A COLABORAÇÃO E A INTERAÇÃO NA WEB 2.0

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

Você conhece o Rafinha? Você consegue se comunicar com ele?
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
RELAÇÕES ENTRE AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS UNIVERSIDADES ACADÊMICAS
PROF. RUDSON APOSTILAS.WIKIDOT.COM/HIPERMIDIA Tendências.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Usando blogs para educar
Plano de negócios [empreendimento/projeto]
São ferramentas criadas na internet para que a gente acredite que é mais legal se relacionar pelo computador do que pessoalmente.
Letícia Rocha Machado e Patrícia Behling Schäfer
WEB 2.0: Definição e Tendências
O QUE É O ? É um avaliador de Acessibilidade em Português para Websites, que detecta um código HTML e faz uma análise do seu conteúdo, verificando se está
Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
Aula 11: Social Bookmarks. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta.
Tecnologias na Educação: Mídias em Ação
MEDIA KIT acessos diários Perfil dos leitores.
DISCIPLINA: AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS PROFESSORA: ÚRSULA BLATTMANN
Kit Comercial Dez/2008.
Realizado por: Luís Cardoso
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdade de Tecnologia SENAC De Roger Ferreira Memórias e suas características,
Luiz Fabiano Gerente de Soluções Microsoft.
Prof. Dejair Priebe Ferreira da Silva. CONVERSANDO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR Novas atividades, novas funções A Internet comercial provocou o surgimento.
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Web 2.0 em bibliotecas Goethe-Institut Porto Alegre FABICO- UFRGS Ursula Blattmann Porto Alegre, 12 de março de 2009.
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina
Enciclopédias on-line Disciplina: Controle II Professora: Úrsula Blattmann.
Base de Dados UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CIN 5004 – FONTES DE INFORMAÇÃO I PROFESSORA URSULA BLATTMANN ESTEFANI TOMELIN FLORIANÓPOLIS 2005.
22/6/2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA URSULA BLATTMANN ACADÊMICOS.
BIBLIOTECA PARTICULAR
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
WEB 2.0 Image Shack Tiny Pic Susana Santos
Treinamento para Professores
Web 2.0 Gilson Medeiros de Oliveira Junior -
Web 2.0 A nova era da Colaboração A Nova Cara da Internet.
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação Comunicação Social 1º Ano Junho 2011 Google Calendar.
Guia rápido para busca na Internet
TENDÊNCIAS DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM O USO DA WEB Patricia Thoma Eltz Dra. Patricia Brandalise Scherer Bassani – Prof. Orientadora.
WEB 2.0 Bruno Santos Isaías Jezer Leandro Zacarias Ricardo Kubota.
Web de Dados Bruno Dutra – Roteiro Contexto Definição Princípios Estrutura e Componentes Benefícios X Desafios Aplicações Conclusão.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Grupo 13 Camila Amorim Caio Corrêa Renato Oliveira Isaac Chammah Guilherme Costa Vinícius Zabisky TI – Prof. Marta Maia 23 de Abril de 2010 Web 2.0.
WEB 2.0 COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO WEB 2.0 COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO Fasf 2012 Prof. Sérgio Paulo Vianna Cintra Informática Aplicada.
Seminário da RBPG: A Capes e os novos paradigmas da comunicação científica Ciência 2.0: tendências para periódicos e revistas de divulgação científica.
Tecnologias e Comunicação Web 2.0 Docente: Vânia Janela Trabalho realizado por: Nuno Santos.
As mídias sociais e web 2.0 – Como gerar negócios.
Gestão em Sistemas de Informação Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini s:
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
O QUE É WEB
Cursos em eLearning Características de um Curso 4 Organização da informação em cada página - por.
A Revolução da Internet.
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
O que é Web 2.0?. Web 2.0 Há alguns anos, os sites eram disponíveis como livros: as pessoas acessavam, liam e viam o que era de seu interesse; Hoje os.
Youtube : como publicar vídeos na Web Aula 11 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
uma comunidade lusófona. uma comunidade lusófona é um projecto tomou ganhou cresceu;
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Web e suas Ferramentas.
"Web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais.
IPS – Escola s Superior de Educação Discente: Luís Varela Docente: Marli Almeida Curso: 1º ano Comunicação Social.
Veja o que dá para fazer no Google Aluna: Jenny dos Santos Horta Matr.: Polo: Niterói Curso: Pedagogia 2008/01
Gerenciando conteúdos na WEB. Temas do Painel 4 Moderação – Ailton Feitosa Pesquisador da Memora Processos Inovadores Consultor da MENS Soluções Interativas.
Sônia Bertocchi EducaRede Brasil 1 Novas tecnologias novos modos de ensinar novos modos de aprender.
Práticas em. Crédito: Prof. Simão Pedro Marinho Educação 1.0.
Painel Web 2.0: mitos e limites Coordenador: MURILO BASTOS DA CUNHA (UnB) Conteúdo: Com a expansão das redes digitais e o aumento na velocidade de transmissão.
Transcrição da apresentação:

A COLABORAÇÃO E A INTERAÇÃO NA WEB 2.0 Fabiano Couto Corrêa da Silva Ursula Blattmann XXII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação Brasília, 11 de julho de 2007

Conceitos O termo Web 2.0 refere-se a mudança para uma Internet como plataforma e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Segundo Tim O'Reilly, um dos criadores do termo Web 2.0, a regra mais importante seria desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.

Web de hoje (2.0) Participação coletiva Qualquer um pode publicar conteúdos Muitos sites permitem comentários, participação, personalização, etc As pessoas têm mais opções na escolha de fornecedores de informação

Porquê WEB 2.0? As páginas web mudaram com o decorrer dos anos Interatividade mudou Podemos ter vantagem usando os princípios da WEB 2.0 em projetos de web sites

O que mudou? WEB 1.0 WEB 2.0 OFoto Flickr MP3.com Napster Britannica online Wikipedia Sites pessoais Blogs Publicar Participar Sistemas fechados Wikis Taxonomia (diretório) Folksonomia (tagging)

As características da Web 2.0

Qual o futuro da WEB? A Web 3.0 propõe-se a ser, num período de cinco a dez anos, a terceira geração da internet. A primeira, Web 1.0, foi a implantação e popularização da rede em si; a Web 2.0 é a que o mundo vive hoje, centrada nos mecanismos de busca como Google e nos sites de colaboração do internauta, como Wikipédia, YouTube e os sites de relacionamento social, como o Orkut. A Web 3.0 pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível na Internet. (Fonte: wikipédia)

Wikimedia Wikipédia Quantidade de verbetes Wikibooks11 – Idiomas 15 de janeiro de 2001 – 250diomas Quantidade de verbetes Wikibooks11 – Idiomas Quantidade de livros Wiktionaries 12 - idiomas Inglês1 1.706.376 Inglês 22.000 228.416 Alemão2 562.456 Alemão 6.600 Espanhol 149.653 Francês3 466.931 Francês 2.400 Mandarin 54.054 Polonês 4 362.380 Português 1.900 Japonês 26.808 Japonês5 346.828 1.800 Cantonese 12.099 Holandês6 284.930 Italiano 1.600 Koreano 11.637 Italiano7 278.879 Polonês 16.525 Português8 247.248 Holandês 1.200 10.765 Sueco9 218.110 46.000 Espanhol 10 216.474 2.262

Conclusões A sinergia criada a partir da colaboração em sistemas da nova geração da internet, como por exemplo, através dos sistemas wiki, aceleram o processo de socialização do conhecimento por meio de espaços cada vez mais interativos.

Reflexões Qual será o novo espaço para organização de fontes de informações? Quais as habilidades, competências e atitudes do profissional da informação perante as tecnologias da Web 2.0?

Grata! Ursula Blattmann usula@ced.ufsc.br Fabiano Couto fabianocc@gmail.com Disponível em: http://www.slideshare.net/Fabianocc/a-colaborao-e-a-interao-na-web-20