Desafios, dificuldades,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Comissão de Assistência Social – COAS
SEMINÁRIO BRASIL SEM MISÉRIA INCLUSÃO PRODUTIVA URBANA
ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERAÇÃO E AUTOGESTÃO
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
Workshop Brasil – India Tecnologia Social Conhecimento, Aprendizado e Prática Rio de Janeiro 04 e 05 de maio 2007 Catia Araujo Jourdan
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONTRIBUIÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Projeto Banco do Povo Proposta do Governo Municipal;
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
MicroCrédito para tornar a Comunidade mais saudável
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
PROGRAMA MAIS CULTURA Outubro de 2007.
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Fundação do Esporte e Lazer do Estado
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO MTE
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PROJETO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA “PRODUZIR JUNTOS”
Talentos para Inovação
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
8, 15 e 22 de Outubro de 2011.
CONTRIBUIÇÃO PARA SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
QUANDO VOCÊ INVESTE EM PESSOAS, O RETORNO É GARANTIDO.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
PROJETO SOCIAL Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
PROGRAMA FORMANDO CRIANÇAS PARA O FUTURO
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
Encontro Aflatoun no Brasil, Educação Social e Financeira “Experiências com crianças e adolescentes participando de programas orientados à cidadania financeira”
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
Economia Solidária: Outra economia acontece
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Desafios, dificuldades,
Transcrição da apresentação:

Desafios, dificuldades, limites e elementos inovadores... Experiência “Gênero, Trabalho e Renda no Instituto Consulado da Mulher”.

Objetivos Promover a cidadania da mulher Estimular a emancipação da mulher por meio da geração de trabalho e renda; Promover a melhoria nas relações de Gênero e de trabalho por meio da Economia Solidária Estimular o compartilhamento de conhecimento e saberes entre voluntário(a)s da comunidade e da Whirlpool . Auto explicativo

A escolha da mulher Base de sustentação e estímulo a evolução social da família Representa 51% da população mundial e, no Brasil, já é 46,4% da população economicamente ativa (IBGE 2004) Chefia parte substancial dos domicílios mais pobres do Brasil, (Dieese 2004)

A escolha da mulher De acordo com UNICEF os resultados com as crianças são mais diretos quando se atua com a mulher Vem complementar as muitas iniciativas focadas na criança e no adolescente: apenas 11% do investimento social das empresas é direcionado para projetos com mulheres!

Nossas participantes 80% das vagas nas oficinas são oferecidas para mulheres Idade mínima de 16 anos 70% do universo sem renda ou com renda per capta de até R$ 350,00 Escolaridade: prioridade para as que tenham cursado até o ensino fundamental Mulheres em processo de infelicidade, vítimas de violência, exclusão e discriminação social

DESAFIOS Despertar processos de Geração de Trabalho e Renda com mulheres de baixa renda e pouca escolaridade Gerar Trabalho e Renda com Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental: Autonomia; Melhoria nas relações de Gênero; melhoria nas relações de trabalho e com meio ambiente: cooperação e Economia Solidária;

DIFICULDADES Baixa escolaridade: Baixa Renda: Desigualdade de Gênero: Adequação pedagógica nos processos de formação Baixa Renda: Necessidades básicas, de curto prazo/emergenciais Desigualdade de Gênero: Problemas com AUTOESTIMA; SOBRECARGA de trabalho/tempo de dedicação ao projeto; Descriminação Social : Exploração, trabalho não remunerado; Desconstrução da função social “Cuidadora do Espaço Privado” ; Construção de novos espaços de poder e de trabalho “Públicos”; Empreendedorismo Popular: Baixos recursos e oportunidades; Falta incentivos (leis/fiscal) e Informalidade (exclusão de oportunidades...); Fragilidade dos pequenos empreendimentos

LIMITES Falta de Políticas Públicas de Equidade de Gênero e Economia Solidária Falta de coordenação de políticas públicas e complementaridade de ações afins (Educação, Programas Redistributivos, Crédito, Recursos e Infra...) Consumidor precisa incorporar o atributo SOLIDARIEDADE; Processo Complexo: Muitas variáveis e elementos locais/globais de difícil governabilidade; É possível ampliar oportunidades para que pessoas e grupos de pessoas ampliem suas habilidades e liberdades sociais e econômicas; Cultura patriarcal e individualista

