REALIDADE VIRTUAL NA ARQUITETURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3D: Realidade Virtual Multimídia e Hipermídia Fábio Menezes
Advertisements

Bacharelado de Informática PUC-Rio Prof. Rodrigo Toledo
Plataformas Sociais Trabalho realizado por : Cátia Freire Raquel Maudslay Rui Martins Tânia Velez.
MODELOS E OUTROS São termos utilizados para versões iniciais de um produto que ainda não foi comercializado, mas que está em fase de desenvolvimento, projeto,
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Biometria, do ponto de vista da tecnologia da informação, é a técnica utilizada para medir e se obter determinadas informações físicas sobre um indivíduo.
Realidade Aumentada (RA) Aline de Oliveira Machado Márcio Cerqueira de Farias Macedo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAHIA Análise.
Michel Traub e Fernando Leite
Introdução à Realidade Virtual
Tatiane Cruz de Souza Honório
PROJETO DE INFORMÁTICA
QoS para Realidade Virtual
A terceira dimensão.
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE REALIDADE VIRTUAL PARA VISUALIZAÇÃO 3D DA GEOMETRIA DE DUTOS – MÓDULO DE VISUALIZAÇÃO Cauê Avila Clasen (bolsista); Analucia.
Sistema de Computação Gráfica
Aplicação da modelagem 3D no setor Industrial
Engenharia de Software
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Hardware/Software para Multimédia
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Introdução aos Sistemas Multimédia
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2008 Integrantes: Anderson José Perottoni Fernando Y.
Uso da Tecnologia da Informação na Construção Civil
Seminário de Multimídia
RV imersiva e não imersiva Conceitos e Dispositivos
Hardware e software By Alessandro Andrade.
Realidade Virtual no Ensino de Física a Distância e Presencial
Futebol de robôs, uma aplicação de robótica
REVISÃO.
Interação através de interfaces avançadas
 É um meio tridimensional gerado pelo computador que permite o utilizador ver, interagir e manifestar noutros ambientes.
Realidade Virtual: Uma coisa muito bonita Quando feita em condições…
Reactive Shapes João Edmundo Orientador: Joaquim Jorge Co-Orientador: Bruno Araújo.
UFSC-CTC-INE Prof. Raul Sidnei Wazlawick
Realidade Aumentada Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes
Computação gráfica aplicada à construção de maquetes virtuais Introdução A computação gráfica evolui em conjunto com a evolução da informática em geral.
Professor – LUIZ ROGÉRIO
Multimídia para fins Educativos
Realidade Aumentada para fins Educativos
Estágio curricular Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia 2º Ano -2º Semestre Mestranda:
O que é Design ? Denomina-se Design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato.
TRABALHO REALIZADO POR: MARCO SANTOS 10ª A ESCOLA PROFISSIONAL DE VOUZELA 2013/2014.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Realidade Aumentada Estágio curricular Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia 2º Ano.
Virtualização/Hipervisão/Servidores Microsoft
Sistema de Acompanhamento Multimídia de Empreendimento Proposta Março 2010.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 5
Introdução à Teoria da Interactividade Aplicações Informáticas B
NOÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO – ENG.1560
O que é multimídia.
Computação Gráfica - Introdução
Revisão de Arte 9º Ano.
AMBIENTES DE SIMULAÇÃO
INTRODUÇÃO À TEORIA DA INTERACTIVIDADE
Introdução à Teoria da Interactividade
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Criação de Jogos Eletrônicos O Mundo 3D
Mundos Virtuais Rafael Reis Nº 6495 Rui Sousa Nº 6127
Multimídia Hardware/Software para Multimídia (Parte I)
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Fundamentos de Sistemas Multimídia
1. Introdução à Teoria da Interactividade
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
O que é Multimídia Sistemas e Aplicações Multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos.
Transcrição da apresentação:

REALIDADE VIRTUAL NA ARQUITETURA

DEFINIÇÃO O termo Realidade Virtual refere-se a uma experiência imersiva e interativa baseada em imagens gráficas 3D, geradas em tempo-real por computador.

HISTÓRIA 1950 – Simuladores de voo. 1958 – Philco desenvolve câmeras e capacetes. 1962 – Morton Heilig inventa o Sensorama. 1977 – Surgem as primeiras luvas digitais. 1987 – VPL vende luvas e capacetes. 1999 – Surge o Second Life.

DISPOSITIVOS Luva digital Óculos estereoscópicos Capacete de imersão Dispositivo de retorno háptico Sistemas multiusuários e coorporativos E outros dispositivos básicos, como: teclado, mouse, monitor, imagens tridimensionais, vídeo e áudio.

REALIDADE VIRTUAL, ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO Dificuldade em representar projetos tridimensionais. Exigência de imaginação do cliente. O uso da computação gráfica e da realidade virtual como forma de sanar tais problemas.

O SECOND LIFE E A ARQUITETURA Ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual, ou uma rede social. Arquitetos da vida real fazem seus projetos no “jogo”, os quais podem, posteriormente serem visitados por seus clientes. Curiosidade: Anshe Chung e Scope Cleaver.

PROGRAMA ARTHUR Os Engenheiros do Fraunhofer Institute (Alemanha) lançaram um novo programa de computador chamado ARTHUR ("Augmented Round Table for Architecture and Urban Planning": mesa redonda ampliada para arquitetura e planejamento urbano). Mostra resultados em tempo real. Função de trabalho conjunto (pode ser discutido por engenheiros e arquitetos, por exemplo). Modificações vistas uma de cada vez ou todas ao mesmo tempo.

Uso de óculos especiais. Permite a execução de simulações. Isto permite que os planejadores do projeto determinem, por exemplo, como modificações arquitetônicas impactarão o tráfego dos visitantes ou como ficará o fluxo de ar no interior do edifício.

PROBLEMAS Foto –realismo: A perspectiva e as dimensões dos elementos são alteradas segundo o movimento do usuário, podendo ocasionar uma defasagem na exibição, comprometendo o resultado final e criando uma impressão pouco natural. Dispositivos: qualidade de exibição inferior à da televisão. Equipamentos intuitivos e sensoriais: A voz e os gestos, incluindo as sensações tácteis virtuais, ainda são extremamente difíceis de serem obtidas de forma aplicável.

Desenvolvimento de software e ferramentas virtuais: a criação de ambientes virtuais requer o desenvolvimento e a combinação de programas com diferentes características e propriedades.

CONCLUSÃO A Realidade Virtual poderá exercer uma influência notável na construção civil em um futuro próximo,tendo em vista a possibilidade de colaboração entre arquitetos, engenheiros e clientes no interior do projeto concebido; a proposição de ambientes virtuais; a imersão em propostas arquitetônicas e urbanas; e o enriquecimento da realidade com base em informações virtuais dos componentes do edifício.Contudo, coloca-se em relevo a necessidade de desenvolvimento em termos de programas integrados e equipamentos intuitivos, proporcionando mundos virtuais verossímeis, interativos e imersivos, a fim de possibilitar a disseminação do emprego da Realidade Virtual entre os profissionais da construção civil e, consequentemente, a viabilização técnica e comercial das novas tecnologias.

GRUPO ALESSANDRA MARINHO ANA PAULA VICENTE BRUNA VELLOSO ERIVELTON ROSSINI FERNANDO CANHAVATE RENATA MOLIANI