Ana Sofia; Diogo Morgado; Fábio Prata; Patrícia Carvalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Processos e regras de base
Actividades 3ºPeríodo Trabalho realizado por: Ana Carolina
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Visão Global do Projecto
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
Os Verdes João Artur Figueiredo
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Actividades - 1º Período
Trabalho realizado por: Ana Carolina Catarina Rato Jorge Santos Tânia Mota 12ºA Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Actividades realizadas.
Oliveira Digital Pontos fortes do trabalho: * Escolha do nosso tema
Oliveira Digital Apresentação final 3º Período Ana Gonçalves Ana Gonçalves Edgar Ferreira Edgar Ferreira João Ferreira João Ferreira Nelson Ferreira Nelson.
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Escola Superior de Educação
Sérgio Elias Vieira Cury
Fundamentação Teórica
Pensando sério em pesquisa
Introdução à pesquisa em Geografia - I
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Ciência - Conhecimento/saber/poder
Teorias do Conhecimento
Trabalho realizado no 1º periodo
FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE UBERLÂNDIA NOME DO CURSO III Encontro Científico de Trabalhos Interdisciplinares Título do Trabalho Autores: nome.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Unidade 1-Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
O TRABALHO COM PROJETOS
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Prof.ª Camila Belarmino
O urbanismo.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Escola Secundária da Portela
Grupo constituído por: Patrick Ferreira; David Gonçalves; Pedro Ferreira; Tiago Pinto.
Segurança na Internet - Elaboração de um website; - Criação do blog e hi5; - Apresentação de trabalhos multimédia; - Recolha de 5 sites portugueses importantes.
Área de projecto 12º ano – 2010/2011
LOGO Progresso do Projecto
Como escrever um artigo
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
ÁREA PROJECTO.
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Apresentação do Trabalho Final Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Forma Canônica e Definições
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Doenças Hereditárias “Confesso que, ao pensar numa doença, nunca tive a intenção de lhe encontrar um remédio mas, pelo contrário, de encontrar um remédio.
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
TEMA E PROBLEMA.
NOÇÕES DE METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
Estrutura e Apresentação de
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Pesquisa ao Alcance de Todos (PAT-2009) 2ª Oficina de Elaboração de Projetos: Formulação do problema, dos objetivos e da justificativa do projeto Coordenadores:
Metodologia Científica
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Trabalho de Conclusão de Curso
PROJECTO NXT Trabalho realizado por: Bernardo Bastos nº Diogo Morgado nº Gonçalo Santos nº
Professor: Suderlan Tozo Binda
PARA UMA ESCOLA SOCIOCOGNITIVA Mª Fátima Pires – DESTREZAS DE PENSAMENTO.
Orientação do Estágio Supervisionado II
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms.Márcia Bet Kohls
LEARNING ORGANIZATION
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

Ana Sofia; Diogo Morgado; Fábio Prata; Patrícia Carvalho Projecto "Paranormal" Ana Sofia; Diogo Morgado; Fábio Prata; Patrícia Carvalho

Tópicos a abordar: Escolha do tema do projecto Objectivos da realização do projecto Actividades realizadas ao longo do ano Tarefas realizadas no 3º Período Conclusão do trabalho realizado ao longo do ano lectivo

A escolha do tema… No início do ano lectivo, realizámos várias pesquisas de modo a seleccionar temas com que nos identificássemos melhor. Com as pesquisas feitas, surgiram vários temas, mas o nosso primeiro objectivo foi a escolha de um tema, que despertasse interesse e que de certa forma, fosse discutido na actualidade. Surge-nos então o tema “Paranormal”, que reunia todas as características que desejava-mos. Este tema é um assunto ainda um pouco tabu na nossa sociedade e alvo de preconceitos, isto porque é algo estranho e que transcende o ser humano. Existem muitas perspectivas acerca dos assuntos que o tema paranormal engloba, desta forma pretendíamos clarificar a população, tanto da perspectiva do senso comum, como da religião e da ciência.

Objectivos Espiritismo; Bruxaria; Astrologia e Tarot; O nosso grupo teve ,assim, como objectivo principal, aprofundar e desenvolver o tema sobre o Paranormal. Neste aspecto, abordamos diversas áreas que o tema engloba, como: Espiritismo; Bruxaria; Astrologia e Tarot; Lendas e Assombrações; Hipnotismo; Reencarnação; Médiuns; Exorcismo, desenvolvendo cada uma delas, dando uma perspectiva da ciência e também da religião.

Actividades realizadas ao longo do ano: De forma a alcançarmos o sucesso do nosso projecto tivemos logo à partida um conjunto de actividades que pretendemos realizar: Entrevistas à população sobre o que pensam e o que entendem por “Paranormal”; Análise dos dados obtidos das entrevistas, fazendo um estudo e tirando conclusões dos resultados das mesmas; Realização de entrevistas a pessoas que estão ligadas à área do nosso projecto, tanto a nível espiritual como científico.

Tarefas realizadas no 3º Período: Realização do trabalho propriamente dito; Estruturação e compilação do trabalho de acordo com as informações já adquiridas; Elaboração da dissertação; Apresentação do projecto “Paranormal” à comunidade escolar.

Realização do trabalho propriamente dito Relativamente ao trabalho, podemos dizer que nos concentramos maioritariamente no conteúdo do mesmo, no decorrer deste período. No que respeita a esta tarefa, tivemos a preocupação de decidir o que seria de maior relevância e interesse a abordar no trabalho e de que forma o iríamos executar.

Estruturação e compilação de todo o trabalho Com a pesquisa já realizada, no decorrer do passado período, sobre cada um dos temas do trabalho (que mencionamos anteriormente), restava-nos fazer a compilação de toda a informação e iniciar a estrutura do trabalho.

Dissertação Neste período, demos início à elaboração da dissertação, isto é, de um relatório que serve de estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação das ideias sobre o nosso projecto. Este relatório contém não só o trabalho propriamente dito, como todas a etapas que realizámos ao longo do ano, e conclusões e opiniões do grupo relativamente ao projecto.

Apresentação do projecto Uma das actividades que nos foi proposta, no âmbito desta disciplina, era a apresentação do nosso projecto, no final do ano lectivo. Deste modo, foi-nos prestada a colaboração de pessoas com conhecimentos na área do nosso projecto, que se prontificaram a informar e a desmistificar a ideia do significado de “Paranormal”, à comunidade escolar.

Conclusão O nosso grupo tem como objectivo principal, aprofundar e desenvolver o tema sobre o Paranormal. Neste aspecto, abordamos diversas áreas que o tema abrange, desenvolvendo cada uma delas, dando uma perspectiva da ciência e também da religião. Não queremos de maneira alguma, levar a que as pessoas acreditem nos fenómenos paranormais e nas práticas relacionadas com o tema do nosso trabalho, queremos sim, com este projecto, despertar um maior interesse, por parte da sociedade, para este tipo de temáticas, fornecendo mais informações e esclarecendo eventuais dúvidas que haja, relacionadas com as mesmas. Para isso recorremos à realização de inquéritos, entrevistas, e publicação de todo o nosso estudo na Internet. Pretendemos desta forma tentar informar e principalmente clarificar um tema tão complexo e misterioso ainda na sociedade.

Fim…