Consulado da Mulher: como atua Espaços de ACOLHIMENTO e estímulo à cidadania da mulher Ele catalisa os esforços atuais de investimento em Responsabilidade Social da Multibrás. Oportunizando acesso à informação, formação continuada e recursos por meio de seus PROGRAMAS SOCIAIS Casa de Joinville - Inaugurada em Nov/2002

Voluntariado: nosso alicerce As oficinas são dadas por voluntários e voluntárias que decidem compartilhar os seus saberes. Conhecimento + auto-conhecimento gera a forma adequada de nossa conduta profissional Periodicamente, ele(a)s também passam por capacitações visando diversificação e aprimoramento de sua atuação voluntária.

Processo de transformação Possibilita que ela se projete futuramente, acreditando em seu potencial Identifica oportunidades para desenvolvimento ou aplicação de suas habilidades Crença no potencial Auto-estima Aprendizado e desenvolvimento de habilidades Aplicação/prática Aprofunda conhecimentos sobre melhoria da qualidade de vida e geração do trabalho e renda Se apropria dos conhecimentos e começa a gerar renda

GÊNERO, TRABALHO E RENDA Programas Sociais QUALIDADE DE VIDA Oficinas Yoga, Relaxamento, Expressão corporal, Lazer, dança, Saúde, Música, canto; Orientação Jurídica Formação Política GÊNERO, TRABALHO E RENDA Módulo 2 Oficinas De acordo com interesse das participantes da Módulo 1, aprofunda-se conhecimentos técnicos com recorte de empreendedorismo Módulo 1 Trabalhabilidade Empreendedorismo Artesanato, Culinária, “Beleza” Inclusão Digital Banca da empreendedora popular Atendimentos início ou melhoria de empreendimentos populares: APOIO E ASSESSORIA a Emp. de Autogestão Produção (meios e Espaço); Comercialização (Pontos Solidários) Microcrédito (parceria ABN/Real); Fortalecimento das Redes de Economia Solidária; Formação Cooperativismo, Gênero, técnica e gestão Gênero e Ecosol. (em tudo, conteúdo mínimo e obrigatório)

Metodologias Gênero, Trabalho e Renda: O exercício da autonomia (Fascículos 1 e 2) Trajetos no Mundo Digital Manual do Voluntariado Valorização do Trabalho, Formação de Preços e Gestão Financeira Gestão de Empreendimentos Solidários por Indicadores

2007: Programa Usinas do Trabalho Apoio a empreendimentos solidários protagonizados por mulheres no Brasil Doação de Eletrodomésticos como meios de produção (Alimentação, Lavanderias e outros): Freezer, Refrigeradores, Fogões, Lavadoras... Transferência de Tecnologia Social: Metodologia de Gestão de Empreendimentos Solidários por Indicadores Meta: 100 usinas no Brasil em 3 anos; Estimativa de benefíciária(o)s: 1.000 pessoas diretamente e 4.000 indiretamente

Resultados: 2002 a 2007 Atendimentos: 110,4 mil Participações: 69,8 mil Oficinas: 6,9 mil Voluntários: + de 370/ano 25 empreedimentos solidários apoiados (RC e JOI) Microcrédito c/ Parceria ABN/Banco Real (mai a jul 2007) 100 empreendimentos populares beneficiados : Maioria Mulheres Entre 12 finalistas Prêmio Objetivos do Milênio (2005: PNUD/Governo Federal):

Evolução do projeto Próximos passos São Paulo 2008 2006 Manaus 2007 Usinas do Trabalho 2005 Instituto 2002 Consulado da Mulher Joinville Rio Claro

Christiano Ferreira dos Santos Basile www.consuladodamulher.org.br Nosso site Christiano Ferreira dos Santos Basile Coordenador Geral GTR christiano@consuladodamulher.org.br