SUBSECTORES E PROFISSÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º CONGRESSO IBÉRICO de GESTÃO de DESPORTO
Advertisements

A OFERTA TURÍSTICA.
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
Carreiras Profissionais em Marketing
Tema I Análise Sociocultural das AFD
Organização industrial
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Teorias da Administração
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Profissão: Engenheiro Informático
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS
ANÁLISE DE CARGOS / JOB ANALYSIS
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Marketing cultural, responsabilidade social e construção de marca.
ESPORTE E LAZER PPA
OFERTA TURÍSTICA Profª. Fernanda Alves.
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Classificação e os Serviços como Processos Aula 03
Ministério da Educação
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Lisboa, Julho 2006 As funções do Estado: Há gente a mais na Função Pública?
Apresentação da Publicação A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Nuno Rodrigues.
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
Princípios de acesso á actividade Física
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Financiamento Ao Desporto
Gestão de Ciência e Tecnologia 8ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 8ª aula 1. Organização de um Projecto 1.1. Introdução 1.2. Organização.
{ Trabalho realizado por: João Henrique João Santos.
Sistema Desportivo Português. Presidência do Conselho de Ministros A Presidência do Conselho de Ministros (PCM) é o departamento central do Governo de.
A Unidade de Alimentação e Nutrição U.A.N. Prof.: Ricardo Laino
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Lei de bases da actividade física e desportiva
As formações para os altos funcionários oferecidas pelo IGPDE.
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
CAEDescriçãoQtde 19 CURTIMENTA E ACABAMENTO DE PELES SEM PÊLOS; FABRICAÇÃO DE ARTIGOS DE VIAGEM, DE MARROQUINARIA, ARTIGOS DE CORREEIRO.
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
Função da Administração:
Programa Fábrica de Talentos
Recrutamento e Seleção de Talentos Fontes de Recrutamento
LEGISLAÇÃO E REGULAMENTOS DO ANDEBOL Agrupamento de Escolas D. Dinis Santo Tirso (152298)
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
do Processo de Administração
Apresentação Diagnóstico Social
UMA Economia Pública Aula 7a) 4. O sector público em Portugal: âmbito, estrutura e contas 4.1 As administrações públicas (AP) As AP: âmbito.
Câmara Municipal de Roseira Audiência Pública Projeto de Lei nº 09/2015.
O projeto KM ZERO Nasce com o intuito de valorizar os produtos derivados das atividades piscatórias de origem local Procura conjugar esforços de entidades.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Psicologia no desporto
Módulo 4 – Legislação desportiva
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE
Serviços. ? A riqueza de um país não se mede apenas pelas actividades económicas que desenvolve, mas também pela qualidade dos serviços que oferece à.
KMH Sports Modelo de Gestão. Gestão organizacional Orçamento Contabilidade Coordenação Gestão de pessoal Gestão de instalações Controladoria Direção Avaliação.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
Nosso compromisso é com o Brasil CNC-Sesc-Senac Nosso compromisso é com o Brasil Audiência Pública sobre a Eficácia das Instituições do Sistema S Comissão.
ORGANIZAÇÃO DO ESPORTE NO BRASIL ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS EEFEUSP - Departamento de Esporte Disciplina: DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO.
Aula Teórica nº 10 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 3 Sumário: 5. O Estado e as Finanças Públicas 5.1. Definição e funções do orçamento.
Maria Inez da Silva FÓRUM CÁRITAS DO TERCEIRO SETOR – 8º Encontro - 02/12/2011 “ASPECTOS PRÁTICOS.
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE EEFEUSP - Departamento de Esporte Disciplina: DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS.
Trabalho infantil esportivo e artistico: conveniencia, legalidade e limites. Dr. Carlos Eduardo Ambiel Advogado.
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
A Estrutura Econômica do Estado de Mato Grosso do Sul Daniel Massen Frainer Superintende de Desenvolvimento Econômico Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

SUBSECTORES E PROFISSÕES DESPORTO SUBSECTORES E PROFISSÕES

Desporto: subsectores e profissões Índice Introdução Classificações do sector do desporto A perspectiva sistémica A fileira do desporto As profissões do desporto Os perfis profissionais

