Atrás de cada notícia existe uma história esperando para se contada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS ENSINO FUNDAMENTAL
Advertisements

A objetividade no Jornalismo
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
O SÁBIO Um homem, procurando um velho sábio no alto de uma montanha, encontrou um envelope escrito : “FUI AO CINEMA, VOLTO LOGO”
REPORTAGEM - Características
UMA HISTORIA DE AMOR.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
O Cachorro e o Coelho.
FÓSFORO, BALA, CAFÉ E JORNAL...
Sipat.
A Minhoca e o Escaravelho
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Uma linda idéia a ser imitada......
Origem e desenvolvimento da crônica
3031 CONSULT VIRGILIO DIAS FONE:
Rotina....
Atrás de cada notícia existe uma história esperando para se contada.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
Um dia, o Senhor chamou Noé que morava no Brasil e ordenou-lhe:
Uma linda ideia a ser imitada...
REDAÇÃO Mais um tipo de texto.
Os presidentes do meu Brasil
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
O Segredo do Sucesso.
Eufrásia Bica.
Como qualquer mãe, quando Karen soube que um bebê estava a caminho, fez todo o possível para ajudar o seu outro filho, Michael,
Um homem foi chamado à praia para pintar um barco.
UMA HISTÓRIA DE AMOR.
FÓSFORO, BALA, CAFÉ E JORNAL...
Acaso Ninguém conhece alguém por acaso, nada nesta vida acontece por acaso...
Características do gênero & cronistas
Se você acha que vai perder seu tempo para ler isso, está muito enganado. Vai se emocionar e pode até chorar. História verdadeira e emocionante. Se.
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
Ética e Moral na formação dos filhos
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
O Bobo da Corte.
Onde estamos e para aonde vamos? Maria José Nóbrega 15/09/2006
UMA HISTÓRIA DE AMOR.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Opinião pública, propaganda e marketing eleitoral
1ª História. Certa vez um garoto entrou na sala de emergência de um hospital depois de ter sido atropelado.   
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
O macaquinho Um homem, tempos atrás, encontrou-se com um amigo. Este se queixara muito da vida, pois tinha acabado de ser abandonado pela mulher e estava.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Um homem foi chamado à praia para pintar um barco.
GÊNEROS TEXTUAIS: MANIFESTO, ARTIGO DE OPINIÃO E NOTÍCIA
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
Rotina....
Estrutura física da revista
MINHA MENSAGEM PRA VOCÊ!!!
Redigindo a opinião do grupo.
Alegria que transforma tudo...
A HISTÓRIA DO IRMÃO ADÃO
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Grande Chicão, fique com Deus!
Comunicação e Redação Empresarial
NETWORKING Rede de possibilidades
Professor Jardson Brito
O Ex-mendigo Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e colocava ao lado uma placa com os dizeres: "Vejam como.
Receita de um Sonhador.
Construção do sentido do texto
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA Foto: AVN - Boiullon - Bélgica Um texto de minha autoria.
SUJEITO Aspectos semânticos Professora Anna Frascolla Colégio Cândido Portinari 8º ano / 2016.
Transcrição da apresentação:

Atrás de cada notícia existe uma história esperando para se contada. Crônica jornalística  Atrás de cada notícia existe uma história esperando para se contada. Moacyr Scliar.

Crônica Jornalística A crônica possui a marca de registro circunstancial feito por um narrador que narra o fato, mas seu principal objetivo é analisá-lo, criticá-lo. A linguagem jornalística desempenha a função poética no momento em que recria a notícia captando o seu misterioso encantamento.

Crônica Jornalística Opinativa- baseada em argumentos explícitos diretamente Narrativa- opinião nas entrelinhas, no transcurso da história criada a partir de uma notícia, um fato real.

