Secretaria de Estado da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
SASE/MEC Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino
Comissão Municipal de Elaboração
Profa. Ma. Suely Melo de Castro Menezes
Avaliação do Plano Plurianual
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Prática de Ensino: Educação Básica
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
1 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Suzana Willrich Mazocco Coordenadora de Educação Infantil e Anos Iniciais Reclassificação CGE SECRETARIA.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Políticas Públicas Municipais
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Minas Gerais.
Secretaria de Estado da Educação
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fórum de Secretários Executivos
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Governo do Estado de Alagoas
Mesa Temática IV Normatização e Sistemas Municipais de Ensino Palestrante: Adriana Paim de Almeida.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
Governo do Estado de Alagoas
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Fórum Nacional de Educação
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TERESINA
AP01 – Apresentação do PNE e PME
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
Na conquista dos direitos de aprendizagem
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
1. GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PLANO DE TRABALHO DE ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – PEE-MS 2.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Estado da Educação GOVERNO DO PARANÁ Roberto Requião - Governador do Estado Mauricio Requião de Mello e Silva - Secretário de Estado da Educação Ricardo Fernandes Bezerra - Diretor Geral Yvelise Freitas de Sousa Arco-Verde - Superintendente da Educação Marise Manoel - Assessora de Políticas Educacionais Curitiba, 14/04/2005. Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

POLÍTICAS PÚBLICAS para a educação É o que os governos fazem, ou deixam de fazer. É aquilo que escolhemos fazer. E há escolhas porque existem tensões nos vários campos de organização da sociedade. Elaborar políticas públicas é buscar deslocar-se de uma situação dada, presente, diagnosticada, para uma situação desejada. Elaborar um plano educacional é fazer política pública para o setor. É planejar e colocar em execução ações julgadas importantes para a melhoria da educação. Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

POLÍTICAS PÚBLICAS para a educação Um plano de educação é a expressão de um compromisso ético da sociedade. Mas, é fundamental que, para executar as metas dos planos, tenha-se em vista o orçamento público. Questão delicada: como evitar atender a demandas locais, paroquiais e corporativas que se apropriam da quase totalidade do orçamento público? Como conciliar a subordinação do social ao econômico? Aprendemos um dia que a política social recolhe os mortos deixados pelas políticas econômicas. Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005. A Constituição de 1988 Art. 214 - Expressa o desejo da nação brasileira de um Plano Nacional de Educação, de duração plurianual, que leve à: Erradicação do analfabetismo. Universalização do atendimento escolar. Melhoria da qualidade de ensino. Formação para o trabalho. Promoção humanística, científica e tecnológica. Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB LDB, Lei nº 9.394, de 1996 Título IV - Da Organização da Educação Nacional Art. 9º A União incumbir-se-á de: I - elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios; Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB Art. 10. Os estados incumbir-se-ão de: III - elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus municípios; Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB Art. 11. Os municípios incumbir-se-ão de: I - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos estados; Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO -PNE PNE, Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001 Art. 2º A partir da vigência desta lei, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão, com base no Plano Nacional de Educação, elaborar planos decenais correspondentes. Art. 3º A União, em articulação com os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e a sociedade civil, procederá a avaliações periódicas da implementação do Plano Nacional de Educação. Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

A construção coletiva do PEE PR, desde a base do Estado Maio/2003 - Divulgação do primeiro documento da SEED orientando sobre a construção coletiva do PEE. Naquele momento, os 32 NREs foram convocados para, em conjunto com as representações de seus municípios, organizarem reuniões e iniciarem os estudos temáticos. Julho/2003 - A SEED enviou à APP-Sindicato/Fórum em Defesa da Escola Pública cópia da proposta de trabalho. Julho/2003 - A SEED enviou à Assembléia Legislativa do Estado/Comissão de Educação, cópia da proposta de trabalho da SEED/NREs, solicitando o acompanhamento do processo. Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

A construção coletiva do PEE PR, desde a base do Estado Agosto/2003 a fevereiro/2004 - Intenso trabalho de reuniões internas na SEED/NREs e encontros nos municípios/escolas para planejamento, elaboração de diagnósticos, levantamento de dados estatísticos e bibliográficos, leitura da legislação e de documentos relativos à matéria. Março/2004 - Sistematização dos Relatórios Parciais produzidos pela SEED/NREs/comunidade educacional e produção de documentos em versão preliminar para discussão: Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

