SUPERANDO LIMITES – NOVOS MATERIAIS E ESPORTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Materiais poliméricos - Noções
Advertisements

Materiais Compósitos em Raquetes de Tênis
MADEIRA E SEUS DERIVADOS
Zinco (Zn) Universidade Federal da Bahia Instituto de Geociências
Zinco (Zn) Universidade Federal da Bahia Instituto de Geociências
MATERIAIS.
, NOME:MISAELA ,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc.
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Matérias primas e materiais
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS
NOMENCLATURA DE PNEU História do pneu Charles Goodyer
Materiais compósitos.
FORMAS DE ISOLAMENTO TERMO-ACÚSTICO PARA TELHADOS
Tintas e Vernizes 2ª Parte.
Revisão: Propriedades Básicas dos Fluidos
Introdução aos Materiais de Engenharia
Aluno: Rafael Luiz Munhoz Professor: Guilherme Ourique Verran
A indústria química brasileira
AULA: 04 Materiais Plásticos Prof: Elias Junior
AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior
COMPÓSITOS Formados por dois materiais a nível macroscópico
Química Orgânica 2013 – prof Marcelove
Adesivos e Selantes em Poliuretano
Novos materiais e Esporte Universidade Federal do Rio de Janeiro
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Centro Universitário Moura Lacerda Educação Física - 1º Período
Abordagem Situação atual Benefícios: Solução Contexto
BIOMATERIAIS E BIOMECÂNICA TQ-064
Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo.
Trabalho elaborado por: Pedro Lopes João Pessoa
POLÍMEROS CONCEITO Macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através de ligações covalentes. Moléculas são eletricamente neutras com.
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
Tecnologia de estaleiros navais
Polímeros.
POLIESTIRENO.
PALESTRANTE: CARLOS MARCIO SOARES ROCHA QUÍMICO INDUSTRIAL
Integrantes: Liliane Paulino F. do Nascimento Mariane Cardoso Meza Rodrigo Teixeira Figueira.
Unifei - Universidade Federal de Itajubá
Ensaios Mecânicos de Polímeros
PINTURA.
POLÍMEROS.
Trabalho realizado por:
MATERIAIS POLIMÉRICOS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO.
EM 739-Material Compósito
Polímeros Aula 15.
Resumo perspectiva histórica da CEM
Michele da Silva Gonsalez No mundo moderno, grande parte das pessoas procura a praticidade. Neste contexto, os plásticos assumem uma posição de destaque,
Até meados do século 19 a maioria dos barcos eram todos feitos de materiais naturais, principalmente de madeira. Na década de 1930 todos os barcos eram.
POLÍMEROS Química Orgânica
Pedro Milanez Brogni Guilherme Rohsig Dannebrock
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica.
Professor Maurílio Martins
1 ROMÃO, E.G.M. Estudo da Adesividade (Tack) de Pré-Impregnados de Resina Epóxi com Fibras de Carbono f. Dissertação (Mestrado em Engenharia.
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica.
Para ter acesso a esse material acesse:
Para ter acesso a esse material acesse:
1 Castro,J.T.P. Fundamentos da Especificação e Seleção de MATE RIAIS para Uso em Projeto Mecânico Prof. Jaime Tupiassú Pinho de Castro Dept. Eng.Mecânica.
Nomes: Carlos Roberto Gabriela Ferreira Jéssica Coz Júlia Arouca
POLÍMEROS O que são polímeros?
Para ter acesso a esse material acesse:
IMM - introdução1 Nota prévia inscrição como leitores da Biblioteca início das aulas - 10 minutos após horário oficial avaliação – 4TP + 1P com mínimo.
Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC Processos de ligação.
DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS COM MATRIZ PEBD E PEAD COM ADIÇÃO DE REJEITO DE BORRACHA SBR Química Orgânica. Cristiano Silva de Souza 1 (IC), Maria Ana.
1 COMPÓSITOS Aumentar a resistência mecânica, rigidez, tenacidade, resistência à fadiga com fibras com partículas problemas: Ex: um constituinte tem dimensões.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº 2 14 de Setembro de 2011.
Para ter acesso a esse material acesse:
Resina Composta.
Polímeros MATERIAIS I PROF. ENG. O CLAUDIO SCHAEFFER EVERTON NEZI PEREIRA JEAN OLIVEIRA JULIANA MARTINS WESLEY TAFAREL DE SOUZA.
INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA | Workshop Unidade EMBRAPII INT Financiamento para pesquisa, desenvolvimento e inovação Instituto Nacional.
Transcrição da apresentação:

SUPERANDO LIMITES – NOVOS MATERIAIS E ESPORTE Angelo C. Pinto Instituto de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro angelo@iq.ufrj.br

ACP

COMPÓSITOS São materiais formados de dois ou mais constituintes com distintas composições, estruturas e propriedades e que estão separados por uma interface. Um dos constituintes é denominado de fase de reforço e o outro é responsável pela impregnação do reforço, conhecido como matriz. O material utilizado no reforço pode estar na forma de fibras, partículas ou flocos. A matriz geralmente é um material contínuo. O objetivo principal em se produzir compósitos é de combinar diferentes materiais para produzir um único dispositivo com propriedades superiores às dos componentes unitários. Exemplos de sistemas de compósitos incluem: a madeira, onde a matriz lignina é reforçada com as fibras de celulose; o osso, matriz mineral reforçada com fibras de colágeno; o concreto reforçado com aço, as fibras de carbono reforçadas com resina epóxi, entre outros.

