5 Calibração de Sistema de Medição

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Advertisements

RELATÓRIOS PARA PLANEJAMENTO RETIRADOS DO SGI
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Metrologia - A Ciência da Medição
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Modelos no Domínio do Tempo de Sistemas LTI Contínuos
Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial
Gerenciamento do escopo do projeto
ES723 - Dispositivos Eletromecânicos
Conceitos Básicos de Medição
Auditoria de Segurança da Informação
Calibração de Sistema de Medição
TM361 - Sistemas de Medição 1 Prof. Alessandro Marques www. metrologia
O Sistema de Medição.
TM361 - Sistemas de Medição 1 Prof. Alessandro Marques www. metrologia
Questionário de Avaliação Institucional
HIGIENE OCUPACIONAL – CONCEITOS DE UMA MEDIÇÃO
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Gerenciamento do Escopo
Provas de Concursos Anteriores
Tema Medição, Controle Integrado e Legislação Aplicável em Sistemas de Carregamento e Recebimento de Biodiesel, Glicerina e Insumos Líquido para Diversos.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Análise Preliminar de Riscos
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
ESPAÇO DIMEL Conceitos Metrológicos Reestruturação da Dimel
8 Propagação de Incertezas Através de Módulos
7 Resultados de Medições Indiretas
6 Resultados de Medições Diretas
Cinética Plana de uma Partícula: Força e Aceleração Cap. 13
CALIBRAÇÃO.
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Modelagem Estatística
PROCEDIMENTOS DE CALIBRAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO
RELATO DE MISSÃO INTERNACIONAL Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro Visita ao Laboratório Oficial.
Qualidade do Produto de Software
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
CHECK-LIST NR 17.
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Marcelo Castilho de Freitas
Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial
Necessidades Relativas a Metrologia
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
EQUIPE: ALEXANDRE DE PAULO SILVA DIRENE ESPINEL ÉRCULIS LOPES PROENÇA JOCÉLIA ESPINEL MARCELA TAMIRES LAGUNA.
5 Calibração de Sistema de Medição
Calibração de Sistema de Medição
Dinâmica do Movimento Plano de um Corpo Rígido: Força e Aceleração
Rastreabilidade de Medição
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
7 Resultados de Medições Indiretas
Exercícios Cálculo de Incerteza de Medição
10 Seleção de Sistemas de Medição
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
11 Confiabilidade de Processos de Medição na Indústria
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CALIBRAÇÃOCALIBRAÇÃO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni
SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025
Calibração de Sistema de Medição
O Sistema de Medição.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Reunião sobre Medição de Madeira Auditório do Inmetro - Xerém 19/04/2011 Inmetro e a Diretoria de Metrologia Legal Marcelo Castilho de Freitas Chefe da.
DOQ-CGCRE-033 (Revisão 00 – AGO/2012) Parte 2 Vanderléa de Souza
Ana Martins e Bruno Santos
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
CT-13 Comissão Técnica de Vazão
III Conferência Nacional de CT&I Brasília, de novembro de 2005 João Alziro Herz da Jornada Presidente do Inmetro A perspectiva do Inmetro A perspectiva.
Calibração de Sistema de Medição
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
Transcrição da apresentação:

5 Calibração de Sistema de Medição Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial

Motivação Posso confiar no que o sistema de medição indica? CALIBRAÇÃO resultado da medição definição do mensurando procedimento de medição condições ambientais sistema de medição operador Posso confiar no que o sistema de medição indica? CALIBRAÇÃO Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 2/40)

O que é calibração? E para que serve? 5.1 O que é calibração? E para que serve?

Calibração condições estabelecidas sistema de medição padrão indicação X valor verdadeiro Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 4/40)

Calibração É o conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 5/40)

Padrão É uma medida materializada, instrumento de medição, material de referência ou sistema de medição destinado a definir, realizar, conservar ou reproduzir uma unidade ou um ou mais valores de uma grandeza para servir como referência. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 6/40)

Resultados da calibração ... ... podem determinar: Valor do mensurando. Correções a serem aplicadas no SM. Efeitos das grandezas de influência. Comportamento em condições especiais ou adversas. São sempre apresentados na forma de um relatório e/ou um certificado. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 7/40)

Verificação, Ajuste e Regulagem 5.2 Verificação, Ajuste e Regulagem

Verificação Definição: Exemplos: É uma calibração simplificada que visa testar se um sistema de medição, ou medida materializada, está em conformidade com uma dada especificação. Exemplos: Taxímetro, bomba de combustível, balança de supermercado. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 9/40)

Ajuste Definição: Exemplos: Operação corretiva destinada a fazer com que um instrumento de medição tenha desempenho compatível com o seu uso. O ajuste pode ser automático, semi-automático ou manual. É normalmente efetuado por técnico especializado. Exemplos: Ajuste do zero de um manômetro Ajuste do fator de amplificação de um medidor de forças elétrico. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 10/40)

Regulagem Definição: Exemplo: A regulagem é um ajuste, empregando somente os recursos disponíveis no sistema de medição para o usuário. É normalmente efetuados pelo usuário comum. Exemplo: A tara (zeragem) de uma balança eletrônica usando um botão apropriado para tal Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 11/40)

5.3 Métodos de Calibração

Calibração de uma balança 102,40 g ± 0,002 g massa-padrão 100,000 100,00 comparação 102,40 CALIBRAÇÃO DIRETA sistema de medição a calibrar Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 13/40)