O outro- Moacyr Scliar “ Atentos ao visual, candidatos usam roupas para disfarçar características durante programa eleitoral, como altura, peso e calvície.” Eleições, 21 ago. 2000 – Folha de SP. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2108200012.htm

Ele queria muito ser eleito. Não: ele precisava muito ser eleito Ele queria muito ser eleito. Não: ele precisava muito ser eleito. Estava atrás de um emprego que lhe desse um bom salário, mordomias e verbas para gastar na contratação de assessores – além, claro, das múltiplas oportunidades que, como vereador, teria. O problema era arrumar votos. Não tinha amigos, não era conhecido, nem sequer recebera um apelido pitoresco que pudesse usar na propaganda. Mas o pior não era isso. O pior que combinava um visual péssimo – baixinho, gordinho, careca – com uma congênita inabilidade para falar em público. Em desespero, resolveu procurar um marqueteiro. Estava disposto a gastar uma boa grana nisso, desde que pudesse adquirir uma nova imagem, uma imagem capaz de garantir a eleição.

O marqueteiro, famoso, exigiu honorários salgados, mas garantiu resultados. Que, de fato, não se fizeram esperar. Em poucas semanas o candidato era outro. Mais magro, mais alto (saltos especiais) com uma bela peruca, parecia agora um galã de novela. Além disso, transformara-se num fantástico orador, um orador capaz de galvanizar o público com uma única frase. Se foi eleito? Foi eleito com uma avalanche de votos. O que representou um duplo alívio: de um lado, conquistava o cargo tão sonhado. De outro, podia deixar de lado a peruca, os sapatos com saltos especiais e a dieta. E também podia falar normalmente, no tom meio fanhoso que o caracterizava. E aí começaram as surpresas desagradáveis. Quando foi tomar posse, ninguém o reconheceu. Mas como? Então era aquele tipo charmoso, magnético, da tevê e dos cartazes? Era ele sim, como o comprovou, mostrando a identidade.

Não foi a única contrariedade Não foi a única contrariedade. Logo descobriu que como vereador, era péssimo: não sabia falar, não convencia ninguém, sequer era procurado por lobistas. Bom mesmo, concluiu com amargura, era o Outro, aquele que o marqueteiro tinha inventado. Aquele sim, podia fazer uma grande carreira, chegando quem sabe à Presidência. Mas onde estava o Outro? Só uma pessoa poderia ajudá-lo nessa busca, o marqueteiro. Só que o marqueteiro tinha sumido. Com o dinheiro ganho nas eleições resolvera passar dois anos em alguma praia do Caribe. Todas as noites o vereador sonha com o Outro. Via-o na Câmara, discursando, empolgando multidões. Mas não sabe o que fazer para encontrá-lo. Sabe, sim, o que dirá se isso um dia acontecer. E o que dirá, numa voz fanhosa e emocionada, será: o senhor pode contar com meu voto - para sempre.

Crônica X Notícia A principal diferença entre a crônica jornalística e a notícia em si é que a última se limita em descrever certa informação. Já a crônica vai mais além, colocando ênfase na forma ou no estilo em que está relatada. Os cronistas procuram oferecer uma história completa sobre o que se sucedeu. Finalmente, há crônicas que se caracterizam meramente por informar um acontecido. Por outro lado, existem outras que levam em consideração a opinião e a visão do jornalista que a está escrevendo.

Características 1. Público amplo São destinadas a leitores diversos que estão interessados em conhecer mais a fundo a sucessão narrada. 2. É um relato Narra de forma detalhada, objetiva e sequencial um fato que deve chamar a atenção dos leitores. 3. Linguagem simples A crônica deve ser escrita numa linguagem acessível a todas as classes de leitores. 4. Diversidade de temas Podem ser sociais, políticas, econômicas, esportivas, etc.   

Crônica e Jornalismo http://www.youtube.com/watch?v=oyug2-ycOSk 3 minutos

Agora é a sua vez! Veja a reportagem a seguir: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/04/brasil-fica-na-38-posicao-em-teste-que-avalia-capacidade-de-jovens.html