Sistema de Alimentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parte 2: Compensadores “Shunt”:
Advertisements

Parte 3: Compensadores Série:
Amplificadores Operacionais
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
Inversor Trifásicos com Três Pernas
Amintas engenharia.
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
Díodo Zener
Verificação das instalações eléctricas
Engenharia de Software
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CÂMPUS DE BOTUCATU Departamento de Engenharia Rural Curso de Pós-Graduação em Energia.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
Protótipo de Simulador de Elevadores
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
Avaliação da Viabilidade de Colectores Híbridos Fotovoltaicos e Térmicos para Aplicação ao Aquecimento de Águas e Micro-Geração de Electricidade Trabalho.
ANALÍSE E ESTUDO COMPARATIVO DE ACTUADORES LINEARES PARA IMPLEMENTAÇÃO
Propagação de Ondas e Antenas
Resistores em Série                                                              em todos os pontos.
Eletrônica de Potência
Analise de Circuitos em Corrente Continua - Ed. Erica
Modelamento do conversor
Introdução Em diversas aplicações deve-se controlar o fluxo de energia da fonte de entrada para a fonte de saída e vice-versa, sendo necessário o uso.
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
Suprimento de Energia Microcontrolado
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
6. Conclusões: Licenciatura em Eng.ª Electrotécnica e de Computadores – Ramo de Sistemas de Energia Projecto, Seminário ou Trabalho de Fim de Curso 2003/2004.
1 Controlo e estabilidade de voo Ricardo Bencatel AsasF.
ELETRICIDADE 7 CIRCUITO EM REDE Prof. Cesário.
ELETRICIDADE 10 CAPACITORES Prof. Cesário.
Transmissão AM Objetivo:
Recuperação de Informação Distribuída por Fontes Autónomas com Sobreposição Joaquim Macedo Departamento de Informática Escola de Engenharia.
TENSÕES E CORRENTES EM CIRCUITOS TRIFÁSICOS BALANCEADOS Sistemas de potência são alimentados por geradores trifásicos. De maneira ideal, os geradores suprem.
Autores: Nome Empresa Marcus Rodrigo Carvalho Daimon
Inversor Trifásicos com Quatro Pernas Pernas
Sistema de monitorização e controlo baseado em módulos Zigbee
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Dispositivo remoto para monitorização de VOCs
XVI Congresso Brasileiro de Automática
O foco da Engenharia de Computação
4ª Aula: O Diodo Real e o Modelo para Pequenos Sinais
Circuitos Retificadores
Fotolog? Flickr? YouTube? 4 Definição (por Danah Boyd) PerfilAmigosComentários.
Lúcio Miguel Portela dos Santos Orientador: Prof. Dr. Hélder Leite
Apresentação Intermédia José Graciano Almeida Ramos Orientador: Professor Dr. Jaime S. Cardoso Responsável INESC Porto : MSc. Ricardo Sousa 1 FEUP-MIEIC.
Software para Distribuição
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
- 1 - Bombagem Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador Webpage: pwp.net.ipl.pt/deea.isel/jsousa MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia.
Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador.
- 1 - Bombagem Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador Webpage: pwp.net.ipl.pt/deea.isel/jsousa MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia.
Amauri Oliveira Abril de 2010
Desenvolvimento das funcionalidades do trabalho colaborativo da solução para Rastreabilidade de Requisitos de Software baseada na generalização de artefatos.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
1.
Eletrodinâmica Aula 12 Prof Paulo Rosa INFI/UFMS.
CAPACÍMETRO DIGITA L Gleson Fabio da Costa
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
1 Prof. Humberto Pinheiro, Ph.D SISTEMAS DE MODULAÇÃO DPEE-CT-UFSM Modulação Geométrica Conversores Multiníveis Trifásicos com Diodo de Grampeamento.
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Circuito Elétrico
MOTIVAÇÃO: Os conversores de potência DC-DC são utilizados em muitos sistemas de alimentação de energia elétrica na indústria do petróleo e gás natural,
RESISTORES EM PARALELO
Curso de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Sistemas de Energia Edição 2001/2003 Simulador de Operadores de Mercado e de Sistema em.
OBJECTIVOS  Conferir ao estágiario expriência na análise e controlo de redes electricas.  Verificar através do software de simulação “Powerworld” a viabilidade.
Circuito Retificador Prof. Nilton Cesar de O Borges
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
DETERMINAÇÃO AUTOMÁTICA DA MATRIZ CARACTERÍSTICA DE UM SISTEMA RLC SÉRIE EM CASCATA E DE GRANDE PORTE PARA UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE REDUÇÃO DE ORDEM PET.
II. Resistência elétrica
SISTEMA AUTONOMO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS PARA ALIMENTAÇÃO DE SITES DE TELECOMUNICAÇÕES E AR CONDICIONADO SOLAR SEMINÁRIO “ENERGIAS RENOVÁVEIS E SUSTENTABILIDADE.
Projeto de transformadores pelo método de elementos finitos.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Alimentação Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE UM VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Tiago Alberto Correia da Rocha Orientador Prof. Dr. Armando Luís Sousa Araújo http://www.fe.up.pt/~ee06252 tiago.da.rocha@fe.up.pt

