Unidade 15 Formulação de Modelos
DC 3 1932
All metal Carenagem motor bimotor Navegação radio
30 horas de ensaio em túnel
Primórdios da Aeronáutica realizada no protótipo Experimentação realizada no protótipo Solução direta
Solução Direta -Dispendiosa -Pouco prática
Solução Direta -Dispendiosa -Pouco prática
Solução Direta -Dificuldades de otimização -Destrutiva e perigosa
Alta Complexidade dos Projetos Modernos
1909 Demoiselle
The first jet airliner De Havilland Comet 1, entered service on May 2, 1952 on the London - Johannesburg route 84 Passengers 4 Rolls-Royce Avon engines 535 mph cruise
SST Boeing
Modelos
-Fatores irrelevantes. podem ser desconsiderados -Fatores irrelevantes podem ser desconsiderados na construção do modelo -Decompor o modelo em sub- problemas -Refinar os modelos -Determinar sensibilidades -Previsões
Modelos são idealização incompletas Limitação dos Modelos Modelos são idealização incompletas
Sempre ocorrerá diferenças dos resultados calculados e medidos
As diferenças de resultados depende das suposições e simplificações
mola F = k x F
Sempre ocorrerá. diferenças dos resultados Sempre ocorrerá diferenças dos resultados calculados (modelos) e medidos (protótipo)
Os modelos não são únicos
Problema: Escoamento de fluidos
Problema de alta complexidade Modelo com simplificações
Equação de Bernoulli
Restrições: Escoamento em regime permanente Escoamento incompressível Escoamento sem atrito Ao longo de uma linha de corrente
Ao longo de uma linha de corrente
Modelo mais elaborado: Equações de Navier & Stokes
Um mesmo modelo pode representar problemas diferentes x c k
Os modelos não são únicos
Tipos de modelos 1- Modelos Icônicos 2- Modelos Analógicos 3- Modelos Simbólicos
1- Modelos Icônicos Apresentam equivalência geométrica visual em escala ampliada ou reduzida Podem mostrar somente partes ou características relevantes para o propósito imediato
Classes dos Modelos Icônicos Modelos Icônicos bidimensionais
Modelos Icônicos bidimensionais Mapas Modelos Icônicos bidimensionais
Modelos Icônicos bidimensionais Desenhos Modelos Icônicos bidimensionais
Classes dos Modelos Icônicos Modelos Icônicos réplicas físicas tridimensionais
Modelos Icônicos réplicas físicas tridimensionais Maquetes
Modelos Icônicos réplicas físicas tridimensionais miniaturas
Modelos Icônicos réplicas físicas tridimensionais Boeing 2707 Concorde Peso total ao decolar 306t 159 t Raio de ação 6.400 km 6.400 km Velocidade de cruzeiro 2.900 km/h 2.335 km/h Altitude de cruzeiro 19.500 m 19.000 m Envergadura 53 m 25 m Comprimento 93 m 58 m Primeiro vôo previsto 1968-1970 1968 Entrada em serviço por volta de 1975 1971 Mock-up
Tipos de modelos 1- Modelos Icônicos 2- Modelos Analógicos 3- Modelos Simbólicos
Seguem o mesmo princípio do original 2- Modelos Analógicos Seguem o mesmo princípio do original
Tipos de modelos 1- Modelos Icônicos 2- Modelos Analógicos 3- Modelos Simbólicos
Descrição de um sistema Relações quantitativas Relações qualitativas 3- Modelos Simbólicos Modelo Matemático Descrição de um sistema Relações quantitativas e Relações qualitativas
Relações quantitativas Potência Dimensões Custos Relações qualitativas Segurança Confiabilidade Aparência
Modelo matemático -Permite generalizações -Permite simplificar problemas complexos -Permite utilizar métodos matemáticos -Produz resultados numéricos
Preparação do Modelo Matemático 1-Identificar as variáveis 2-Suposições simplificadoras 3-Condições de contorno 4-Equacionar 5-Simplificar
Características do Modelo matemático 1-Previsão de desempenho 2-Complexidade mínima 3-Termos separados 4-Fácil verificação
Case Study Tanque de água de uma betoneira Espaço disponível 1,5 x 0,6 x 0,6 m Capacidade 430 l Resistência à corrosão Fabricação simples Enchimento e esvaziamento fácil
Forma geométrica Esférico 0,91 m Cilíndrico
Variáveis C Custo total Ca Custo do aço Cs Custo da soldagem Cg Custo da galvanização W Peso de aço w Comprimento da soldagem A Área de superfície
Restrições e constantes V Volume 430 l ca Custo unitário do aço cs Custo unitário da soldagem cg Custo unitário da galvanização Lmáx = 1,5 m Dmáx = 0,6 m Chapa 1,6mm (ca = 125,00/m2) cs = 30,00 Cw = 20,00
equações
Caso 2 Ascensão de Bolhas Gasosas em Meio Líquido Infinito Variáveis do problema: onde g é a aceleração da gravidade, a densidade, a viscosidade absoluta, a tensão superficial, D o diâmetro equivalente, U a velocidade terminal da bolha e V o seu volume. Os índices L e G correspondem, respectivamente, à fase contínua e à fase dispersa, consideradas, na presente análise, como incompressíveis e newtonianas
U = 12,0 cm/s D = 1,05 mm.