Desporto: subsectores e profissões Índice Introdução Classificações do sector do desporto A perspectiva sistémica A fileira do desporto As profissões do desporto Os perfis profissionais

Desporto: subsectores e profissões Introdução Maior número de Act. Físicas/desportivas; Início da Act. Físicas/desportiva em idades cada vez mais novas; Act. Física/desportiva praticada durante mais tempo - aumento do período de vida útil; Act. Física/desportiva em idades mais avançadas (3ª idade); Maior facilidade de acesso às Act. Físicas/desportivas; Em algumas organizações o voluntariado está a dar lugar ao profissionalismo; Aparecimento de outras profissões no sector; Aparecimento de uma grande indústria do desporto (equipamentos, media e outros serviços); O sector do desporto já não é o que era; Sector do desporto como um sector complexo;

Desporto: subsectores e profissões Introdução O SECTOR DO DESPORTO ?

Desporto: subsectores e profissões Índice Introdução Classificações do sector do desporto A perspectiva sistémica A fileira do desporto As profissões do desporto Os perfis profissionais

Desporto: subsectores e profissões Classificações do sector do desporto CAE – classificação das actividades económicas/classificação portuguesa das actividades económicas: Secção A – Agricultura; Secção B – Pesca; Secção C – Indústrias extractivas; Secção D – Indústrias transformadoras; Secção E – Produção; Secção F – Construção; Secção G – Comércio; Secção H – Alojamento; Secção I – Transportes; Secção J – Actividades financeiras; Secção K – Actividades imobiliárias; Secção L – Administração pública; Secção M – Educação; Secção N – Saúde e acção social; Secção O – Outras actividades e serviços; Secção P – Famílias; Secção Q – Organismos; INE – cae-rev.2/rev.2.1 (1992-2003)

Desporto: subsectores e profissões Classificações do sector do desporto Secção O – Outras actividades e serviços: 90 – saneamento, higiene pública e actividades similares; 91 – actividades associativas; 92 – actividades recreativas, culturais e desportivas; 92.6 – Actividades desportivas: 92.61 – Gestão de instalações desportivas: Compreende as actividades de exploração e gestão de qualquer tipo de instalações desportivas; 92.62 – Outras actividades desportivas: Compreende as actividades de organização e gestão de qualquer tipo de actividade desportiva; 93 – outras actividades de serviços; INE – cae-rev.2/rev.2.1 (1992-2003)

Desporto: subsectores e profissões Classificações do sector do desporto Tipologia para a indústria do desporto: Cheladurai (1994)

Desporto: subsectores e profissões Classificações do sector do desporto Classificação da indústria do desporto: Bens desportivos Serviços de actividades desportivas Serviços de instalações desportivas Serviços de consultoria desportiva vestuário calçado equipamentos comercialização de equipa/ou liga licenciamento de produtos desportivos aulas de EF instrução específica do desporto organização de eventos programas para a comunidade treino públicos de utilização pública públicos de utilização privada privados de utilização privada programação aconselhamento comercial e de gestão aconselhamento médico aconselhamento de projecto, construção e manutenção Serviços desportivos dependentes das instalações Desporto profissional participativo híbrido Westerbeek e Shilbury (1999)

Desporto: subsectores e profissões Classificações do sector do desporto Classificação da indústria global do desporto: Indústria global do desporto Bens desportivos Serviços desportivos dependentes das instalações Serviços de aconselhamento desportivo 1 Desporto profissional (Chicago Bulls) Desporto Híbrido (Sporting) Desporto Participativo (Clube local) 2 Serviços p/ espectadores Serviços para patrocinadores Direitos de Internet Licenciar direitos Serviços para participantes 3 Benefícios Psicológicos (altruísmo) Ideias sociais (ambiente) Benefícios Psicológicos (voluntariado) Ideias sociais (comunidade) 4 Westerbeek (2002)

