Sobre a Questão do Aborto no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução demográfica na RMPA
Advertisements

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Pesquisa de Opinião Pública Sobre Audiência de Rádio Cruzamentos
Objetivo Este estudo tem como objetivo mapear e compreender, com profundidade, os hábitos culturais da população paulista com 12 anos ou mais.
Projeto “Meu Bairro, Meu País ”
Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
POBREZA E RAÇA NO SÉCULO 21
Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Estrutura de Seleção Exercício Estrutura de Seleção 2º Semestre 2009 > PUCPR > Design.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Realizado no Curso EFA Cozinha – Valença
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Juventude Brasileira: análises de uma pesquisa nacional
Análise dos Resultados Preliminares do Universo e da Amostra
FUNÇÃO MODULAR.
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
PROGRAMA ESTADUAL DE VACINAÇÃO CONTRA HEPATITE B
INQUÉRITO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ISA Capital
Estudo de cunho Etnográfico.
Questionário de Avaliação Institucional
A Tabuada.
Quem é o jovem brasileiro?
Provas de Concursos Anteriores
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Núcleo de Estudos e Opinião Pública Agosto de 2012 – Maio de 2013 ESTRATOS SOCIAIS EMERGENTES E CULTURA POLÍTICA.
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
DINÂMICA DEMOGRÁFICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA I
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Projeto Voluntariado Brasil 2011 Job 11/ /12/2011.
Brasil: o País do futebol – O que pensa os recifenses sobre o futebol? RECIFE RECIFE PESQ. Nº 013/2013.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
SÃO PAULO IBOPE – Nov/07 a Jan/08.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
Salas de Matemática.
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2007
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Isabel do Carmo Galvão Teles Luís Medina Lima Reis Mário Carreira
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
POSICIONAMENTO DAS RÁDIOS LOCAIS FRENTE A CONCORRÊNCIA EXTERNA PESQUISA DE MERCADO AGOSTO/SETEMBRO/2002 COMO & PORQUE – PESQUISAS DE MERCADO.
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
DADOS ESTATÍSTICOS DE MULHERES NO PODER - BRASIL.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
1 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary.
Saúde Mental População Outubro/ 2007.
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Pulso Brasil CIESP/fev 2007 edição março [ 2 ] Pulso Brasil  1000 entrevistas mensais nacionais  entrevistas por ano  Amostra probabilística.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
1 Saúde Mental Outubro/ 2006 Psiquiatras e População.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Transcrição da apresentação:

Sobre a Questão do Aborto no Brasil Pesquisa Comissão de Cidadania e Reprodução – Ibope Apoio: IWHC – International Women’s Health Coalition Junho 2003

Amostra probabilística em 3 estágios 1º. Seleção de municípios 2º. Seleção de setores censitários dentro dos municípios selecionados 3º. Seleção de pessoas dentro dos setores censitários Realizadas 2000 entrevistas em 145 municípios com pessoas de 16 anos ou mais de idade.

Variáveis consideradas na pesquisa Sexo Idade Grau de Instrução Renda familiar (em salários mínimos) Critério Econômico Brasil (classe A, B, C, D e E) Religião Região Condição do domicílio (capital, periferia, interior) Porte do Município (em número de habitantes)

Perguntas sobre Aborto na Pesquisa “Existem propostas no país, para mudar a legislação do aborto e gostaríamos de saber sua opinião sobre o assunto” 1. Você tem acompanhado o debate sobre a questão do aborto no Brasil? a.) sim b.) não

2. O aborto só é permitido no Brasil em dois casos: gravidez resultante de estupro e para salvar a vida da MULHER. Na sua opinião, a lei: a.) Deveria ampliar a permissão para o aborto b.) Deveria continuar como está c.) Deveria proibir o aborto em qualquer caso d.) Não tem opinião formada

3. Para quem respondeu a letra “a” na pergunta 2: A permissão para a realização do aborto deveria ser ampliada para quando: (respostas não excludentes) a.) gravidez põe em RISCO a SAÚDE da mulher b.) o feto tem uma malformação e não tem chances de viver c.) a mulher é abandonada pelo parceiro d.) a mulher não tem condições financeiras para criar bem a criança e.) a mulher não tem condições psicológicas e físicas para seguir com a gravidez f.) em qualquer situação que a mulher solicite

Resultados I. Acompanhamento do debate sobre Aborto a.) Proporção que vem acompanhando o debate sobre o aborto

b.) A proporção de SIM é estatisticamente maior entre: as mulheres (45% versus 38% para os homens) as pessoas mais escolarizadas (48% versus 35% para analfabetos funcionais) as pessoas com maior rendimento familiar (51% versus 34% para pessoas com até um salário mínimo) Para todas as demais variáveis não houve diferença estatística

II – Opinião sobre a lei do aborto Total Tem acompanhado o debate Sim Não Deveria Ampliar a permissão do aborto 9,7 10,6 9,2 Deveria Continuar como está 52,9 58,6 48,8 Deveria Proibir o aborto em qualquer caso 33,7 29,5 36,9 Não sabe, não tem opinião formada 3,7 1,3 5,1 100,0

a.) Diferenciais sócio-demográficos da opinião sobre a lei do aborto Distribuição da opinião sobre a lei do aborto segundo sexo 65,5 34,5 64,4 35,6 0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 80,0 Deveria pelo menos continuar como está Deveria Proibir o aborto em qualquer caso Masculino Feminino

b.) Modelo Estatístico Chaid para preditores da opinião sobre a lei do aborto

% de pessoas favoráveis (*) III – Circunstâncias nas quais a permissão para a realização do aborto deveria ser ampliada Circunstâncias % de pessoas favoráveis (*) Quando o feto tem uma malformação e não tem chances de viver 62% Quando a gravidez põe em risco saúde da mulher 53% Quando a mulher não tem condições financeiras para criar bem a criança 37% Quando a mulher não tem condições psicológicas ou físicas para seguir com a gravidez 31% Em qualquer situação que a mulher solicite 15% Quando a mulher é abandonada pelo parceiro 12% Total de entrevistados favoráveis à ampliação da lei 165 (*) respostas múltiplas