FISIOPATOLOGIA E FARMACOTERAPIA V Prof. Licínio Andrade Gonçalves, Msc.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento.
Advertisements

ESTRUTURA DOS ÁCIDOS NUCLÉICOS E CROMOSSOMOS
COMPOSTOS NITROGENADOS DAS CÉLULAS
Prof. Thiago Moraes Lima
Estrutura do DNA.
Ácidos Nucleicos O código da Vida.
Professora Marisa Dionísio
ÁCIDOS NUCLEICOS Existem 2 tipos de ácidos nucleicos:
Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS
Ácidos Nucleicos.
Ácidos Nucléicos.
Há dois tipos identificados de ácidos nucléicos, que são:
Estrutura dos Ácidos Nucléicos
Estrutura dos Ácidos Nucléicos
MATERIAL GENÉTICO E SÍNTESE DE PROTEÍNA
NUCLEOTÍDEOS E ÁCIDOS NUCLÉICOS
NUCLEOTÍDEOS E ÁCIDOS NUCLÉICOS
DNA e RNA.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Ácidos Nucléicos.
Aula 10 – Ácidos Nucléicos
DNA – RNA – SÍNTESE DE PROTEÍNAS
ÁCIDOS NUCLEICOS Os ácidos nucleicos são formados por: - Grupo fosfato
Ácidos nucleicos.
Ácidos Nucleicos Estão relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) Ácido desoxirribonucleico (DNA) – Caracteres.
Metabolismo de controle
Sequencia de aminoácidos
Ácidos nucléicos e síntese proteica
Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento.
Ácidos Nucléicos – DNA e RNA
Aula Teórica Nº 01 Componentes Químicos da Célula
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
ÁCIDOS NUCLEICOS.
Ácidos Nucléicos Molécula de DNA e RNA.
Ácidos Nucléicos.
Práticas Pedagógicas de Biologia Estrutural
Ácidos Nucléicos Prof. Marcelo C..
Profª. Drª Narlize Silva Lira
Introdução à Biologia Molecular
Ácidos Nucléicos – DNA e RNA
BIOLOGIA INTERATIVA Ronnielle Cabral Rolim
Genética A genética é a parte da biologia que estuda a passagem das características biológicas e físicas de geração para geração. Os cientistas acreditam.
Ácidos Nucléicos: DNA e RNA
Ácidos Nucléicos Heloisa Pandolpho. Constituintes: Nucleotídeos: formados por três diferentes tipos de moléculas: um açúcar (pentose): desoxirribose no.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
ÁCIDOS NUCLEICOS Professor: Warley Ferreira. COMPOSIÇÃO NUCLEOTÍDEOS OS ÁCIDO NUCLÉICOS SÃO TAMBÉM DENOMINADOS POLINUCLEOTÍDEOS, POIS SÃO POLÍMEROS COMPOSTOS.
Prof. : Diogo Silva ESTRUTURA DO DNA E RNA. O DNA DO HOMEM DE GELO.
Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26.
Ácidos Nucléicos Prof. Marcelo C. Turmas 101 e 102.
Hélio Sylvestre ÁCIDOS NUCLEICOS – DNA / RNA. Hélio Sylvestre.
ÁCIDOS NUCLÉICOS. DNA RNA Nos núcleos das células, das mitocôndrias e dos cloroplastos encontramos dois tipos de ácidos nucléicos:
Glicídios. DEFINIÇÃO FUNÇÕES  Os glicídios, também chamados de açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente.
Seguinte Apoio e Financiamento: Seguinte enética P G.
Síntese de proteínas. Realiza o processo de tradução.
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
BIOQUÍMICA CELULAR.
O Núcleo Função: coordenar todas as funções da célula.
Paula Costallat Cantão
Ácidos Nucleicos e DNA.
Ácidos nucleicos e síntese de proteínas
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Constituição dos ácidos nucleicos NUCLEÓTIDO Unidade básica dos ácidos nucleicos. Cada nucleótido é constituído por uma base azotada, uma pentose e um.
A Genética Molecular em Análises Clínicas
DNA------(1) >RNA (2) > Proteínas
Ácidos nucleicos e síntese de proteínas
O Núcleo Função: coordenar todas as funções da célula.
DNA, RNA E CÓDIGO GENÉTICO ÁCIDOS NUCLÉICOS – O CÓDIGO DA VIDA DNA e RNA  cadeia de polinucleotídeos DNA e RNA  cadeia de polinucleotídeos.
1) O que podem representar os cachos da Daenerys?
RNA ÁCIDO RIBONUCLEICO.
Transcrição da apresentação:

FISIOPATOLOGIA E FARMACOTERAPIA V Prof. Licínio Andrade Gonçalves, Msc.

