FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO

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Transcrição da apresentação:

FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO POR QUE OCORREM OS ACIDENTES? SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO JOSÉ LELES DE SOUZA UNIVALI ICETRAN

FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO ASPECTOS POLÍTICO-PEDAGÓGICO HISTÓRICO CULTURAL ICETRAN UNIVALI

FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO HISTÓRICO 1903 - Prefeitura do município de S.Paulo - 26/02 Ato n 146 - “A ninguém é permitido conduzir automóvel sem que se ache munido de uma carta de habilitação, concedida pela Prefeitura depois do exame do qual o peticionário mostre conhecer todos os órgãos do aparelho e a fôrma de o manobrar, assim como possua os requisitos necessários de prudência, sangue frio e visualidade”. ICETRAN UNIVALI

FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO 1988 - Constituição da República Fed. do Brasil Art. 23. “É Competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: XI - estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito”. 15 anos) ICETRAN UNIVALI

FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO 1997 - Código de Trânsito Brasileiro Art. 74 “A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito. ICETRAN UNIVALI

FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO Art. 76 “A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus...” ICETRAN UNIVALI

FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO POR QUE OCORREM OS ACIDENTES? HISTORICAMENTE, NÃO COLOCAMOS EM PRÁTICA AS LEIS RELATIVAS À EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO. ICETRAN UNIVALI

FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO “...Processo no qual o homem, pela capacidade de aprender, adquire experiências que atuam sobre sua mente e físico, podendo alterar seu comportamento...” Niskier, Arnaldo. Tecnologia Educacional: uma visão política ICETRAN UNIVALI

FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO APRENDIZAGEM, ICETRAN UNIVALI

FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO DESAFIOS, Formação dos Profissionais; Desvalorização do ensino; Isolamento dos CFC das instituições de educação; “Ausência de pesquisas” e “estatísticas” ; Definição dos conhecimentos, competências e Habilidades do(a) Profissional (a) de Trânsito; ICETRAN UNIVALI

FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO POR QUE OCORREM OS ACIDENTES? NO PLANO EDUCACIONAL, AUSÊNCIA DE PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. ICETRAN UNIVALI

FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO CULTURAL É PRECISO QUE A OBRIGAÇÃO DÊ LUGAR À SATISFAÇÃO, A ARROGÂNCIA À HUMILDADE, A SOLIDÃO À COOPERAÇÃO, A ESPECIALIZAÇÃO À GENERALIDADE, O GRUPO HOMOGÊNEO AO HETEROGÊNEO E A REPRODUÇÃO SEJA ALTERNADA PELO QUESTIONAMENTO DO CONHECIMENTO. UNIVALI ICETRAN

FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO INVERSÃO DE VALORES, TRÂNSITO COMO ESPAÇO DE LOCOMOÇÃO E CONVÍVIO SOCIAL; SER EFETIVAMENTE UM DIREITO DE TODOS E NÃO, PRIVILÉGIO DE ALGUNS. ICETRAN UNIVALI

PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS - VISUAL Brasília - DF REVISTA DA ABDETRAN ICETRAN UNIVALI

FÍSICO COMO TOMAR UM ÔNIBUS? REVISTA DA ABDETRAN Brasília - DF UNIVALI ICETRAN UNIVALI

1915 / MG - OS ACIDENTES JÁ ACONTECIAM. 500 ANOS DE TRÂNS. NO BRASIL – JUCIARA RODRIGUES ICETRAN UNIVALI

JOVEM, xx ANOS, 3 CERVEJINHAS, 1 COCHILO, FATALIDADE?????????? JOVEM, xx ANOS, 3 CERVEJINHAS, 1 COCHILO, COLISÃO COM 1 CAMINHÃO E 15 CAPOTAGENS. 2003 ICETRAN UNIVALI

FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO POR QUE OCORREM OS ACIDENTES? SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO, AINDA OSTENTAMOS UM MUSEU DE GRANDES NOVIDADES. ICETRAN UNIVALI