Psicanálise.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICANALISE NA EDUCAÇÃO
Advertisements

O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Desenvolvimento Psicossexual
PSICANÁLISE Disciplina: Psicologia Organizacional
Segunda Tópica Freudiana
A PSICANÁLISE.
A clínica kleiniana: estilo, técnica e ética
SIGMUND FREUD E A PSICANÁLISE
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
PSICOLOGIA Profª Dinamara Selbach 201E
Freud e a Psicanálise.
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
O MÉTODO PSICANALÍTICO
Sigmund FREUD – A Psicanálise
Teoria do Desenvolvimento Psico-Sexual
SEXUALIDADE INFANTIL.
AS ORIGENS DA TRANSFERÊNCIA
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL APARENTE E SUBJACENTE
Fases do Desenvolvimento Psicossexual
TEORIA DE DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL FREUD
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Teorias em Psicologia do Desenvolvimento: a Psicanálise
Introdução ao Conceito de Pulsão
PSICANÁLISE.
Freud, psicanálise (introdução geral)
Mecanismos de Defesa Keli Steffler.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Primeira Tópica Freudiana
Prof.ª Gilvan Milhomem PSICOLOGIA SOCIAL PERSONALIDADE.
SIGMUND FREUD.
PERSONALIDADE Sigmund Freud ( ) Estruturou a personalidade em:
“Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente” A Psicanálise.
Conceitos básicos de psicologia geral
As fases do desenvolvimento segundo Freud
DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE - FREUD
Complexo de Édipo Tem início no período do desmame em uma situação confusa e instável de impulsos misturados, na presença de um superego arcaico e extremamente.
CASINHA FELIZ CENTRO DE ENSINO
Teoria Psicanalítica.
Posição Esquizoparanóide e Depressiva
Angélica Rosa Psicóloga
PSICOLOGIA NA SAÚDE Aula 2 - Principais Teorias do Desenvolvimento Humano.
INTRODUÇÃO À PSICANALISE FREUD E MELANIE KLEIN e REVIÈRE
CONCEPÇÃO DO APARELHO PSIQUICO E TÉCNICA PSICANALÍTICA EM FREUD
Segunda Teoria do Aparelho Psíquico / 2ª Tópica
INCONSCIENTE Inconsciente: difere de ausência de razão e de falta de consciência. Duas instâncias que convivem num mesmo aparelho psíquico. Instâncias.
Psicanálise Professora Marcia Monteiro.
LIBIDO.  O termo libido designa uma energia postulada por Freud, como um substrato da pulsão sexual;  A libido é de natureza sexual, sendo irredutível.
PSICANÁLISE.
Mecanismos de defesa Sandra Silva.
DESDOBRAMENTOS DA PSICANÁLISE
A Psicanálise de Sigmund Freud ( )‏
TEORÍA PSICANALÍTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Aplicação da Psicanálise
Principais Mecanismos de Defesa
A Teoria do Aparelho Psíquico segundo a Teoria Psicanalítica
Psicanálise- Sigmund Freud
Psicanálise A Psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud, um médico neurologista que buscou tratar de pacientes com sintomas de histeria.
Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
SIGMUND FREUD TEORIA PSICOSSEXUAL.
Fases do desenvolvimento psicossexual infantil
CURSO DE LETRAS EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROFESSORA: MÔNICA PULIERO
A psicanálise – Sigmund Freud ( ) Foi médico, vienense que alterou, radicalmente o modo de pensar a vida psíquica. Sua contribuição é comparável.
Psicanálise Bock, A. M. B., Furtado, O. & Teixeira, M. L. T. (2002). Psicanálise. In: Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo:
Psicanálise e aprendizagem
A Psicanálise de Sigmund Freud
Psicanálise “Os sonhos são uma pintura muda,em que a imaginação a portas fechadas,e ás escuras,retrata s vida e a alma de cada um,com as cores das suas.
SEXUALIDADE E LIBIDO GILMARO NOGUEIRA. LIBIDO  E a energia afetiva original que sofrerá progressivas organizações durante o desenvolvimento.
Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga/Psicopedagoga CPR: 09/3981
1 PSICOLOGIA JURÍDICA Prof. Heloisa Maria de Vivo Marques Introdução à Psicologia.
Transcrição da apresentação:

Psicanálise

O nascimento da psicanálise e a cultura Anna O. e a cura pela fala A libido e o princípio do prazer Anna O. e a cura pela fala Consciente e inconsciente A interpretação dos sonhos Causas orgânicas e causas psíquicas A chegada da psicanálise ao novo mundo Recepção da teoria freudiana “melhor” que a obtida em Viena

A primeira tópica (teoria topográfica) 1900 Tentativa em dividir a mente humana em três regiões Consciente Inconsciente Pre-consciente

A segunda tópica (teoria estrutural) 1920 e posterior Modelo que engloga as três instâncias do aparelho mental

A pulsão Pressões inconscientes que dirigem o organismo a um determinado fim Os aspectos físicos correspondem às necessidades Os aspectos mentais correspondem aos desejos

Os mecanismos de defesa (do Ego) Processos psíquicos com finalidade de afastar evento angustiante da consciência Visam preservar o Ego

Repressão e Recalque Mecanismo que impede que eventos dolorosos ou reprimidos cheguem à consciência Ego impede que um impulso indesejado do id chegue à consciência Mecanismo que envia eventos dolorosos ao inconsciente.

Alguns outros mecanismos Sublimação – Impulso primitivo do ego é modificado de forma a ser aceito socialmente. Permite a canalização das pulsões, em vez de represá-las. Racionalização – utilização de justificativas racionais, justificando comportamentos que seriam inaceitáveis ou dolorosos Projeção – atribuição de inclinações próprias a outras pessoas, ou de outros para si mesma. Deslocamento – transfere pulsões do objeto original para outros, menos danosos

O Desenvolvimento psicossexual As fases do desenvolvimento Oral – Zona erógena  boca e lábios. Prazer ligado à sucção e mordição Anal – Zona erógena  região anal. Prazer ligado ao controle; expulsão e retenção Fálica – Zona erógena  genitais. Prazer ligado ao interesse nas diferenças anatômicas entre os sexos. Ocorre o complexo de édipo Latência – Energia libidinal canalizada para a socialização Genital – Prevalência de sexualidade genital

O Complexo de Édipo Processo de investimento da libido direcionada a um dos genitores e identificação com o outro. A forma como se dá a resolução do complexo é fundamental para a formação da personalidade.

Fixação Obtenção do prazer, após a passagem pelas fases iniciais do desenvolvimento fica fortemente ligada a uma das fases do desenvolvimento.

O Tratamento psicanalítico Da hipnose à associação-livre A cura pela fala O papel da transferência A emergência de conteúdos latentes na análise. A função dos atos falhos

Outros autores da psicanálise Winnicott – potencial inato para amadurecer, mas depende de um ambiente facilitador, representado pela “mãe suficientemente boa” Melanie Klein – seio bom e seio mau; sentimentos básicos de amor e ódio Bion – Desenvolveu trabalho com grupos A. Freud – concepção ativa do ego Lacan – Retoma os desenvolvimentos de Freud, dá grande importância aos símbolos e à linguagem