Anderson Berg Orientador: Prof. Fernando Buarque

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Transcrição da apresentação:

Anderson Berg Orientador: Prof. Fernando Buarque Sistema de recomendação para clientes de vídeo locadoras baseado em redes SOM Anderson Berg Orientador: Prof. Fernando Buarque

Roteiro Motivação Objetivos Sistemas de recomendação Mapas auto-organizáveis Modelo Proposto Conclusões Trabalhos Futuros

Motivação Recomendação de filmes Carência de ferramentas de recomendação em ambientes de vídeo locadoras A busca por recomendações é comum É preciso conhecer o perfil do cliente para fazer boas recomendações O problema da sobrecarga ocorre também em vídeo locadoras, hoje, muitas delas, seguindo o padrão do comércio eletrônico, disponibilizam locações através da internet, fazendo entregas em domicílio. Encontrar um bom filme para assistir não é uma tarefa fácil. O cliente quer fazer uma boa escolha para que não se arrependa e desperdice dinheiro em algo que não lhe agrada. Para dar suporte às suas decisões, o cliente geralmente pede opinião de outras pessoas, amigos, familiares, e mesmo dos funcionários do estabelecimento. Conhecer o perfil de um cliente, saber realmente qual filme irá agradá-lo não é uma tarefa trivial.

Objetivo Auxiliar clientes de vídeo locadoras Prova de conceito de sistema de recomendação utilizando mapas auto-organizáveis O objetivo deste trabalho é auxiliar clientes de vídeo locadoras no processo de locação de novos filmes. Para isso foi desenvolvida uma prova de conceito que traz os benefícios dos sistemas de recomendação para o ambiente das vídeo locadoras.

Conceitos Fundamentais Sistemas de recomendação Redes SOM

Sistemas de recomendação Sobrecarga de informação Lojas virtuais Diversidade Marketing direto Os sistemas computacionais proporcionaram formas de criar e transmitir um grande volume de informação mais facilmente. Apesar de seus benefícios a facilidade na produção e troca de informação leva a um problema conhecido como sobrecarga de informação. Devido ao crescimento da internet e do avanço dos paradigmas de segurança, o mercado tradicional que conhecemos está migrando para um modelo de negócios virtual. Diversas lojas disponibilizam seus produtos para venda online, muitas delas possuem apenas a loja virtual. Pelo fato de não haver limitação de espaço físico para expor os produtos, a diversidade de produtos disponíveis ao cliente é sensivelmente superior. Encontrar um produto que realmente interesse é um trabalho difícil e entediante. Para minimizar o problema da sobrecarga de informação de produtos, as lojas virtuais lançam mão de ferramentas que auxiliem o cliente a encontrar aquilo que procura e satisfazer suas necessidades. Uma dessas ferramentas são os sistemas de recomendação.

Filtragem baseada em conteúdo Similaridade entre usuário e item Baseada no perfil do usuário previamente construído O perfil é conhecido através do conteúdo dos itens A abordagem baseada em conteúdo tenta recomendar itens similares a outros que o usuário gosta analisando o conteúdo dos itens. Fazendo o usuário expressar explicitamente suas preferências ou apenas assumindo que itens que o usuário já adquiriu ou de alguma outra forma mostrou algum interesse, indica itens que o usuário gosta

Filtragem baseada em conteúdo Vantagens: Não são necessárias avaliações Recomenda todos os itens Desvantagens: Avalia conteúdo textual Superespecialização Vantagens: Não são necessárias qualificações Recomenda todos os itens, todos os itens disponíveis são comparados com o perfil do usuário Desvantagens: Só avalia textos, não sendo possível avaliar qualidade do texto ou de autores dos textos. Esse tipo de técnica avalia o conteúdo de um texto que descreve o item, mas não é possível considerar fatores de qualidade e renome do autor, por exemplo, e como não há avaliações é difícil saber se o usuário aprova este item. Superespecialização: a diversidade de itens fica restrita à similaridade dos itens já avaliados, não sendo possível recomendar itens não relacionados que ainda poderiam interessar ao usuário

Mapas auto-organizáveis Redes SOM (Self-organizing maps) Competitivo e não-supervisionado Teuvo Kohonen Córtex cerebral Os mapas auto-organizáveis são um tipo de redes neurais artificiais também chamados de redes SOM (self-organizing maps), na sigla em inglês, cujo aprendizado é competitivo e não-supervisionado. Em competitivo quero dizer que os neurônios que formam essa rede competem entre si para serem ativados, ou seja, existe interação entre os neurônios e não-supervisionado quer dizer que não existe a figura do supervisor que mostra à rede qual a saída desejada para uma determinada entrada. Estas redes foram propostas pelo cientista finlandês Teuvo Kohonen, que teve sua inspiração no cérebro de animais mais desenvolvidos. Sabe-se que o córtex cerebral humano possui áreas que são responsáveis por funções específicas. Existem áreas dedicadas à fala, à visão, etc. Portanto neurônios espacialmente próximos tendem a responder a estímulos semelhantes. O que levou Kohonen a crer que, da mesma forma que a representação de conhecimento é geometricamente organizada em partes do cérebro, a auto-organização de diferentes representações de informação também poderia ser possível.

