Prof.ª: Esp. Leidiane Campos Barcelos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização dos organismos
Advertisements

L2 O neurónio e a transmissão nervosa CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
 Histologia Histos (Tecido) + logos (Estudo)  E o que é Tecido?  Conjunto de células que apresentam a mesma forma, função e origem embrionária. Ao.
Sistema Circulatório Centro Educacional Prof. Samuel Prof. Christopher A. S. Souza
INTRODUÇÃO 1 - Epitélio respiratório – Ciliado pseudo- estratificado colunar com céls caliciformes ; Células – colunares ciliada ( + comum); caliciformes.
Citologia Prof. Marcelo.
ESCOLA EDUCANDÁRIO GOIÁS PROFESSORA: EMMANUELLA RODRIGUES 8º ANO - BIOLOGIA.
Sistema Cardiovascular !. O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes,
Sistema Muscular.
Sistema circulatório.
Sistema Cardiovascular
SISTEMA NERVOSO Aula 03 3ª SÉRIE EM.
Sistema Neuro - Hormonal
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA TEGUMENTAR Profa. Thâmara Alves.
Sistema Muscular.
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
Defesas do organismo no combate aos micróbios
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Tecido Epitelial. Tecido Epitelial Microvilosidades Aumentam a superfície de contato com as substâncias Tecido Epitelial Microvilosidades Aumentam.
Conteúdo Pág. 94 à 103. Conteúdo Pág. 94 à 103.
Tecido nervoso.
SISTEMA CIRCULATÓRIO Página 122.
HISTOLOGIA Página 111.
CÉLULAS.
Histologia Animal.
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS
Sistema Muscular.
Tecido Epitelial e Conjuntivo
Tecidos Muscular e Nervoso
HISTOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
Professor: Guilherme Vieira
Histologia Humana.
SISTEMA NERVOSO REVISÃO DA ANATOMIA E FISIOLOGIA
Estudo dos tecidos.
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
Tecidos epitelial, muscular e nervoso - Exemplos e características
BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
Corpo Humano Aula: 01 Professor: Oldair José Tavares Pereira.
Maria Aparecida Donangelo
TECIDOS Histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano.
ANATOMIA HUMANA ADRIANA LOURENÇÃO
QUIZ DE CIÊNCIAS.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Características gerais dos seres vivos
Sistema Nervoso.
Professora: Luciana Ramalho 2018
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Tecido Muscular.
EMBRIOLOGIA.
TERCIDO EPITELIAL.
Sangue Vera Andrade, 2017.
Neurônios e células da glia
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
SISTEMA LOCOMOTOR OSSO-MÚSCULO-NEURÔNIO
Tecido Adiposo Unilocular (Adulto) Multilocular (Fetal)
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Diferenciação  Expressão diferencial de genes, onde grupos de células que passaram por uma ativação de determinados genes ou de conjuntos de genes começam.
Ciências Níveis de organização
SISTEMA NERVOSO.
TECIDO CONJUNTIVO Classificação Denso Frouxo Modelado Não-modelado
CADEIA RESPIRATÓRIA.
Estudo dos tecidos.
Estudo do tecidos. Tecidos = conjunto de células.
Histologia Animal Definição: estudo dos tecidos (conjunto de células diferenciadas e adaptadas à uma determinada função) em animais. Tipos básicos de Tecidos.
1. É função do tecido epitelial:
Revisão para o teste de Ciências
Transcrição da apresentação:

Prof.ª: Esp. Leidiane Campos Barcelos Histologia Prof.ª: Esp. Leidiane Campos Barcelos

Introdução Histologia é definida como sendo a ciência, parte da biologia, que estuda os tecidos do corpo, bem como estes se organizam para constituir os órgãos de um organismo vivo.

Tecidos É um grupo de células especializadas, separadas ou não por líquidos, provenientes por células embrionárias que sofreram diferenciação. É um conjunto de células semelhantes que desempenham uma mesma função.

Especificação dos Tecidos Epitélio → revestimento da superfície externa do corpo(pele), os órgãos (fígado, pulmão e rins) e as cavidades corporais internas; Conjuntivo → constituído por células e abundante matriz extracelular, com função de preenchimento, sustentação e transporte de substâncias;

Especificação dos Tecidos Muscular → constituído por células com propriedades contráteis; Nervoso → formado por células que constituem o sistema nervoso central e periférico (o cérebro, a medula espinhal e os nervos.

Formação dos Tecidos Formados por unidades biológicas fundamentais chamada células e também pela matriz extracelular, que em geral elas mesmo produzem.

Importância da Diferenciação Celular? Todas as células terem capacidade de desempenharem todas as funções. MAS, a eficiência na realização de certas funções é maior em certos tipos de células e menor em outros.

Matriz Extracelular É um conjunto de substâncias amorfas e elementos figurados, líquidos e fibras, produzidas pelas células, que preenche os espaços entre as mesmas.

