Cidadania Cidade  Civitas, civilis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os segmentos sociais em Roma Antiga.
Advertisements

Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
GRUPO DE ESTUDOS E APOIO GRUPO DE ESTUDOS E APOIO À ADOÇÃO SEMEANDO AMOR À ADOÇÃO SEMEANDO AMOR A CRIANÇA É MAIS IMPORTANTE QUE SUA PROCEDÊNCIA. ELA VALE.
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa –
A antiga civilização indiana
CIVILIZAÇÃO GREGA.
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Desenvolvimento organizacional
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Cidadania e Empregabilidade
DISCIPLINA: Ética e relações humanas no trabalho
Curso Direito à Memória e à Verdade
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Prof. Everton da Silva Correa
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Direitos do cidadão e cidadania
CIDADANIA.
Grécia - Cultura e Sociedade.
Cap. 2 - O surgimento das religiões monoteístas
Área de Integração Democracia e cidadania
42) E uniram-se aos outros crentes na freqüência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração 43) Em todos eles havia.
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
A luta pela moradia: o caso das Moradias Sabará em Curitiba
AULA.4 - 2A – OS GREGOS I PERIODO HOMÉRICO
O que é o Estado? Capítulo 16.
O homem é um animal político
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
Marta Silva Campos Pós-doutorada em Serviço Social, professora associada e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Família da PUC-SP; membro do.
Baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos
A Construção da Democracia
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
[Antropologia Cultural]
Daniel Mesquita Grécia Antiga.
Cidadania.
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
IDEOLOGIA.
CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA
Civilizações do Oriente Próximo
História da Antiguidade Clássica e Roma
Introdução e contextualização histórica
Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Leia antes os capítulos 5 e 6 Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Introdução à Filosofia Aula 10
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
A construção da Cidadania Europeia
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
FAMÍLIA.
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
FAMÍLIA.
C olégio do A mor de D eus Educação Moral e Religiosa Católica UL 2 a universalidade do FENÓMENO RELIGIOSO.
Vai e Vem tem a sua origem na constatação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI): a Igreja é missionária na sua essência é uma das formas.
A grupamento de E scolas de A brigada EMRC Educação Moral e Religiosa Católica A UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO.
GRÉCIA. A civilização grega surgiu por volta de 2000 a.C. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta.
Mayara T. Santos - Sociologia
Aristóteles e o mundo sensível.
A Pólis grega era uma cidade com leis próprias, costumes próprios e governos próprios, completamente autónoma em relação às outras. O traço comum entre.
Atividade racional que transforma o meio natural
Transcrição da apresentação:

Cidadania Cidade  Civitas, civilis Ação pela qual alguém se torna civil, habitante de uma cidade, e passa a fazer parte de uma civilização

Família  única forma de sociedade existente Família  única forma de sociedade existente. Ampla em número, mas ainda acanhada para prover as necessidades materiais, culturais e morais que foram surgindo Cada família tinha seus deuses, suas divindades domésticas, que eram adorados por seus membros A religião doméstica isolava essas famílias. Aos poucos, algumas delas se uniram para adorar um deus comum, superior a seus deuses domésticos

Criam-se, assim, as fratrias ou cúrias, embora persistissem os laços fundamentais de sangue  Entrava-se na fratria pelas mãos do pai Da fratria, passaram a surgir, em embrião, pequenas sociedades com seus deuses, cultos, sacerdócios, justiças e formas de governo As fratrias uniram-se em grupos, com seus altares e suas divindades protetoras. Nas tribos, faziam-se assembléias, promulgavam-se decretos a que todos os membros se submetiam. Instituíram-se tribunais com direito de jurisdição sobre todos

As cidades nasceram no momento em que várias tribos conseguiram associar-se, sob a condição de o culto de cada uma delas ser respeitado. O culto passou a ter importância fundamental para garantir o vínculo entre as tribos As cidades originaram-se, portanto, do movimento de pequenas células que se uniram: famílias em fratrias, fratrias em tribos, tribos e cidades Cada novo momento não anulou a individualidade nem a independência da célula anterior em seus cultos, sacerdócios, direitos de propriedade, justiça interna, reuniões, festas, chefes etc.

Na primeira percepção de cidadania, existia a idéia não de conquista, mas de iniciação, de introdução num mundo já existente e regulado pela religião, ao qual o jovem tinha acesso pelo rito. Outorgava-se a cidadania a um membro da comunidade por meio do juramento no altar do deus por ela cultivado. À sua providência eram entregues os cidadãos O conceito de cidadania ampliou-se para além das cidades e ligou-se ao Estado. Nasceu nas cidades e tornou-se mais amplo e vasto em seus direitos e deveres