Desenvolvimento de Jogos com XNA

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Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de Jogos com XNA Raphael Barros

Motivação ©2007 Raphael Barros

Motivação É visível a evolução dos jogos. ©2007 Raphael Barros

DESENVOLVIMENTO COLABORATIVO Motivação Mas, por que não esperar mais do que apenas evolução gráfica? Por que não usar os benefícios de outras áreas de Software? FACILIDADE DE CRIAÇÃO REUSO DESENVOLVIMENTO COLABORATIVO ©2007 Raphael Barros

Problemas Atuais Criar jogos hoje demanda muito conhecimento técnico Acesso aos kits de desenvolvimento para consoles é: Restrito Empresas já firmadas no mercado, com títulos já publicados Caro Exemplo: kit para o PlayStation 3 (~ US$ 30.000,00) Complexo Baseado em C/C++ Foco em otimização de espaço/performance, técnicas de mais baixo nível ©2007 Raphael Barros

Ainda... Desenvolver para PC ou para console? Mundo ideal: experiência uniforme, estimular o reuso! Presença de comunidades aquém do desejado para: Criar material de aprendizado Trocar experiências … Quais as chances de sucesso no desenvolvimento de jogos para… Estudantes, desenvolvedores independentes, etc.? ©2007 Raphael Barros

XNA Iniciativa da Microsoft para facilitar e popularizar o desenvolvimento de jogos, utilizando a linguagem C# e APIs de desenvolvimento. ©2007 Raphael Barros

Objetivos do XNA + Simplicidade de Desenvolvimento Plataforma Comunidade: Desenvolvimento multi-plataforma Camada 1 Camada 2 Camada 3 + ©2007 Raphael Barros

Objetivos do XNA Baixo custo Canal de Distribuição: PC: Nenhum  X-BOX: US$ 99,00 ao ano Canal de Distribuição: XBOX Live Arcade “Youtube dos jogos”? ©2007 Raphael Barros

Infra-Estrutura Necessária Windows XP SP2 ou Windows Vista Visual C# 2005 Express Edition (disponível o SP1) Placa de vídeo compatível com Direct3D 9.0 e Shader Model 2.0 XNA Game Studio Express (disponível o 1.0 Refresh) Para rodar no Xbox 360: Versão com HD ©2007 Raphael Barros

Visão Geral XNA Game Studio Express Framework Estende o C# Studio Express com o suporte ao XNA Framework Framework para desenvolvimento de jogos multi-plataforma Framework Versão customizada para o XBOX 360 ©2007 Raphael Barros

XNA Framework Starter Kits Conteúdo Código-fonte Games Componentes Conteúdo Código-fonte Games Pipeline de Conteúdo Modelo de Aplicação Framework (Extensões) Storage Math Input Audio Graphics Framework (Núcleo) Direct 3D XContent XINPUT XACT Plataforma Legenda: XNA provê Você provê Comunidade ©2007 Raphael Barros

Starter Kits Mini-jogos prontos para serem usados (jogados) e/ou estendidos. ©2007 Raphael Barros

Components Componentes reusáveis e plugáveis a qualquer jogo XNA Câmeras Contadores de frames por segundo Contador de Vidas … Classe GameComponent: Componente apenas com lógica de atualização (Update) Classe DrawableGameComponent: Lógica de atualização e desenho (Update & Draw) ©2007 Raphael Barros

Modelo de Aplicação Faz o serviço chato e trabalhoso para você Criação e gerenciamento de janelas Inicialização do DirectX (3D, Audio, Input, etc) Gerencia o loop (ciclo) principal de execução (Update/Draw) … além de automaticamente inserir no seu jogo boas práticas de programação de jogos! ©2007 Raphael Barros

Modelo de Aplicação Desenvolvimento acelerado: Primeiras linhas de código já são a lógica do jogo Possui recursos avançados Atualização da cena com passos fixos ou variados de tempo Extensível ©2007 Raphael Barros

Modelo de Aplicação Initialize Update LoadGraphicsContent Exit Draw ©2007 Raphael Barros

Pipeline de Conteúdo Ferramentas para processar conteúdo Facilidades: Texturas, modelos 3D, etc. Os itens (assets) de conteúdo são importados no XNA GSE. Os importers são normalmente fornecidos pelos fabricantes de ferramentas de criação de conteúdo digital (Autodesk, XSI, etc.) E exportados para o XNA num formato otimizado. Facilidades: Menos código para lidar com conteúdo Build de código e de conteúdo unificados ©2007 Raphael Barros

Exemplo ©2007 Raphael Barros

Conclusões O desenvolvimento de jogos agora está fácil e acessível Novo modelo para compartilhar, distribuir e vender jogos Grandes oportunidades através de competições! Imagine Cup 2008 Código gerenciado não é igual a baixo desempenho! ©2007 Raphael Barros

O que vem por aí... XNA GSE: XNA 2.0: Suporte a todas as versões do VS Templates para content importers e content processors Suporte à criação de Shaders ... XNA 2.0: Novas APIs para jogos multiplayer na Xbox Live Novo editor XACT para áudio Hospedagem de jogos XNA em .NET Windows Forms Execução de vídeos ©2007 Raphael Barros

O que vem por aí... XNA Game Studio Professional XNA Academic Program Jogos comerciais multi-plataforma XNA Academic Program Adoção em massa de cursos baseados em jogos “XNA Live Arcade”? “Youtube dos jogos” ©2007 Raphael Barros

Raphael Lima Belém de Barros Obrigado!!! Raphael Lima Belém de Barros rlbb@cin.ufpe.br raphaelbarros@gmail.com ©2007 Raphael Barros

Esta apresentação foi baseada na apresentação de André Furtado, intitulada: “O futuro e a popularização do desenvolvimento de jogos” ©2007 Raphael Barros

Referências Websites: XNA Develop Center: XNA Creators Club: http://msdn.microsoft.com/xna/ XNA Creators Club: http://creators.xna.com/ XNA Tutorial: http://www.xnatutorial.com/ Sharp Games: www.sharpgames.net ©2007 Raphael Barros

Referências Artigos: BIRCK, F. Guia Prático para iniciantes – Microsoft® XNA. Disponível em: http://www.fergonez.net/files/guia_xna.pdf. ©2007 Raphael Barros