Tecidos São classificados nos quatro seguintes tipos fundamentais com base: Nos tipos de células que possuem Na proporção de células (quantidade) No modo de ligação das células entre si (fixação) Nas funções que desempenham

Principais Tecido Epitelial Tecido Conjuntivo Tecido Muscular Tecido Nervoso

Tecido Epitelial Características: Possui células muito próximas uma das outras. Pouca substância intercelular. Tem funções de proteção e revestimento do corpo humano. Ele protege o corpo da entrada de microrganismos, substâncias química e agressões físicas.

Tecido Epitelial Tem alta capacidade de renovação celular, ausência de espaço entre as células e vascularização. Está presente na pele e na superfície interna dos órgãos, como por exemplo o estômago, e também na formação de glândulas.

Tecido Epitelial- Funções

Tipos de Tecidos Epiteliais Epitélio simples – uma camada celular Epitélio estratificado - várias camadas

Epitélio Glandulares

Epitélio Glandulares Possui células especializadas em sintetizar, armazenar e secretar proteínas, lipídeos ou complexos formados por proteínas e carboidratos.

Epitélio Revestimento Funciona como uma membrana que isola o organismo, ou parte dele, do meio externo. Está relacionado ao revestimento e proteção de superfícies externas (na pele) e internas (no estômago). Proteção e revestimento das superfícies e cavidades do corpo.

Tecido Conjuntivo Tem como funções de preenchimento, sustentação, proteção e transporte de substâncias. Ele é ricamente vascularizado e possui espaços entre as células e une separa os órgãos. Alguns exemplos desse tipo de tecido: ósseo, adiposo, cartilaginoso e hematopoiético (sangue).

Tecido Conjuntivo

Tipos de Tecidos Conjuntivo Tecido Conjuntivo Adiposo Tecido Conjuntivo Cartilaginoso Tecido Conjuntivo Sanguíneo Tecido Conjuntivo Ósseo

Classificação

Tecido Conjuntivo Adiposo Proteção contra choques mecânicos Fornecer energia Isolante térmico

Tecido Conjuntivo Cartilaginoso Flexibilidade Não tem vasos sanguíneos.

Tecido Conjuntivo Sanguíneo É formado no tecido hemocitopoético. As funções do tecido sanguíneo incluem o transporte de hormônios até seu local de atuação; transporte de gás oxigênio e nutrientes às células; captura de gás carbônico e excreções celulares; e defesa a agentes estranho.

Tecido Conjuntivo Ósseo Função de sustentação. É um tecido rígido graças à presença de matriz rica em sais de cálcio, fósforo e magnésio. A matriz é rica em fibras colágenas, que fornecem certa flexibilidade ao osso.

Tecido Muscular Sua principal função é permitir o movimento do corpo, pois possui células alongadas e especializadas na contração.

Tipos: Tecido muscular liso Tecido muscular estriado esquelético Tecido estriado cardíaco

Muscular Liso Apresenta uma contração lenta e involuntária, não depende da vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos internos, como a bexiga, estômago, intestino e vasos sanguíneos.

Muscular Estriado Esquelético O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária. Está ligado aos ossos e atua na movimentação do corpo.

Muscular Cardíaco É o tipo de tecido muscular que forma a camada muscular do coração, conhecida por miocárdio.

Muscular Cardíaco O coração é formado por três tipos principais de músculos: Ventricular, contrai de forma parecida com o músculo estriado, mas a duração de contração é maior. Atrial, contrai de forma parecida com o músculo estriado, mas a duração de contração é maior. Fibras musculares excitatórias e condutoras, só se contraem de modo mais fraco, pois contêm poucas fibrilas contráteis;

Tecido Nervoso É um tecido de comunicação, capaz de receber, interpretar e responder aos estímulos. Tem como função de captar estímulos ambientais ou do próprio corpo, conduzir impulsos nervosos e interpretá-los, na coordenação das funções dos órgãos.

Tecido Nervoso Ele é formado por neurônios e que são células especializadas no suporte e nutrição dos neurônios.

Tecido Nervoso As células do tecido nervoso podem ser de dois tipos: neurônios e células gliais. Os neurônios transmitem informações através de mediadores químicos, os neurotransmissores, e de impulsos elétricos.

Neurônios As regiões na maioria dos neurônios, são: Corpo celular: nele se localizam o núcleo e as organelas, por exemplo, mitocôndrias. Axônio: é um prolongamento longo do corpo celular, geralmente único, de espessura constante. Dendritos: são prolongamentos curtos do corpo celular, com muitas ramificações que se afinam nas pontas.

Neurônios

Célula Glia As células da glia, ou neuróglias, são muito mais numerosas do os neurônios. Sua função é nutrir e proteger o sistema nervoso. Além disso, ajudam na regulação das sinapses e transmissão dos impulsos elétricos.

Célula Glia Existem dois tipos de células gliais: Microglias: protegem o sistema nervoso, agindo de forma semelhante aos macrófagos. Macroglias: há quatro subtipos, cada uma com função específica, ajudando na transmissão dos impulsos nervosos. São elas: os astrócitos, os oligodendrócitos, os ependimócitos e as células de Schwann.

Células Glia