2010 – ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

Organização das Nações Unidas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
A essência dos Direitos Humanos
A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
DEFINIÇÕES.
Faixa de Fronteira Ianny Cristina De Campos Oliveira e Carvalho.
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
Meio Ambiente e Desenvolvimento
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
Consciência Ambiental.
ENEM 2008.
Convenção sobre Diversidade Biológica Países Megadiversos e Afins
BEM-VINDO À DISCIPLINA
PROF. JORGE LUÍS DOS SANTOS
Fraternidade Professor: António Sampaio Disciplina: E.m.r.c
Formação académica e empregabilidade na perspectiva da Francofonia (Ana Paula Coutinho, Coordenadora da Secção de Estudos Franceses da FLUP, Dez. 2006)
22 de Março Dia Mundial da Água
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948 – ONU)
Identidade e Autodeterminação Artigo 13 – Convenção 169 da OIT.
Bruno Koerich Natália Berns Abreu Florianópolis, setembro/2010.
Educação Ambiental.
DIREITOS CULTURAIS ESTADO E SOCIEDADE
ESTATUTO JURÍDICO QUILOMBOLA E LEGISLAÇÃO PROTETIVA
PÁTRIA, NAÇÃO, ESTADO, GOVERNO, POLITICA
Conhecendo a Carta da Terra
Declaração dos Direitos da Criança
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Educação Ambiental.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Desenvolvimento Sustentável
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Síntese.
TUTELA JURÍDICA DAS TERRAS INDÍGENAS
Direitos das Minorias © 2013
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Vamos conhecer a Biblioteca
Observatórios Sociais
Carta Olímpico.
Conferência de Joanesburgo
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
A cidadania europeia.
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
SINAIS QUE FALAM Cleusa Santos Haetinger
A Igreja Mundial Adventista do Sétimo Dia, também tem se preocupado com este assunto, e procurado dar a sua participação. A Ênfase é assegurar que cada.
Declaração Universal dos Direitos do Homem Artigos: 20 à 25
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
CONSTITUIÇÃO & CONSTITUINTE
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
LIBERDADE SINDICAL.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Ética e Responsabilidade Social
Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão Mar/2011.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Estratégias de Preservação do Património.. A UNESCO A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, fundada em 1945, tem como objetivo.
Adotada pela ONU em 21 de dezembro de 1965, apresentou como precedentes históricos o ingresso de dezessete novos países africanos nas Nações Unidas em.
Comunidades Tradicionais
DIREITOS HUMANOS EVOLUÇÃO DOCUMENTOS.
Introdução: Referencial Teórico:
AO ENCONTRO DOS DIREITOS HUMANOS Ao encontro dos Direitos Humanos.
MAPA MUNDI. A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA NO TERMO MAIS REMOTO A GEOGRAFIA “NASCEU” ENTRE OS GREGOS JUNTO COM A FILOSOFIA E A HISTÓRIA. NO TERMO MAIS REMOTO.
Direitos humanos e Evidências Ivan França Junior Ivan França Junior FSP/USP 2014.
A CARTA DA TERRA.  Documentos importantes referentes à Educação Ambiental.  Criação da ONU - visando paz, direitos humanos e desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

2010 – ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. UNESCO – O QUE É? Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

O QUE FAZ ? “A UNESCO trabalha para criar condições para o diálogo entre civilizações, culturas e povos, com base no respeito pelos valores comumente compartilhados. É através desse diálogo que o mundo pode aprimorar sua visão global de desenvolvimento sustentável, compatível com a observância dos direitos humanos, do respeito mútuo e da minimização da pobreza, que são o coração das atividades e da missão da UNESCO.”

Assembleia Geral: composta pelos Estados membros e membros associados da Organização. Elege seus 193 membros. Reune-se de dois em dois anos. Suas línguas oficiais são o árabe, o chinês, o inglês, o francês, o russo e o espanhol.

SECRETARIA DA CONVENÇÃO SOBRE A DIVERSIDADE BIOLÓGICA (CDB). Criada na Cúpula da Terra (Eco 92 ou Rio 92), no Rio de Janeiro. - Eco 92: O seu objetivo principal era buscar meios de conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra.

A CDB é um tratado internacional para a conservação e uso sustentável da biodiversidade, com o intuito de promover o compartilhamento dos muitos benefícios advindos da biodiversidade.

ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE – 2010 Objetivo: consciência da importância da biodiversidade. Para quê? Qualidade de vida; saber quem sempre atuou na preservação da biodiversidade; redução da perda de biodiversidade, visando a seu uso sustentável; incentivo a medidas imediatas; estabelecer um diálogo entre os participantes.