Seção 1 - Conteúdo Características e propriedades dos ácidos nucleicos Noções básicas das estruturas dos ácidos nucléicos. Diferenças básicas entre DNA e RNA. Nucleotídeos e Nucleosídeos. Estrutura molecular e diferenças entre as bases nitrogenadas do DNA e RNA. Propriedades físicas e químicas do DNA. Propriedades de desnaturação e renaturação do DNA. Tipos de RNA (Mensageiro, Transportador e Ribossômico).

Características e propriedades dos ac. nucleicos Diferenças básicas entre DNA e RNA. Histórico da descoberta Noções básicas das estruturas dos ácidos nucléicos. Nucleotídeos e Nucleosídeos. Estrutura molecular e diferenças entre as bases nitrogenadas do DNA e RNA.

Histórico 1869, Johann Miescher (bioquímico alemão). Inicialmente chamado de nucleína 1880, Albrecht Kossel demonstrou que a nucleína continha bases nitrogenadas o que explicava o fato de ela ser rica em nitrogênio. 1889, Richard Altmann obteve nucleína com alto grau de pureza e pode confirmar sua natureza ácida, dando-lhe o nome de ácido nucléico. A degradação do ácido nucléico liberava dois tipos de bases púricas, adenina e guanina, e dois tipos de bases pirimídicas, citosina e timina.

Histórico A degradação do ácido nucléico liberava dois tipos de bases púricas, adenina e guanina, e dois tipos de bases pirimídicas, citosina e timina. Um outro produto da degradação do ácido nucléico era um carboidrato com 5 carbonos (uma pentose). O fósforo estava presente na forma de um derivado do ácido fosfórico. 1900, descobriu-se em levedura um outro tipo de ácido nucléico que possuía a base nitrogenada uracila em lugar de timina. E apresentava o glicídio ribose em lugar de desoxirribose. Caracterizados dois tipos de ácidos que foram denominados = ácido ribonucléico (RNA) e ácido desoxirribonucléico (DNA).

Histórico 1912, Phoebis Levene e Walter Jacobs concluíram que o componente básico dos ácidos nucléicos era uma estrutura composta por uma base nitrogenada ligada a uma pentose que, por sua vez, estava unida ao fosfato. Esta unidade foi denominada nucleotídeo. Uma molécula de ácido nucléico seria, portanto, um polímero constituído por uma série de nucleotídeos unidos entre si, ou seja, um polinucleotídeo.

Bases do DNA e do RNA

Ligação Nucleotídica Os nucleotídeos são unidos por ligações fosfodiéster entre a 5’P de um resíduo com a 3’OH do resíduo seguinte para formarem os ácidos nucléicos.

Propriedades físicas e químicas do DNA.

Propriedades físicas e químicas do DNA As bases nitrogenadas são pouco solúveis em água em pH 7,0 Interações entre os anéis cíclicos levam a um empilhamento das bases em uma conformação planar O empilhamento das bases é mantido por interações eletrônicas (forças de van der Waals, dipolo-dipolo) > reduz o contato com a água e o espaço entre as bases > estabilização da estrutura tridimensional dos ácidos nucléicos

Propriedades físicas e químicas do DNA Pontes de Hidrogênio entre as bases e pareamento das bases complementares

Propriedades físicas e químicas do DNA

Estrutura do DNA

Formas estruturais da dupla hélice Forma A (DNA-A) Variante da forma B > pela redução da umidade relativa em 75% 11 pares de bases por volta - Predominante em híbridos DNA- RNA ou RNA-RNA (dupla fita)

Formas estruturais da dupla hélice Forma B (DNA-B) Forma mais estável (padrão) Predominante no DNA cromossômico 10,5 pares de bases por volta

Formas estruturais da dupla hélice Forma Z (DNA-Z) Rotação para a esquerda Forma mais energética = menos estável Se deve a sequências repetidas C e G (G pode assumir conformação syn) 12 pares de bases por volta Acredita-se ser importante para regulação da expressão gênica e recombinação.