A busca é sempre por compósitos com altas propriedades mecânicas e baixas densidades que possam substituir materiais usualmente utilizados como o aço, alumínio e madeira, por exemplo.

SOLUÇÕES PARA SUPERFÍCIES E NOVOS MATERIAIS PARTÍCULAS PEQUENAS: GRANDES SOLUÇÕES PARA SUPERFÍCIES E NOVOS MATERIAIS Nanopartículas repulsivas (anti-aderência); superfícies a prova de liquídos e gorduras. Nanocompósitos para adesão (fabricação de adesivos) para revestimento impermeável a gases sob pressão para a confecção de bolas e embalagens. Tintas e revestimentos de maior aderência e melhor acabamento. Novos materiais para solados resistentes a impactos. 1nm = 10-9 m

Natureza da ligação química Forças intermoleculares: natureza e consequências Macromoléculas: síntese, estatística, entrelaçamento e dinâmica Adesão e coesão. Superfícies Galembeck, F. (1997, USP) Materiais: Progressos e Perspectivas Em A Importância da Ciência para o Desenvolvimento Nacional

KEVLAR®

Estrutura cristalina

Quem são os grandes atores responsáveis pelas pesquisas por novos materiais?

A pesquisa em materiais foi, durante muito tempo, dirigidas pelos setores militar e aero-espacial. Muitos temas charmosos e científicamente fascinantes foram despertados por interesses perversos. (Galembeck)

Muitas vezes fabricar peças em compósitos é mais caro que em metais, porém o ganho da redução do gasto com combustível vale a pena. Para cada massa de 0,453 kg reduzida em uma aeronave comercial economiza-se 1360 L de combustível por ano, sendo que as despesas com combustível representam 25% dos custos operacionais de uma aeronave comercial.

Materiais sempre foram usados para o bem e para o mal

OS ELEFANTES FORAM OS QUE MAIS LUCRARAM COM OS PLÁSTICOS Ainda bem que as bolas são sintéticas graças à Química No final do sec. XIX o uso de polímeros sintéticos evitou que ~ 10000 elefantes fossem mortos anualmente.

A Força da Natureza A pedra superior é obsidiana, abaixo dessa é granito e à direita mais abaixo está o riolito (cor clara) Dentes de elefante, de onde se extrai o marfim

LQES FÁBRICA DE NANOTUBOS O ETNA EM ERUPÇÃO Reforço;Preço por grama O material invisível do grande espetáculo

FORMAS DE CARBONO

O IMPACTO DOS MATERIAIS NO MUNDO ESPORTIVO ESSE IMPACTO É IMENSURÁVEL

Um verdadeiro laboratório de ensaios de novos materiais

Bolas de futebol Revestimento a base de poliuretano Nanocompósitos como adesivos homogêneos. Revestimento imper-meável para gases sob pressão. FULERENO - C60

A partir da Copa de 1994, as "redondas" passaram a ter revestimento de Poliuretano, dando mais velocidade ao jogo. E, nas camadas internas, um novo polímero foi adicionado: o Poliestireno, muito conhecido de nós todos na sua forma expandida, chamada de isopor. Como resultado, mais maciez e chutes ainda mais rápidos. Algumas marcas de bolas, sob o revestimento de poliuretano, têm dez camadas de poliestireno com borracha natural com microbolhas cheias de gás. Velocidade e precisão são a conseqüência. Algumas marcas utilizam camadas de polietileno sob o revestimento de poliuretano. A câmara também é feita de um polímero, a Borracha Butílica. Com as moléculas estão mais unidas que as da borracha natural, retém melhor o ar. Até na costura encontramos um compósito: o kevlar, cinco vezes mais resistente que um cabo de aço. Assim, mesmo após muitos chutes, a bola continua inteira e redondinha obdulio@abiquim.org.br

Kevlar® 2 vezes mais resistente que a fibra de vidro e muito mais leve Kevlar® 2 vezes mais resistente que a fibra de vidro e muito mais leve. Não resiste a altas compressões.

Materiais para todos os gostos e preços

1845 John Boyd Dunlop 1888

OS NOVOS MATERIAIS E A SUPERAÇÃO DE LIMITES ACP

ACP

Material : Bambu ou madeira, alumínio, fibra de carbono Recordistas mundiais: Serguei Bubka Yelena Isinbayeva

MARIA LENK: Uma glória nacional O último salto Depois da grande vitória

Não há material de melhor qualidade do que este! Esta apresentação é dedicada a Professora Aïda Espinola pelo que fez e pelo que vem fazendo pela ciência aqui e alhures

BIBLIOGRAFIA Galembeck, F. Materiais: Progressos e Perspectivas (1997) em A importância da ciência para o desenvolvimento nacional, ABC, SP. Lqes.iqm.unicamp.br Fagan, S. B. Funcionalização de Nanotubos de Carbono, RS. Ferreira, O. P. Nanotubos de carbono: Preparação e caracterização (Monografia, UNICAMP). Instituição Inovação: Da Pedra lascada aos nanomateriais.