CAMPO GRAVITACIONAL E ELÉTRICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eletrostática - Força elétrica
Advertisements

O que você deve saber sobre
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
Campo Elétrico Prof.: Boto.
ELETROSTÁTICA O modelo atômico simplificado consta de o núcleo atômico contendo prótons, nêutrons e uma eletrosfera. 1 - O núcleo possui dimensões.
CAMPO ELÉTRICO PROF.: Edson Tavares de Brito Disciplina: Física III
Campo elétrico Giovanni Ávila Física.
E L E T R O S T Á T I C A II 5 – Campo Elétrico
Eletricidade.
Eletrostática.
Campo Elétrico.
CAP-22: CAMPO ELÉTRICO Lista de exercicios: 1E, 2E, 3E, 4E, 5E, 6E, 14E, 17E, 25P, 39P,
Bacharelado em Engenharia Civil
Física Aula 05 - Eletricidade
Eletrostática Campo Elétrico Professor Sandro Dias Martins.
Física Aula 04 - Eletricidade
Viviane Galvão Aula 2 – Campo Elétrico Viviane Galvão
Eletromagnetismo – Aula 2
ELETROSTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Prof. André Pires.
CARGA ELÉTRICA O que você deve saber sobre O conceito de carga elétrica remonta à Antiguidade clássica. Há registros de que os gregos esfregavam peles.
Eletromagnetismo Parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, em particular as relações estabelecidas entre elas. Denomina-se.
Processos de eletrização ESTRUTURA ATÔMICA Prótons (p + ) Nêutrons (n 0 ) Elétrons (e - )
Experiências mostram que todo ímã possui dois polos, denominados norte e sul (inseparáveis), e que possuem propriedades de atração e repulsão quando.
LINHAS DE FORÇA As linhas de força são um conjunto de linhas imaginárias, dispostas de tal forma que a força que atua sobre uma carga de prova positiva.
Forças Tipos de grandezas Dennis Cox/ Shutterstock.
E NERGIA P OTENCIAL E LÉTRICA P OTENCIAL E LÉTRICO.
ELETRICIDADE Cargas Elétricas Campo Elétrico Potencial Elétrico Corrente Elétrica ELETROSTÁTICA ELETRODINÂMICA.
Processos de eletrização
Resultante de um sistema de forças
Leis qualitativas das ações eletrostáticas:
Eletrostática Instituto de Ensino Santo Antônio
Circuitos elétricos a (aula 2) INTRODUÇÃO AS GRANDEZAS ELÉTRICAS
Professor Bruno Nascimento
4 – FORÇA ELÉTRICA - LEI DE COULOMB
Fundamentos de Eletricidade
Fundamentos de Eletricidade
1. Um projétil é lançado com uma velocidade de módulo 20 m/s e formando com o plano horizontal um ângulo de 60°. Calcule os componentes horizontal e vertical.
Frente B: Eletricidade
LEI DE COULOMB UM POUCO DE HISTÓRIA
Estabilidade Edilberto BORJA.
Definição O potencial elétrico é uma grandeza escalar, que mede a energia potencial elétrica existente em um sistema, por unidade de carga de prova. A.
O CAMPO ELÉTRICO.
Eletrostática Capítulo 10 Livro 02
Aula 11: Lei de Biot e Savart
Potencial e trabalho da força elétrica
Professora Paula Melo Silva
Capacitores Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga elétrica e, conseqüentemente, energia potencial elétrica. Podem.
Introdução à Estrutura Atmosférica
ELETROMAGNETISMO ELETROSTÁTICA PROFESSOR :ADENAIR BEZERRA
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
CAMPO ELÉTRICO.
Física IV CAMPOS MAGNÉTICOS E CORRENTE ELÉTRICA
Magnetismo terrestre A Terra se comporta como um enorme ímã, com o polo magnético sul localizado nas imediações do norte geográfico e o polo magnético.
O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva.
PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO
Aulas e – Campo elétrico em condutores e campo elétrico uniforme
Eletromagnetismo – Aula 2
Professor Antenor Araújo
O que você deve saber sobre
Física III Potencial Elétrico Prof. Alexandre W. Arins.
O que você deve saber sobre
FORÇA ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB
VETORES PROFESSOR : MARCELO ALANO
2008 CAMPO ELÉTRICO Abud.
+ _ ROTEIRO R01 Fundamentos de Eletrostática Eletrização
LEI DE COULOMB FORÇA ELETROSTÁTICA
Eletricidade Lei de Coulomb F F Q q d + - d qQK F 2.. 
CAMPO ELÉTRICA Prof. Rangel Martins Nunes Abril de 2019.
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

