A Pintura e a Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Simbolismo.
Advertisements

DAFEN A Cidade Dos Copistas Ligue o som.
$I$TEMA MONETÁRIO.
Música : Holding Your Hand
Chapeuzinho Rosa ♥.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Fauvismo.
Estética – Siron Franco
Escola Secundária de Cantanhede Língua Portuguesa
Music: Holding your hand
Relação Obsessiva Jean François Millet ( )
(Carta de um filho ao seu pai)
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Assim é a Vida....
A Boneca e a Rosa.
A Pintura.
Quem foi Allan Kardec?.
Como Se Educa Para a Vida Música: Imagine – John Lennon
A casa, uma parte de mim no mundo
Na vida temos que ter atitude.
Laura Reydon e Luana Castro
Pierre Auguste Renoir
Amor com Amor se paga.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Cândido Portinari.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
LENDA CHINESA.
Clique para passagem de slides
Bombeiros... Uma filosofia de vida!
... A ATITUDE É TUDO ....
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
"Quem vê a mim, vê o Pai" (cf.João 14,9).
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Impressionismo.
AS COISAS NEM SEMPRE SÃO O QUE PARECEM
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
João e Mário ..
AS COISAS NEM SEMPRE SÃO O QUE PARECEM
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Assim é a Vida....
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
"O Homem é do tamanho do seu sonho."
Tema: Sou um poeta.
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
A mãe parou ao lado do leito de seu filhinho de 6
Pai Nunca Desiste autor desconhecido.
Semana de Arte Moderna Nomes: Michael Douglas Bruno
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
By Búzios Slides UMA LENDA CHINESA Automático.
Tema. Sou uma poetisa.
Liderança Martin Luther King JR..
Eu sou poeta.
Pós-impressionismo Ap.4 – Frente 2 – aula 23 – pág. 290.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Eu sou um poeta.
Eu sou o poeta.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Pintura Pós-impressionista
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Música (1910) - Henri Matisse
Impressionismo Ensino Médio.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
ALL STAR & MONET.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Vincent Van Gogh e Tomie Ohtake
Transcrição da apresentação:

A Pintura e a Matemática Tudo o que você sempre quis saber sobre A pintura e a matemática mas nunca Teve coragem de perguntar

No Quadro de hoje... Paul Cézanne – Boletim escolar do aluno de liceu: notas excelentes em todas as matérias, menos em desenho. Paul Gauguin – Aos 35 anos, próspero, pai de cinco filhos, amigo de artistas e artista nas horas vagas, um homem decide romper com as amarras do presente para ir ao encontro de sua própria verdade.

Apresentador Fernando Nera Lenarduzzi 2º Ano de Graduação 1º de PET Gosta: Matemática, música e de madrugadas frias. Não gosta: Políticas educacionais, madrugadas quentes e outras coisas.

“Eu sou um marco. Outros virão.” Paul Cézanne “Eu sou um marco. Outros virão.”

Vida e Obra Nasce a 19 de janeiro de 1839,em Aix-em-Provence, Provença, ao Sul da França. Era filho de Louis-Auguste Cézanne e Anne-Elisabeth Honorine Aubert e tinha duas irmãs, Marie e Rose. Em 1852, ingressa no Colégio Bourbon, onde começa a amizade com Émile Zola. Diploma-se em letras e, a pedido do pai, ingressa na Faculdade de Direito de Aix.

Vida e Obra Apoiado pela mãe e irmã, consegue aprovação paterna e vai a Paris em abril de 1861. Passa a frequentar a Academia Suíça, onde conhece Pissarro. Tem grande admiração por Rembrandt, Veronese e Rubens. Não é aceito na Escola de Belas-Artes e tem seu trabalho exibido no Salão dos Recusados, que depois visita com Zola. Trabalha na Academia Suíça, tornando-se amigo de Monet, Sisley e Renoir.

Vida e Obra Inspirado pelas obras de Delacroix e Courbet, pinta obras com temas eróticos, como A Orgia, misturados com motivos religiosos, A Tentação de Santo Antônio. Sempre irrequieto, oscilando dea euforia ao abatimento, circula entre Paris e Aix. É incompreendido, os quadros são sistematicamente recusados. Sua carreia ressente-se a avanços e recuos.

