Linguagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Copyright, 1997 © Dale Carnegie & Associates, Inc. QUALIDADE DE VIDA EMATER 01 de ABRIL de 2009 D r. José Francisco Zumpano QUALIDADE DE VIDA EMATER 01.
Advertisements

Mundo do Conhecimento Informação não é Conhecimento.
LEITURA E PESQUISA CIENTÍFICA
Aplicações com Chaves Criptografia simétrica Criptografia Assimétrica Assinatura Digital Hash.
Ergonomia de Interface de Software
Técnicas de Apresentação
As sugestões foram recolhidas rapidamente.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
CNSN 2011 Professor Antenor Introdução a Óptica..
Orly Benchetrit e Claude Frasson (Universidade de Montreal)
Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor?
Curso de Óptica Geométrica
Neurociência e Leitura Elvira Souza Lima
Neurociência e escrita
AUTORA: CLEMENTINA MARCHETTO DANI
A PERCEPÇÃO DO MUNDO À NOSSA VOLTA
DINÂMICAS E JOGOS EM SALA DE AULA Edigleide Rabêlo.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Às vezes, nos perguntamos por que nossos amigos encaminham " s" sem escrever uma só palavra de ordem pessoal, só dão "replay". 
O RH e os novos desafios na era da informação
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
INTELIGENCIA CONJUGAL
NOSSO CÉREBRO TEM UM BUG
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Rodrigo Lins Odair Mateus.
GESTALT.
Cap. 2- Interpretação e Competência leitora
Comportamento verbal.
Memória – comportamento de lembrar: estrutura e função
Como Agir com Inteligência
BASES EM NEUROFISIOLOGIA
SOE CAFC/ P 1 Exercitar a Vontade
O conhecimento como característica da humanidade
APRENDIZAGEM.
Introdução à Óptica Geométrica
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Odair Mateus.
E a leitura, como se faz? Processamento cognitivo da leitura
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Introdução à Óptica Geométrica
LEITURA INSTRUMENTAL TÉCNICAS DE LEITURA CLASSES GRAMATICAIS
T M A 8 ÁREA DE PROJECTO – 8ºAno ESCOLA SECUNDÁRIA D.JOÃO II
Curso de Óptica Geométrica
Dicionário Terminológico
SOE CAFC/2012- P 1 Exercitar a Vontade
– (31)
Criatividade e Inovação profissional
Curso de Óptica Geométrica
ESTUDO PELA LEITURA TRABALHADA
PROPRIEDADE DA LUZ É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando a km/s ANO LUZ: É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando.
Estratégias de Leitura
Óptica Geométrica.
Comportamento Verbal e Linguagem
PERCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO
RESENHA,RESUMO E FICHAMENTO
DECISÕES INTELIGENTES
Prof.ª irlane Araújo.
Óptica Geométrica.
Necessidade de integração dos mundos dos dados, informação, conhecimento e saber SITP – Módulo 2.2.
Aplicativos Web – Web Design
A GESTALT UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.

O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
1 “Contribuindo para o Incremento da Segurança Operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”
COMUNICAÇÃO RURAL T.E.S. Dr. Ademir de Lucas Profa Dra. Marly T. Pereira Departamento de Economia, Administração e Sociologia ESALQ-USP 2012.
Óptica Geométrica.
Curso de Óptica Geométrica
Transcrição da apresentação:

Linguagem

Constituintes Três termos para seu estudo. 1. sintaxe: estrutura gramatical, sequência, organização das palavras. 2. semântica: estudo do significado. 3. pragmática: função da linguagem.

Nessa constituição da linguagem encontram-se problemas a respeito de traduções. Para verificar se um programa de computador é eficaz na tradução, deve-se traduzir a frase, por exemplo, russo – inglês, inglês – português, português – russo. Caso obtenha-se o mesmo resultado, o recurso é eficaz.

Exemplo: Frase original: The spirit is willing but the flesh is weak. (o espírito é forte mas a carne é fraca) Ao traduzirmos para o russo e de volta para o inglês, temos: Strong vodka, rotten meat. (Vodka forte, mas carne podre).

Sintaxe Estrutura... Sequência e organização influenciam na linguagem? Na compreensão? Adjetivos, sujeito, verbo, nome, preposição..... Vejo o todo, a relação dos constituintes e da estrutura da sentença.

A estrutura precisa da função para ser estudada... Eu amo você = Você ama eu? João declama o poema. O poema é declamado por João. (relação mantida) Problema da ambiguidade.

Classificações gramaticais dependem da estrutura da sentença e não dos eventos ambientais... Ex: Mariar. Ele não para de olhar para ela. O olhar de meu pai me encanta. Problema da ambiguidade.

Ex: Minha mãe, que falava com Márcia, pegou seu carro e saiu. Mamãe e Márcia estavam conversando. Ela pegou seu carro e saiu. De quem é o carro? Quem pegou o carro?

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Show de bola...

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

Semântica O significado aproxima as palavras. O significado não é da palavra e sim das nossas respostas em relação às palavras. Quando eu paro no sinal vermelho estou respondendo ao estímulo “sinal vermelho” não aos eu significado.

O significado aproxima as palavras Ex: roupa.... Festa.... É comum me lembrar do contrário. Ex: duro... Salgado.... Alto......

Pragmática – função da linguagem Linguagem é comportamento social e aprendemos com nossa comunidade verbal, inclusive a dar nomes para os estímulos. Se uso a linguagem estou emitindo um comportamento verbal.

Preciso do contexto para analisar a função de um comportamento. A linguagem envolve o significado. Os behavioristas, ao estudarem linguagem, não estudam seu significado, mas sim a função dos significados – os significados que os significados tem. Saber de um significado é saber em que contexto aconteceu.

Ex: SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

A linguagem não é uma coisa e não deve ser vista do ponto de vista mentalista. A tentação de postular uma fantasmagórica equivalência interna para explicar a equivalência observada desaparecerá quando a equivalência observada puder ser entendida como resultado de uma história de reforço dentro de um contexto.

Por que você consegue nomear este estímulo? Você não veio a o mundo sabendo o nome do estímulo. Hoje você se comporta de modo diferente ao contexto do que há alguns anos atrás e continuará modificando seu comportando daqui algum tempo.

Escrever e falar são duas classes de comportamentos extremamente diferentes e decorrem do ambiente situacional. Ou seja, verifico antecedente e consequente da resposta.

Função primária da linguagem Funções da linguagem Alterar comportamento de alguém Relação entre fazer (não verbal) e dizer (verbal). Função primária da linguagem

Alguns usos de linguagem podem ser considerados comportamentos verbais, mas nem todos os comportamentos verbais são exemplos de uso de linguagem. Posso ter um comportamento que pode ser comportamento verbal, comportamento verbal vocal e envolver o uso de linguagem.

Esclarecimentos Grito de um animal = comportamento verbal + comportamento verbal vocal. Fazer um gesto = comportamento verbal gestual + uso de linguagem. Falar para mim mesmo um telefone de forma repetida = comportamento vocal + linguagem.

Falar com você em português é comportamento verbal, comportamento vocal e uso de linguagem.