A construção coletiva do PEE PR, desde a base do Estado mobilização nas escolas - grupos de estudo; sistematização das informações obtidas: compilação de dados e elaboração de diagnósticos; busca de apoio de docentes orientadores nas universidades; preparação e realização de Seminários Temáticos nos municípios, com a participação dos educadores e de representantes da sociedade civil; contatos com autoridades municipais - representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e setores organizados da sociedade civil; Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

A construção coletiva do PEE PR, desde a base do Estado Abril/2004 - Realização pela SEED do I Seminário Integrador do PEE, dinamizado por oficinas de trabalho sobre temas, níveis e modalidades de ensino. Abril-julho/2004 - Preparação do Documento 2 - Estudos Temáticos para o PEE PR - Resultados do I Seminário Integrador. Participação em seminários estaduais e nacional (pré-Coned e Coned), palestra na UFPR, reuniões técnicas na SEED e NREs. Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

A construção coletiva do PEE PR, desde a base do Estado Produção de relatórios: registro da metodologia; publicação de dados e análise do PNE e metas para o Paraná solicitados ao MEC/INEP; documento contendo os Estudos Temáticos para o PEE; registros das participações em seminários; registro das críticas sugestões apresentadas pela sociedade civil. Documentos disponíveis no Portal Educacional da SEED: www.diaadiaeducacao.gov.br Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

A construção coletiva do PEE PR, desde a base do Estado Outubro/2004 - Todas as escolas públicas da rede estadual e conveniadas receberam o Documento 2 - Estudos Temáticos para o PEE, por meio dos NREs; as universidades estaduais e federal, as representações sindicais de escolas e professores, bem como outras representações da sociedade civil. Foram distribuídos mais de 10 mil exemplares do documento . Fevereiro/2005 - As críticas e sugestões retornaram à SEED em forma de relatórios denominados A Voz das Escolas. Estes estão sendo sistematizados na SEED. Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

A construção coletiva do PEE PR, desde a base do Estado AGENDA 2005 Abril/2005 - Realização do II Seminário Integrador do PEE (14 e 15 de abril 2005). Abril/2005 - Constituição da Equipe de Redação do PEE PR. 2º semestre/2005: Seminário de Consolidação do PEE e Audiências Públicas. Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

Os Planos Estadual e Municipais de Educação Até o momento, talvez um ou dois Estados da Federação tenham aprovados seus planos estaduais de educação. Dos 5.565 Municípios, menos de mil elaboraram seus planos municipais de educação, muitos deles, não raras vezes, pressionados por empresas de consultoria. Os PPA, que devem dar suporte aos planos educacionais, e as leis orçamentárias de 2005 parecem não levar em consideração as metas do PNE ou as próprias metas fixadas por Estados e Municípios. Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

Os Planos Estadual e Municipais de Educação Existe a necessidade de se precisar o que se entende por Sistema Nacional de Educação e Regime de Colaboração entre os entes federados, para dar validade aos planos educacionais. Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

A legitimidade do planejamento O único planejamento legítimo é o planejamento democrático e descentralizado, que minimiza a imposição de valores e potencializa o seu caráter de instrumento de liberdade, de autonomia, para a intervenção racional sobre o futuro. (Ladislau Dowbor) Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

II SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PEE Programação: ver folheto Oficinas de Integração: ver folheto Coordenadores: apresentação Documentos para discussão: a) Documento 2 - Estudos Temáticos para o PEE - Resultados do I Seminário Integrador; b) A Voz das escolas - sistematização das críticas e sugestões das escolas da rede pública; c) Educação Superior - proposta em VP das universidades estaduais. Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

II SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PEE COORDENAÇÃO DAS OFICINAS Indicações Leitura prévia do material; Coordenação dos GTs (formação de subgrupos); Produção de relatório parcial para apresentação no dia 15 - Painéis (destaques das oficinas); Indicação de equipes de apoio à Comissão de Redação; Obs.: Fazer lista dos participantes das oficinas. Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

II SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PEE Produção de relatório final, até o dia 15 de maio/05 - conteúdo: descrição da dinâmica das oficinas; sugestões de inclusões/cortes no texto; indicação das críticas, com propostas de modificação nos textos; indicação das diretrizes gerais de cada nível e modalidade de ensino; Focalizar a discussão nas diretrizes e metas (confirmar indicação). Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.

II SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PEE A contribuição milionária de todos erros. Como falamos. Como somos. Oswald de Andrade, Manifesto da poesia pau-brasil. Marise Manoel, Assessoria de Políticas Educacionais-SEED, 14/04/2005.