Cézanne "L'orgia" 1868-1870

Vida e Obra Durante a Guerra Franco-Prussiana, refugia=se e trabalha na Estaque, onde vive com sua futura esposa, Hortense Fiquet que mais tarde lhe daria um Filho. Com o fim da Comuna de Paris, volta a capital, mas logo em seguida via ao encontro de Pissarro em Pontoise. Entra para o Grupo Impressionista e participa de sua primeira mostra pública, em 1874, e zombam de suas pinturas. Uma Moderna Olímpia é dessa fase.

Cézanne “Uma Moderna Olímpia”

Vida e Obra O grupo impressionista já não o considera um deles. Cézanne quer restaurar a sensação de estrutura dos objetos, converter a natureza em cilindros, cones e esferas. O que o separa mais do impressionismo. No romance A Obra, de 1886, Émile Zola o toma por modelo do personagem Claude Lantier, um pintor fracassado e medíocre. A amizade termina. No mesmo ano, casa-se com Hortense Fiquet e a morte do seu pai, que lhe deixa uma fortuna: 400.000 francos (£218.363,62), faz o pintor voltar a Aix.

Cézanne “O Golfo de Marselha”

Vida e Obra A partir de 1888, pinta livremente. Críticos saúdam suas novas obras e as galerias acolhem suas telas. Van Gogh, Gauguin e o amigo Pissarro, tributam-lhe homenagens. Atinge o apogeu de sua carreira, tem obras expostas em várias vitrines e consolida sua carreira. Nessa fase final de sua carreira, pinta Maçãs e Laranjas, considerado um inventário estético de Cézanne.

Cézanne “Maçãs e Laranjas”

Morte Durante uma tempestade no dia 15 de outubro de 1906, ele trabalhava no campo, diante do cavalete quando a cabeça rodou e caiu no chão desmaiado. Foi levado de carrinho de lavadeira para sua casa. Morreu dias depois de pneumonia.

Estilo e Fases É chamado de ligação entre o impressionismo e o cubismo e suas obras são de natureza morta. No Período Negro de sua carreira, de 1861 – 1870, não usava muitas cores e se prendia às cores escuras.Nesse período pintou O Homem com Barrete de Algodão. No Período Impressionista, de 1870 – 1878, torna seus quadros mais luminosos, como sugerido por Pissarro. Pinta A Casa do Enforcado.

Cézanne “A Casa do Enforcado”

Estilo e Fases Durante o Período Maduro, 1878 – 1890, a família Cézanne fixou residência na Provença. Esta mudança reflete uma independência em relação aos impressionistas. Pintou O Castelo de Médan. O Período Final, 1890 – 1905, marca o final de sua carreira, com grandes problemas de relacionamentos. Pinta Maçãs e Laranjas.

Cézanne “Castelo de Médan”

Paul Gauguin "Quando a tua mão direita estiver hábil, pinta com a esquerda; quando a esquerda ficar hábil, pinta com os pés."

Vida e Obra Nome completo: Eugène-Henri-Paul Gauguin Nasceu em Paris, a 7 de junho de 1848. A cidade estava tomada pela revolução francesa. Quando Napoleão toma o poder em 1951, a família de Gauguin deixa a França. Clóvis Gauguin, pai de Paul, era jornalista e foge para Lima, Peru, com medo de represálias. Contudo morre no meio do caminho.

Vida e Obra Volta para França em 1855 e passa a morar em Orléans e aos 17 anos enegreça na marinha mercante. Por meio do tutor, Gustave Arosa, consegue um emprego como corretor de fundos público. Revela-se ótimo homem de negócios. A exemplo do tutor, passa a se interessar por artes, em especial por Pissarro.

Vida e Obra A 24 de novembro de 1873, Gauguin casa-se com Mette Sophie Gad, dinamarquesa de 24 anos, de boa família protestante, com quem teve 5 filhos. Era pintor de fim-de-semana, mas mostrava grande aptidão e interesse no impressionismo, apesar de ser meio tradicionalista na época. A amizade com Pissarro é decisiva. “Não é possível ser pintor de fim-de-semana, tem que optar e essa opção é possível!”