Desporto: subsectores e profissões Classificações do sector do desporto Tipificação dos diferentes grupos de produtos desportivos: Oportunidades Desportivas Equipamentos Desportivos Prestações de serviços Produtos Complementares instalações desportivas adaptadas p/ a prática de diferentes desportos infra-estruturas: meios de transporte e vias de comunicação, estacionamentos, acessibilidades, etc... envolvimento/ambiente desportivos: núcleos, filiais e casas de clubes, bares, restaurantes, lojas de vestuário, hotéis, etc... organização: serviços administrativos, contactos exteriores, mobilização de recursos, serviços p/ satisfazer os interesses dos que praticam desporto aparelhos desportivos vestuário desportivo acessórios desportivos alimentação desportiva material informático aprendizagem de uma modalidade desportiva treino/exercício promoção de talentos aconselhamento: ao nível de treino, iniciação desportiva, alimentação e comportamentos saudáveis, actividades desportivas p/ melhoria do bem estar, etc... assistência: a grupos de pessoas (como os jovens) ou em determinadas situações como no caso da medicina do desporto,... manifestações desportivas: competições, regatas, eventos desportivos, espectáculos desportivos, etc... espectadores/entretenimento: informação: relacionada c/ os sucessos desportivos e c/ a prática do desporto na TV, rádio e imprensa publicidade e patrocínio seguros: cobertura dos riscos relacionados c/ a prática desportiva; lotarias e apostas: baseadas nos prognósticos dos resultados das competições assistência médica: tratamento de lesões resultantes da prática desportiva produtos não comerciais: aspectos para os quais não existe mercado, nem preços, mas surgem em resultado da prática desportiva, como é o caso do sentimento de identidade nacional, saúde, identidade local ou regional e meio de integração social Heinmann (1998)

Desporto: subsectores e profissões Classificações do sector do desporto Sectores económicos do desporto: Sectores Sector Estado Privado Lucrativo Não Lucrativo As Famílias Exterior Administração Central e os Organismos Públicos sob a sua dependência; Governos Civis e as Regiões de Turismo; ao nível local, as Câmaras Municipais e as Juntas de Turismo. empresas directamente ligadas ao desporto (como o comércio de artigos desportivos); empresas que só indirectamente a ele estão ligadas, mas que para ele contribuem - empresas de construção, por exemplo, quando constróem infra-estruturas desportivas e também encontramos os casinos que, por determinação do Estado, devem canalizar uma parte dos seus lucros para o Desporto. Desporto Rendimento: Federações, Associações e Clubes; actividade benévola mais ligada ao Desporto Recreação. Integrando o consumo dos praticantes de Desporto Rendimento e de Recreação em bens e serviços relacionados com a actividade desportiva. Agrega todos os fluxos de receitas e despesas com o Exterior. Subsectores Administração Central; Governos Civis e Regiões de Turismo; Administração Local. Sector Desportivo: empresas comerciais e industriais que directamente têm a ver com Desporto (produção e comercialização de artigos desportivos; empresas privadas de serviços desportivos, piscinas, solários, campos de ténis e squash dos hotéis; meios de comunicação social, exclusivamente desportivos); Sector Não Desportivo: empresas de construção de infra-estruturas desportivas; meios de comunicação social não desportivos; casinos; e outras, cuja actividade principal não se relaciona directamente com o desporto. Federações; Associações; Clubes Federados; Clubes integrados no INATEL. D.G.D. (1987)

Desporto: subsectores e profissões Classificações do sector do desporto Sectores do desporto – programa integrado de desenvolvimento desportivo: S E C T O R s Desporto Recreação Rendimento U B Desporto Escolar; Desporto Ensino Superior; Desporto no Trabalho; Desporto nas Forças Armadas; Desporto Federado; Alta Competição. D.G.D. - proid (1990)

Desporto: subsectores e profissões Índice Introdução Classificações do sector do desporto A perspectiva sistémica A fileira do desporto As profissões do desporto Os perfis profissionais