CAMPO GRAVITACIONAL E ELÉTRICO

CAMPO ELÉTRICO Sua presença ou existência, é demonstrada pela alteração da região do espaço ao redor do qual se encontra um corpo eletrizado. Ao aproximarmos um bastão eletrizado de um pêndulo eletrostático, notamos que a certa distância, não há interação entre os corpos. Diminuindo essa distância, percebemos uma interação devido a atração ou repulsão entre os corpos. É a evidência do CAMPO ELÉTRICO

Chamemos a esfera Q inicialmente eletrizada positivamente de CARGA FONTE. Para provar a existência de um CAMPO ELÉTRICO ao redor do espaço em que se encontra Q, aproximaremos dois corpos de prova: q e q’. Analogia Em torno do planeta Terra, existe um CAMPO GRAVITACIONAL devido à sua massa. Ao redor de Corpos Eletrizados existe um CAMPO ELÉTRICO devido a presença de cargas elétricas.

O CAMPO ELÉTRICO depende apenas da presença da CARGA FONTE Mesmo que retiremos o corpo de prova, o CAMPO ELÉTRICO continua existindo ao redor da CARGA FONTE

Seja P, um ponto geométrico de uma região onde haja um campo elétrico. VETOR CAMPO ELÉTRICO Seja P, um ponto geométrico de uma região onde haja um campo elétrico. Ao conduzirmos até esse ponto um corpo de prova q, atuará nela uma força elétrica.

Ao substituirmos o corpo de prova q, repetidamente, por n cargas distintas, haverá a ação de n forças elétricas.

Verifica-se que:. 1. Todas as n forças têm a mesma direção. 2 Verifica-se que: 1. Todas as n forças têm a mesma direção. 2. Ao usarmos sempre cargas positivas, as n forças apresentarão o mesmo sentido. 3. Se usarmos alternadamente cargas de sinais contrários, o sentido das forças também se alterna. 4. A razão F/q, permanece constante. 5. A esta razão constante, denominamos portanto VETOR CAMPO ELÉTRICO, e indicamos por E.

DIREÇÃO E SENTIDO DA FORÇA ELÉTRICA E DO CAMPO ELÉTRICO Os vetores F e E  têm as seguintes características: mesma direção. se o corpo de prova é negativo (q < 0), F e E   têm sentidos opostos se o corpo de prova é positivo (q > 0), F e E  têm o mesmo sentido

CONCLUI-SE PORTANTO QUE: se a carga fonte puntiforme for negativa, o campo elétrico por ela gerado será de aproximação se a carga fonte puntiforme for positiva, o campo elétrico por ela gerado será de afastamento

INTENSIDADE DO CAMPO ELÉTRICO GERADO PELA CARGA PUNTIFORME

CAMPO ELÉTRICO RESULTANTE GERADO POR DUAS OU MAIS CARGAS FONTES PUNTIFORMES NUM PONTO P As cargas negativas geram campo elétrico de aproximação, ao passo que as cargas positivas geram campo elétrico de afastamento O vetor campo elétrico resultante será dado pela soma vetorial de cada um dos vetores campo elétricos gerados em P: Eres = E1 + E2 = E3

LINHAS DE FORÇA As linhas de força (ou de campo) são linhas imaginárias, tangentes aos vetores campo elétrico em cada ponto do espaço sob influência elétrica e no mesmo sentido dos vetores campo elétrico.

CAMPO ELÉTRICO DE DUAS CARGAS PUNTIFORMES DE MESMO SINAL DE SINAIS CONTRÁRIOS

VETOR CAMPO ELÉTRICO E LINHAS DE FORÇA/CAMPO

CAMPO ELÉTRICO UNIFORME Suponhamos dois condutores planos, paralelos e próximos. Se estes forem carregados com cargas de mesmo valor, porém de sinais opostos, o campo elétrico que se formará entre eles será dito uniforme. Suas linhas de força são paralelas e igualmente espaçadas umas das outras, o que implica que os vetores que representam o campo elétrico nesta região  têm, em todos os pontos, mesma intensidade, direção e sentido. Em certas representações, apenas nos bordos o campo deixa de ser uniforme: as linhas de força se curvam, como mostra a figura abaixo.