracia?  Participação popular na ética da Polis  Participação Direta do cidadão nas Ágoras Homens Maiores.
FEUDAL Modo de produção = forças produtivas + relações de produção Os modos de produção referem-se à forma de organização socioeconômica diretamente.
Entre os gregos o direito à cidadania excluía estrangeiros, mulheres e escravos, sendo que apenas alguns homens que tinham direitos políticos e eram,
Comunismo O comunismo (do latim communis - comum, universal) Doutrina ou movimento social e político que defende a transformação total da sociedade capitalista.
Feudalismo.
FORMAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E OCUPAÇÃO
Antiguidade Clássica - Grécia
GRÉCIA.
Pérsia.
EGITO.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
IDADE MÉDIA E FEUDALISMO
Declínio do modelo feudal
Módulo 29 – Crises dos séculos XIV e XV
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: PAISAGEM, TEMPO E CORPO
“Ciência da Sociedade” (Comte)
Propriedades agrícolas de dimensão variável, que pertenciam à nobreza ou ao clero SENHORIOS 1ª Fase Tem um carácter territorial associado à manutenção.
Antiguidade Oriental.
Feudalismo.
Principais características do modo de produção capitalista
Espaço Geográfico e industrialização
A Formação do feudalismo
As etapas do Capitalismo
Egito antigo A terra dos faraós.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Professor Romildo Tavares
MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Moral e História Moral Significado Função Validade
Karl Marx e a História da Exploração
HISTÓRIA do Egito.
COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS
Organização Econômica da Sociedade Cultura, Política e Direitos Prof. MSc. João Claudio T. Arroyo 2018.
Idade Média.
Grécia: uma sociedade dividida
O Pensamento e a Ação: Karl Marx
Baixa Idade Média Transformações na produção feudal
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
Doutrinas sociais do século XIX
GRÉCIA.
A Alta Idade Média – O processo de formação do Feudalismo.
Absolutismo e mercantilismo
Roma: da Monarquia à República
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
A Formação dos Reinos Bárbaros
Egito Antigo: política, economia e sociedade
História Prof. Alan.
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
O Pensamento Iluminista
COLONIZAÇÃO EUROPEIA NA AMÉRICA PROF. MSC. ISACKSON CAVILHA MENDES UNIFICADO.
Cidades, reinos e impérios Aula 3 - Egito
Doutrinas Sociais no século XIX
Preparatório EsPCEx História Geral
Olá, sou o Prof. RP. Olá, F, S e B bem vindos à nossa 3ª aula de FdeE.
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
ROMA -Origem lendária –753 a.C. – histórica – 1000a. C.
Idade Média Idade Média A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa.
Transcrição da apresentação:

MODOS DE PRODUÇÃO

 MODOS DE PRODUÇÃO = forças produtivas + relações de produção.  O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui.

MODO DE PRODUÇÃO PRIMITIVO  Quando os homens ainda não produziam seu próprio alimento eram Nômades;  o Trabalho era coletivo;  Caçavam, pescavam e coletavam;  Não havia desigualdade social.

Primeira grande revolução humana: prática da agricultura.  Com ela os homens tornaram- se sedentários (fixaram-se às margens dos grandes rios).  A terra era de uso coletivo, sendo o produto do trabalho distribuído entre os membros do grupo.

O MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO  Ocorreu no Oriente Médio e na América Pré- Colombiana.  Exemplo: Egito Antigo  Grandes comunidades agrícolas;

O MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO  Apropriação dos excedentes de produção pelo Faraó (rei) através de trabalho compulsório;  Exploração do homem pelo homem;  Sociedade de classes;  Luta entre tribos.

 O Egito foi a mais longa experiência de monarquia teocrática (o faraó era a própria divindade no poder). Ele era o proprietário das terras.

Os escravos egípcios, domésticos e artesões tinham “melhores” condições de vida do que aqueles que trabalhavam nas pedreiras.

 Os camponeses, no Egito Antigo, eram maioria da população e trabalhavam nas terras do Estado.

Corvéia Real ou Trabalho Compulsório.  Homens livres de diversas profissões podiam ser obrigados a trabalhar em construções e na agricultura.  Se fugissem e fossem pegos podiam ser mutilados.

MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA ANTIGO (GRÉCIA E ROMA)

  A base da sociedade grega era constituída por escravos.   Esparta: escravos pertenciam ao Estado;  Atenas: eram mercadorias móveis podiam ser comprados, vendidos por seus donos.

 Os escravos não tinham direito algum.

Escravos servindo em um banquete. Mosaico proveniente de Cartago. Século III d.C. Leonardo Castro  Os escravos eram essenciais na Roma Antiga, maioria da mão de obra. Trabalhavam na agricultura, mineração e serviço doméstico.

 Muitos também eram gladiadores. O nome “Gladiador” surgiu da espada curta usada por esse lutador, o gládios (gládio). Faziam parte da política do pão e circo.

TRABALHO ESCRAVO EM ROMA  Os escravos em Roma eram:  Numerosos, obtidos através de guerras ou dívidas;  Eram considerados propriedades, uma mercadoria que poderia ser comprada, vendida ou alugada;

TRABALHO ESCRAVO EM ROMA  Seus trabalhos no artesanato e na agricultura eram decisivos para a produção de bens necessários para a sociedade.  Podiam comprar a sua liberdade ou então, serem libertados pelo proprietário.

Decadência do Império Romano  A CRISE ECONÔMICA, com a crise do sistema escravista;  A CRISE SOCIAL, com as revoltas dos escravos e da plebe;  A CRISE POLÍTICA, com as lutas pelo poder;

Decadência do Império Romano  AS CRISES NA PRODUÇÃO, climáticas e em razão das técnicas rudimentares;  AS INVASÕES BÁRBARAS.

Modo de Produção Servil  Sociedade Estamental  Clero, nobreza, camponeses e servos.  O trabalho no Feudo era realizado pelos camponeses e servos.  Esse trabalho era baseado nas relações de interdependência.

Crise do Sistema Feudal  Guerra dos Cem Anos;  Peste Negra;  Inovações tecnológicas;  Renascimento comercial e urbano;  Surgimento da burguesia.

TRABALHO ESCRAVO MODERNO (SEC XVI)  Negros escravizados foram trazidos da África para a América e eram:  Numerosos, obtidos através de tráfico regular marítimo e vendidos em mercados;  Eram considerados propriedades, não eram considerados seres humanos e sim uma mercadoria que poderia ser comprada e vendida;

 Trabalhavam na agricultura e pastoreio, mineração, artesanato e no comércio ambulante. Foram decisivos para a organização econômica e social brasileira colonial.  Podiam comprar a sua liberdade, mas o comum era fugirem para os quilombos. Sendo raramente libertados por seus senhores.

Modo de Produção Capitalista  Características:  Trabalho assalariado;  Propriedade privada dos meios de produção;  Burguesia X proletariado;  Lucro.

O Capitalismo pode ser compreendido em quatro etapas:  Pré-Capitalismo;  Capitalismo Comercial;  Capitalismo Industrial;  Capitalismo Financeiro.

Modo de Produção Socialista  A base econômica do socialismo é a propriedade social dos meios de produção.  Os meios de produção são públicos ou coletivos.  Não existe propriedade privada.  Economia segue uma planificação global.

 O excedente produzido é recolhido pelo Estado e volta em forma de benefícios para a sociedade. FIM.