Perspectiva sistémica: REGULAÇÃO DO DESPORTO Administração Pública Central Entidades Supra Nacionais RELAÇÕES INTER-SECTORIAIS Administração Pública Regional Indústria da Construção Media Federações e Associações Internac. Educação OFERTA DE DESPORTO Indústria do Mobiliário Ligas Profissionais de modalidade Federações e Associações de modalidade Saúde Administração Pública Local Alojamento e Restauração Publicidade PROCESSO PRODUTIVO Promoção e recrutamento Estabelecimentos de Educação e Ensino Recuperação Selecção e Avaliação Actividades Jurídicas Indústria dos Transportes Autarquias Conselho Superior do Desporto Controlo do Treino e Competição Confederações, Federações e Associações Nacionais PROCURA DE DESPORTO Federado Profissional Saúde Indústria de Publicação, Edição e Impressão Fabricação de Máquinas e Equipamentos Forças Armadas de Segurança Planeamento e Org. Treino e Competição Não Federado Unidades de Turismo e Hotelaria Prática e Competição Aventura Fabricação de Inst. Médicos, de Precisão e Relojoaria Conselho Nacional Contra a Violência no Desporto Formação Lazer Indústria borracha e Mat.Plásticas Gestão de Instalações Desportivas Integração Treino, Formação e Desenvolvimento SAD’s Associações Promotoras de Desporto Fundação do Desporto Gestão Operacional das Actividades Clubes Indústria do Couro e Prod. de Couro Actividades Informáticas Health Clubes e Ginásios INATEL Empresas Especializadas Conselho Nacional Anti-Dopagem Comércio por Grosso e a Retalho Actividades Financeiras Indústria Têxtil Transportes e Agências de Viagens Indústria Alimentar

Desporto: subsectores e profissões Índice Introdução Classificações do sector do desporto A perspectiva sistémica A fileira do desporto As profissões do desporto Os perfis profissionais

Desporto: subsectores e profissões A fileira do desporto MONTANTE Administração Pública Central Administração Pública Regional Administração Pública Local Fabricação de Máquinas e Equipamentos Comércio por Grosso e a Retalho Indústria da Construção Indústria do Mobiliário … NÚCLEO DURO Federações e Associações de modalidade Ligas Profissionais de modalidade SAD’s Autarquias Clubes Health Clubes e Ginásios Unidades de Turismo e Hotelaria Estabelecimentos de Educação e Ensino Associações Promotoras de Desporto INATEL Empresas Especializadas JUSANTE Indústria de Publicação, Edição e Impressão Comunicação social – imprensa, rádio e TV Actividades Jurídicas Medicina Nutrição e dietética Fisioterapia … Le Roux (2002)

Desporto: subsectores e profissões Índice Introdução Classificações do sector do desporto A perspectiva sistémica A fileira do desporto As profissões do desporto Os perfis profissionais

Desporto: subsectores e profissões As profissões do desporto Específicas Atleta Treinador Preparador físico Árbitro Árbitro assistente Juíz Cronometrista Observador do árbitro Director técnico Monitor de fitness Personal trainer Personal adviser Monitor Técnico superior de desporto Técnico de desporto Gestor de desporto Gestor de instalações desportivas … Comuns Dirigente desportivo Director geral Director desportivo Director de instalações Director de departamento Director de serviços Chefe de divisão Médico Fisioterapeuta Psicólogo Director de competições Director de centro de act. desportivas Técnico de equipamentos Agente de treinadores e jogadores Responsável cartográfico Consultor desportivo Gerente de ginásio … Transversais Director financeiro Jurísta Contabilista Assistente administrativo Relações públicas Responsável de marketing Responsável comercial Comercial Gestor de loja de art. Desporto Encarregado de bilheteira Responsável de segurança Coordenador pedagógico Responsável do sistema de informação Programador web Funcionário administrativo Director de RH’s Recepcionista … INOFOR/IQF (TNP)

Desporto: subsectores e profissões Índice Introdução Classificações do sector do desporto A perspectiva sistémica A fileira do desporto As profissões do desporto Os perfis profissionais

Desporto: subsectores e profissões Os perfis profissionais Representam a descrição das actividades das profissões; Representam os saberes necessários ao desempenho da profissão; CNPD – 2004: Trabalho realizado pelo IDP em colaboração c/ a FMH.

SUBSECTORES E PROFISSÕES DESPORTO SUBSECTORES E PROFISSÕES