Arquitetura das redes SOM Unidades de saída (neurônios) Os mapas SOM são geralmente formador por uma grade bidimensional, onde estão dispostos os neurônios da camada de saída. Cada um desses neurônios possui um conjunto de pesos que são as conexões entre as unidades de entrada e os neurônios do mapa. Cada neurônio recebe todas as entradas e funciona como um extrator de características: quanto mais semelhante a entrada for do vetor de um determinado neurônio, maior o valor de sua saída, caracterizando o vencedor do processo competitivo do treinamento. Cada neurônio possui um conjunto de pesos Os neurônios funcionam como extratores de características Aprendizado competitivo Iteração lateral Função chapéu mexicano Pesos das conexões Unidades de entrada ...

Treinamento Competitivo e não-supervisionado Distância euclidiana Região de vizinhança Atualização de pesos Como mencionado anteriormente o treinamento das redes SOM é competitivo, ou seja os neurônios competem entre si para ver quem gera o maior valor de saída. O neurônio a ser ativado, ou seja, o vencedor da competição é determinado através da distância euclidiana entre os pesos de determinado neurônio e os padrões de entrada que são apresentados à rede. Definido o vencedor, este tem seus pesos atualizados. O processo competitivo é implementado através do conceito de vizinhança, onde além do neurônio vencedor, os neurônios contidos num determinado raio de vizinhança têm também seus pesos atualizados. Através desse processo de treinamento a rede cria regiões que respondem a grupos de entrada semelhantes. Região de vizinhança

Modelo proposto Sistema de recomendação para locadoras Baseado no histórico de locações Utiliza redes SOM Um mapa por cliente Sistema de recomendação para locadoras Não existe avaliações de usuários Baseado no histórico de locações Utiliza redes SOM Um mapa por cliente, como forma de personalização da locadora na visão do cliente

Inicia ciclo de treinamento Resumindo o processo de treinamento

Inicia ciclo de treinamento Apresenta filme do histórico

Treinamento Inicia ciclo de treinamento Apresenta filme do histórico Seleção do melhor neurônio

Treinamento Inicia ciclo de treinamento Apresenta filme do histórico Seleção do melhor neurônio Atualiza pesos

Treinamento Inicia ciclo de treinamento Apresenta filme do histórico Seleção do melhor neurônio Atualiza pesos Há filmes não apresentadas no histórico?

Treinamento Inicia ciclo de treinamento Apresenta filme do histórico Seleção do melhor neurônio Atualiza pesos Sim Há filmes não apresentadas no histórico?

Treinamento Inicia ciclo de treinamento Apresenta filme do histórico Seleção do melhor neurônio Atualiza pesos Sim Há filmes não apresentadas no histórico? Os ciclos terminaram? Não

Treinamento Inicia ciclo de treinamento Apresenta filme do histórico Seleção do melhor neurônio Atualiza pesos Não Sim Há filmes não apresentadas no histórico? Os ciclos terminaram? Não

Treinamento Inicia ciclo de treinamento Apresenta filme do histórico Seleção do melhor neurônio Atualiza pesos Não Sim Há filmes não apresentadas no histórico? Os ciclos terminaram? Sim Não Finaliza treinamento

Funcionamento do modelo Rede treinada Cliente apresenta um novo filme à rede Filmes com maior similaridade Decisão do cliente É criado um mapa para cada cliente O mapa é composto pelos filmes presentes no histórico do cliente No momento da locação o cliente apresenta um novo filmes à rede É calculado o neurônio que irá representar esse novo filme e são determinados os filmes com maior similaridade presentes no histórico do cliente

Experimentos MovieLens Data Set Pública Avaliações (1-5) Acervo de filmes 100.000 avaliações por 943 usuários para 1682 itens MovieLens Data Set Cada usuário foi tratado como um cliente da locadora A base de avaliações dividida entre treinamento e teste A base de treinamento representa os filmes já locados A base de teste representa os filmes que irão ser locados

Experimentos Cada usuário foi tratado como um cliente da locadora Base de avaliações dividida entre treinamento e teste (80%/20%)

Experimentos Parâmetros: Gêneros Ano de lançamento Número de locações Parâmetros utilizados no treinamento, na montagem do mapa. Ou seja, são os parâmetros de entrada da rede que são comparados com o vetor de pesos dos neurônios

Modelo x rede SOM neurônio Filme Gêneros Ano Número de locações

Modelo x rede SOM Neurônio vencedor Filme Gêneros Ano Número de locações

Resultados para o cliente 1 e o filme Independence Day Título Gênero Ano Número de locações Avaliação Independence Day Ação/Ficção científica/Guerra 1996 353 4 Starship Troopers Ação/Aventura/Ficção científica/Guerra 1997 178 2 Star Wars Ação/Aventura/Ficção científica/Guerra/Romance 1977 484 5 Empire Strikes Back, The 1980 295

Resultados

Resultados para o cliente 6 e o filme Pulp Fiction Título Gênero Ano Número de locações Avaliação Pulp Fiction Crime/Drama 1994 312 4 GoodFellas 1990 177 Donnie Brasco 1997 129 3 Godfather, The 1972 340 5

Resultados

Conclusões Mapas auto-organizáveis mostraram-se um bom método para construção do perfil de cliente Foi possível construir o perfil e conduzir o cliente a uma boa escolha

Discussões Não foi possível obter dados reais Clientes com poucos filmes no histórico obtêm resultados com filmes de pouca similaridade entre si

Trabalhos futuros Agregar outros parâmetros para construção do perfil, como atores, diretor, premiações Interface gráfica para interação com usuário Armazenamento do mapa Atualização dinâmica do mapa

Anderson Berg Orientador: Prof. Fernando Buarque Sistema de recomendação para clientes de vídeo locadoras baseado em redes SOM Anderson Berg Orientador: Prof. Fernando Buarque