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Alimentação Sumário Objectivos O Veículo Eléctrico a Baterias Modelo do sistema de armazenamento Modelo do VEC em pista Sistema de armazenamento híbrido Sistema de alimentação auxiliar Conclusões Trabalhos futuros

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Alimentação Sistema de Tracção Objectivos Estado de arte dos veículos eléctricos; Modelação do sistema de armazenamento composto por baterias e ultracondensadores; Modelação do VEC em pista para extracção da energia consumida por volta; Simulação e teste de todo o sistema de armazenamento híbrido incluindo os conversores de potência; Desenvolvimento de um sistema de alimentação auxiliar;

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Alimentação Sistema de Tracção Veículo Eléctrico a Baterias

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Tracção Sistema de Alimentação A bateria de Ni-MH A bateria de Ni-MH testada: Pack composto por 11 módulos; Módulo de 12 células (132 por pack); Células de 1,2V e 5,5Ah; Energia de 870Wh por pack. Resposta da tensão da bateria a uma corrente de descarga.

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Tracção Sistema de Alimentação Modelo da bateria Modelo da bateria abordado Sistema de testes à bateria Voc → Tensão em circuito aberto; Rs → Resistência série ou interna; R1C1 → Malha da dinâmica rápida; R2C2 → Malha da dinâmica lenta; Todos os parâmetros são em função do estado de carga (SOC).

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Alimentação Sistema de Tracção Resultados dos testes Resultados dos testes à bateria: 5 minutos de descarga; 1 hora de repouso;

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Tracção Sistema de Alimentação Comparação Para 75% do SOC os valores dos parâmetros do modelo: Voc=15,45V; C1=14,7F; Rs=28mΩ; R2=137mΩ R1=10mΩ; C2=1036F O modelo simulado corresponde à resposta da bateria na descarga. No entanto, a dinâmica da tensão no descanso atinge um erro elevado, comparado com os dados reais.

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Tracção Sistema de Alimentação Modelo da bateria de Ni-MH Novo modelo da bateria: Acrescenta uma nova malha RC que apenas actua quando a corrente é nula. Resultados do modelo muito próximos dos práticos.

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Alimentação Sistema de Tracção Modelo de um UC Modelo do UC Ultracondensador da Maxwell BCAP 3000F Simulação do modelo do Ultracondensador da Maxwell BCAP 3000F Parâmetros Valor R1 1.38mΩ C1 1973F Cv1 240.39F R2 6.83Ω C2 592.07F Cv2 56.28F R3 17.65Ω C3 64.31F Cv3 439.2F

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Tracção Sistema de Alimentação Energia em Pista Necessidade de modelar o VEC para o cálculo da energia dispendida numa prova. 500Wh para completar uma volta no circuito de Braga.

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Tracção Sistema de Alimentação Sistema híbrido de armazenamento O sistema híbrido de armazenamento constituído por baterias como fonte de energia e ultracondensadores como fonte de potência Topologia de conversor CC/CC utilizado

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Alimentação Sistema de Tracção Método de controlo

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Tracção Sistema de Alimentação Resultados Simulação Tensão do barramento Corrente do inversor Regeneração

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Alimentação Sistema de Tracção Alimentações auxiliares

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Tracção Sistema de Alimentação Principais Conclusões Conclusões: A plataforma para extracção de dados, segundo o procedimento de teste desenvolvido, permite a parametrização da bateria. O modelo de três malhas RC apresenta melhores resultados do que o de duas para a tecnologia de bateria estudada. Dos testes à bateria de Ni-MH denota-se uma elevada queda de tensão protagonizada por uma dinâmica lenta. Devido a este fenómeno, conclui-se que esta bateria de Ni-MH não é a mais indicada para o projecto do VEC. O modelo do VEC desenvolvido fornece informação da quantidade de energia necessária numa prova de competição. No caso do circuito Vasco Sameiro a energia para completar uma volta é aproximadamente 500Wh. A simulação do sistema híbrido de armazenamento permite concluir a boa estratégia de controlo da tensão do barramento cc , segundo o algoritmo de gestão de energia desenvolvido.

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Tracção Sistema de Alimentação Trabalhos Futuros Trabalhos Futuros: Integração dos efeitos da temperatura na parametrização do modelo da bateria. Parametrização da bateria segundo o novo modelo proposto. Desenvolvimento de um novo sistema de testes a baterias baseado em microprocessador. Aplicação de um banco de UC’s no projecto, e a parametrização do seu modelo eléctrico. Incorporação de um sistema de tracção na simulação do sistema de alimentação desenvolvido nesta tese. Implementação prática do sistema de alimentações auxiliares no VEC. Estudo da possibilidade de ligação à rede através do conversor de tracção.

Sistema de Alimentação VEC VEÍCULO ELÉCTRICO DE COMPETIÇÃO Sistema de Tracção Sistema de Alimentação Obrigado Obrigado pela atenção! http://www.fe.up.pt/~ee06252/ Patrocinadores