Calibração de um bloco padrão CALIBRAÇÃO DIRETA Comparação Zerando BP a calibrar BP de referência - -0,00025 1,23760 0,00000 Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 14/40)

sistema de medição a calibrar Calibração direta padrão VVC comparação sistema de medição a calibrar ISMC Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 15/40)

Como calibrar o velocímetro de um automóvel? Alguém tem aí um “padrão de velocidade”? 80,0 km/h 78,50 km/h comparação CALIBRAÇÃO INDIRETA Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 16/40)

Calibração indireta gerador da grandeza sistema de medição a calibrar sistema de medição padrão ISMC ISMP comparação Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 17/40)

5.4 Rastreabilidade

? RASTREÁVEL definições das unidades do SI PPPP ± 0,000005 mm 1/10 PPP SM ± 0,05 mm Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 19/40)

Rastreabilidade É a propriedade do resultado de uma medição, ou do valor de um padrão, estar relacionado a referências estabelecidas, geralmente padrões nacionais ou internacionais, através de uma cadeia contínua de comparações, todas tendo incertezas estabelecidas. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 20/40)

Rastreabilidade unidades do SI BIPM padrões internacionais LNM Calibração padrões nacionais Ensaios Indústria e outros padrões de referência de laboratórios de calibração padrões de referência de laboratórios de ensaios padrões de trabalho de laboratórios de chão de fábrica Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 21/40)

O Sistema Metrológico Brasileiro 5.6 O Sistema Metrológico Brasileiro

O sistema metrológico brasileiro Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Órgão normativo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Órgão executivo Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 23/40)

Áreas da metrologia Trata dos padrões de medição internacionais e nacionais, dos instrumentos laboratoriais e das pesquisas e metodologias científicas relacionadas ao mais alto nível de qualidade metrológica. Trata da aplicação da metrologia no controle dos processos produtivos na garantia da qualidade dos produtos finais. Trata da proteção ao consumidor em relação às unidades de medida, métodos e instrumentos de medição, de acordo com as exigências técnicas e legais obrigatórias. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 24/40)

Laboratório Nacional de Metrologia Divisão de Metrologia Mecânica. Divisão de Metrologia Elétrica. Divisão de Metrologia Acústica e Vibrações. Divisão de Metrologia Óptica. Divisão de Metrologia Térmica. Divisão de Metrologia Química e Ambiental. Laboratório de Tempo e Freqüência vinculado ao Observatório Nacional. Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 25/40)

Campus do INMETRO Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 26/40)

Rede Brasileira de Calibração Laboratórios acreditados e coordenados pelo Inmetro para, em seu nome, efetuarem calibrações oficiais. Esta rede continha em Julho de 2003 cerca de 205 laboratórios acreditados. Certificados com selo do Inmetro Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 27/40)

Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios Laboratórios acreditados e coordenados pelo Inmetro para, em seu nome, efetuarem certificação de conformidade, isto é, verificar a condição de um produto atender aos requisitos de uma norma, especificação ou regulamento técnico, nacional ou internacional. Esta rede continha em Julho de 2003 cerca de 140 laboratórios acreditados. O Brasil necessita cerca de 1000 para atender a atual demanda. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 28/40)

Rede Nacional de Metrologia Legal Órgãos que têm por principal atribuição efetuar verificações periódicas nos meios de medição abrangidos pela Metrologia Legal e nos produtos pré-medidos. Em Julho de 2003 era composta por 26 órgãos metrológicos regionais, sendo 20 órgãos da estrutura dos governos estaduais, conhecidos como IPEM - Institutos de Pesos e Medidas. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 29/40)

5.7 Intercomparações

Intercomparações intercomparações do BIPM intercomparações regionais II intercomparações regionais I Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 31/40)

Intervalo de Calibração 5.8 Intervalo de Calibração

De quanto em quanto tempo é necessário calibrar? Depende... ...da intensidade de uso; ...das condições de uso; ...do tipo de sistema de medição; ...das normas e recomendações técnicas; ...da política da empresa. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 33/40)

Exemplos de intervalos de calibração típicos Blocos-padrão Paquímetros Micrômetros Trenas Massas padrão Balanças Barômetros Transdutores de força 12 meses 6 meses 3 a 6 meses 24 meses 12 a 36 meses 6 a 12 meses 12 a 24 meses Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 34/40)

5.9 Roteiro de Calibração

Roteiro de calibração 1 - Definição dos objetivos da calibração; 2 - Caracterização do sistema de medição a calibrar; 3 - Seleção do padrão; 4 - Planejamento e preparação do experimento; 5 - Execução da calibração; 6 - Processamento e documentação; 7 - Análise dos resultados; 8 - Certificado de calibração. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 36/40)

Ó que deve constar no certificado de calibração? descrição e identificação individual do SM a calibrar; data da calibração; os resultados da calibração obtidos; identificação do(s) procedimento(s) de calibração; identificação do padrão utilizado, com data e entidade executora da sua calibração, bem como sua incerteza; condições ambientais relevantes; declaração das incertezas envolvidas na calibração; descrição sobre quaisquer manutenções, ajustes, regulagens, reparos e modificações realizadas; qualquer limitação de uso (ex: faixa de medição restrita); identificação e assinaturas da(s) pessoa(s) responsável(eis); número de série ou equivalente do certificado. Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 37/40)

Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 38/40)

Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 39/40)

Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial - Capítulo 5 - (slide 40/40)