Vida e Obra “Enfim, posso pintar todos os dias”. Não vende um único quadro em quase dois anos. Resolve mudar-se para Copenhague, cidade natal da mulher. Volta a Paris trazendo somente o filho mais velho, Clóvis. Em Paris, 1886, depois de muitas viagens, conhece o amigo Vincent van Gogh.

Gauguin “Vincent van Gogh pinta girassóis ”

Vida e Obra Em 1887, na América Central, se depara com “o imenso palácio decorado pela natureza”, cuja forma e cores constituem sua busca mais profunda. Substitui tons de cores baixos, como em Vacas no Bebedouro, por quadros enriquecidos como A Baía de Saint-Pierre na Martinica.

Gauguin “Vacas no Bebedouro”

Gauguin “A Baía de Saint-Pierre na Martinica”

Vida e Obra Em fevereiro de 1888, vai novamente a Pont-Aven, onde cria a teoria essencialista. Nas suas pinturas, a cor se torna mais arbitrária e mais pura e ocupa mais espaço na tela, como em Jacó e o Anjo. Em outubro de 1888, vai ao encontro de van Gogh para a inauguração do Estúdio do Sul. Passam dois meses trabalhando e discutindo até a exaustão.

Gauguin “Jacó e o Anjo”

Vida e Obra Viaja mais uma vez, dessa vez para o Taiti. Numa pequena aldeia maori, casado com uma nativa – Téhoura -, Gauguin crê ter renascido. Pinta novos quadros: beleza do espaço natural. Assim é Ta Matete – O Mercado. Volta pra França, por causa da herança do tio. Mas fica sem dinheiro algum. Não consegue vender muitos quadros. Em 1885 deixa a Europa de vez (finalmente) e vai ao Taiti.

Vida e Obra 1997 - Pobre, doente, endividado, com problemas com o governo e o clero e recebe a notícia que sua filha Aline está morta. Nesse mesmo ano pinta De Onde Viemos? Que Somos? Para onde vamos?. Esta obra reflete a existência humana, a cultura e sonhos dos homens. “Eu queria morrer e com tal estado de espírito eu a pintei de um só golpe. Apressei-me em assassiná-la e tomei uma dose formidável de arsênico. Provavelmente foi demais; sofrimentos atrozes, mas não a morte...”

Gauguin “Ta Matete – O Mercado”

Gauguin “De Onde Viemos? Que Somos? Para onde vamos? ”

Morte O artista se envolve em disputa com as autoridades coloniais, defendendo os direitos dos indígenas de não frequentar as escolas dos missionários e de não assistir a missa. A 23 de março de 1903 é encarcerado. Às 11 horas da manha do dia 8 de maio, o amigo maori Tioka visita-o em sua cela. “Venham logo! O Branco morreu” Minutos depois: “Agora não existe mais homem”.

Estilo Gauguin desenvolveu as técnicas do “sintetismo" e “cloisonnisme" (alveolismo), estilos de representação simbólica da natureza onde são utilizadas formas simplificadas e grandes campos de cores vivas chapadas, que ele fechava com uma linha negra, e que mostravam uma forte influência das gravuras japonesas. A sua pintura é caracterizada por: Natureza alegórica, decorativa e sugestiva; Formas dimensionais, estilizadas, sintéticas e estáticas.

Gauguin “Vairumati ”

Gauguin “Cavaleiros na Praia”

Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_C%C3%A9zanne http://educacao.uol.com.br/biografias/paul-cezanne.jhtm http://www.pintoresfamosos.com.br/?pg=cezanne http://www.youtube.com/watch?v=D25zQsfNPYY http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Gauguin http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u382.jhtm http://www.vidaslusofonas.pt/paul_gauguin.htm http://www.youtube.com/watch?v=zWqC_KxAp84 Gênios da Pintura, vol. III – Editora Abril Cultural, 1972.

Obrigado