A quem se dirige? A todos nós. Por que é tão importante? Para criar uma rede de conhecimentos; mobilizar sua comunidade; proporcionar ampla orientação sobre como atuar.

A biodiversidade tem o seu nascedouro em tradições e na forma com que foi apropriada pelas sociedades, incorporando-se aos serviços básicos, sobre o qual foram sendo construídos o comércio e a economia. A contribuição da biodiversidade em sua vida é também cultural.

OBJETIVO DAS MENSAGENS Esclarecimento e orientação sobre como atuar.

Emoção, oportunidade, otimismo e urgência “necessitamos ajudá-los a descobrir as incríveis conexões que existem entre as pessoas e o mundo que as rodeia” Emoção, oportunidade, otimismo e urgência

Documento – texto oficial da UNESCO

CONTATO DA UNESCO IYB2010@cbd.int

A BIODIVERSIDADE HUMANA

Que outros nomes existem para a biodiversidade humana? Miscigenação genética Cruzamento de subespécies

UMA CRÍTICA AO DICIONÁRIO Raça. Cada uma das grandes subdivisões da espécie humana, e que supostamente constitui uma unidade relativamente separada e distinta, com características biológicas e organização genética próprias. (Fonte: Dicionário Eletrônico Aurélio)

Tarsila do Amaral, Operários, 1933

Muitas pessoas não aceitam a mistura dos grupos... MAS... Muitas pessoas não aceitam a mistura dos grupos...

(Fonte: Dicionário Eletrônico Aurélio) EUGENIA Eugenia (Eugênia/ Eugênio) = do grego “bem nascido” Ciência* que estuda as condições mais propícias à reprodução e melhoramento genético da espécie humana. (Fonte: Dicionário Eletrônico Aurélio) *Criticar

Termo cunhado em 1883 por Francis Galton (1822-1911); a seleção natural e a eugenia (seleção artificial); condição inata x ambiente.

Eugenia e higiene racial se confundem. Ra-cis-mo

EUGENIA NA ALEMANHA Leis de Nuremberg (1935): também conhecidas como Leis para a Proteção do Sangue e da Honra Alemães. São leis antissemitas, portanto.

LEIS DE NUREMBERG (1935) Art. 1º - 1) São proibidos os casamentos entre judeus e cidadãos de sangue alemão ou aparentado. Os casamentos celebrados apesar dessa proibição são nulos e de nenhum efeito, mesmo que tenham sido contraídos no estrangeiro para iludir a aplicação desta lei. 2) Só o procurador pode propor a declaração de nulidade. Art. 2º - As relações extramatrimoniais entre judeus e cidadãos de sangue alemão ou aparentado são proibidas.

Art. 3º - Os judeus são proibidos de ter como criados em sua casa cidadãos de sangue alemão ou aparentado com menos de 45 anos. Art. 4º - 1) Os judeus ficam proibidos de içar a bandeira nacional do Reich e de envergarem as cores do Reich. 2) Mas são autorizados a engalanarem-se com as cores judaicas. O exercício dessa autorização é protegido pelo Estado.

Art. 5º - 1) Quem infrigir o artigo 1º será condenado a trabalhos forçados. 2) Quem infrigir os artigos 3º e 4º será condenado à prisão, que poderá ser de até um ano, e multa, ou a uma ou outra destas duas penas. Art. 6º - O Ministro do Interior do Reich, com o assentimento do representante do Führer e do Ministro da Justiça, publicarão as disposições jurídicas e administrativas necessárias à aplicação desta lei.

Eles [os judeus] contaminaram os negócios alemães, violentaram a cultura alemã, degradaram nossa literatura, infiltraram-se em nossos teatros, escravizaram nossa imprensa, arruinaram a lei, envenenaram a economia alemã. Em todos os setores da vida alemã, eles destruíram a decência e a essência do que é alemão por meio da ganância e da irresponsabilidade aproveitadora. (Hitler, em Minha luta)

OUTROS EXEMPLOS DISCRIMINAÇÃO Esparta e as mulheres China e as mulheres Matrimônios entre negros e brancos Sulistas x nordestinos

A partir de 25 de fevereiro de 2010: Planeta Terra. NO PORTAL EDUCACIONAL A partir de 25 de fevereiro de 2010: Planeta Terra.                                           

BIBLIOGRAFIA GOLGIN, José Roberto. Eugenia. Porto Alegre: UFRS, ? Disponível em http://www.ufrgs.br/bioetica/eugenia.htm. Acesso em 09.02.2010. PORTAL EDUCACIONAL. http://www.colegiopentagono.g12.br. Acesso em 09.02.2010. UNESCO. Ano Internacional da Biodiversidade – 2010 – Diretrizes Gerais. Montreal: UNESCO, 2009.