Cultura, Arte e Religião

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROVADORISMO EM PORTUGAL
Advertisements

Gótico em Portugal Mosteiro da Batalha.
FILOSOFIA ESCOLÁSTICA
História da Educação A Educação Medieval.
ARTE ROMÂNICA.
O cenário era de medo, insegurança e morte
A Baixa Idade Média Prof. Alan.
A Baixa Idade Média As Cruzadas, a Crise do Sistema Feudal, Renascimento Comercial, Renascimento Urbano, Pré-Capitalismo Prof. Alan Carlos Ghedini.
Escolástica.
Ciência na Idade Antiga de Platão e Aristóteles
Feudalismo Unidade 7 - HG.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
HISTÓRIA DA IGREJA.
A CULTURA MEDIEVAL.
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
Santo António de Lisboa
A igreja na Idade Média EBD – 06/11/2011.
Santo Antonio.
Vida de Santo Antônio de Pádua
Para não ser infeliz na sexta. Sobre História Precisa saber: – Como era a sociedade da Alta Idade Média e qual era o papel da Igreja nela – Como a Igreja.
Escolástica e Renascimento
Aspectos do Renascimento cultural
FESTA DE CORPUS CHRISTI
A Escolástica Quando se fala em escolástica, designa-se a filosofia cristã da Idade Média. Seu problema fundamental é possibilitar ao homem a compreensão.
REFORMA RELIGIOSA.
CULTURA MEDIEVAL.
EDUCAÇÃO MEDIEVAL Chama-se Idade Média o período da história
Escolástica.
UNIVERSIDADE - ACADEMIA E TEOLOGIA
História da Igreja.
Declínio da Idade Média
Feudalismo 02/04/2017.
Conceito de Idade Média
EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA
PhotoDisc/Royalty Free
educação medieval – idade média
A Cultura da Catedral Contexto histórico a Sociedade dos sécs
Formação de Portugal I Dinastia
A PATRÍSTICA E A ESCOLÁSTICA
A Influencia dos Gregos na filosofia medieval Douglas Blanco
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
A Cultura Medieval.
CONTEMPORANEIDADE 1 A UNIVERSIDADE NO SÉCULO XXI: P ARA UMA U NIVERSIDADE N OVA Santos, Boaventura de Sousa Naomar de Almeida Filho (2008)
Filosofia Religiosa Santo Agostinho –
O Rosário.
História da Cultura e das Artes A Cultura da Catedral
A Medieval.
TROVADORISMO HUMANISMO CLASSICISMO
São Tomás de Aquino A Filosofia Medieval.
História de Portugal Aula n.º 14 D. João III. D. João III subiu ao trono em 1521, após a morte de seu pai D. Manuel I. Um dos mais importantes acontecimentos.
Idade Média (Primeira manifestação literária portuguesa)
História da Igreja 2 Aula 1
Padre Antônio Vieira Clicar para trocar slide.
CULTURA MEDIEVAL.
POESIA TROVADORESCA Contextualização histórico-literária
Professor Romildo Tavares
Literatura Medieval (séc. XII a XV)
Filosofia Medieval e Moderna
O conhecimento na Idade Média
Educação medieval.
CULTURA ARTE RELIGIÃO. Cultura Monástica O Clero era o grupo social mais culto Os monges copiavam a Bíblia e os livros dos autores antigos (decorados.
A ESCOLÁSTICA MEDIEVAL. TEOLOGIA ESCOLÁSTICA MEDIEVAL A teologia escolástica medieval atravessou praticamente oito séculos, marcando ainda presença durante.
Poder da Igreja na Idade Média
As mutações na expressão da religiosidade O ensino medieval
Capítulo 13 Pensamento cristão
LADAINHA DOS SÍMBOLOS DE SANTO ANTÔNIO (Cris Cunha, junho/2016)
 Foi chamado o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios;  Frequentou a Universidade de Nápoles;  Foi retirado de Paris e trazido a força para.
A arte medieval também era essencialmente religiosa
Transcrição da apresentação:

Cultura, Arte e Religião

Na Idade Média, o clero constituía o grupo social mais culto. Os monges copiavam a Bíblia e os livros dos autores antigos.

Os livros eram ilustrados com belíssimas iluminuras.

Os monges irlandeses destacaram-se nesta arte da iluminura Os monges irlandeses destacaram-se nesta arte da iluminura. O Livro de Kells, produzido na abadia de Kells, na Irlanda, é a mais famosa obra dos monges irlandeses.

Em Portugal, distinguiram-se os mosteiros de Santa Cruz de Coimbra, de Lorvão e Alcobaça.

Pedro Julião (1210 a 1220 – 1277), que ficaria conhecido como João XXI, além de Papa, foi um famoso médico, professor e filósofo muito conhecido. Fernando de Bulhões (1195(?) – 1231), conhecido por Santo António, foi uma das mais proeminentes figuras do seu tempo. Friedrich Pacher: St. António e S. Francisco; 1477;Museum of Fine Arts, Budapest

Além da cultura monástica, desenvolveu-se uma cultura cortesã, nos palácios dos reis e grandes senhores laicos. Cancioneiro da Ajuda Cantigas de D. Dinis Jograis; Codex de Manessa; Suíça Destaque para as cantigas d’amigo, d’amor e de escárnio e maldizer, além dos romances de cavalaria como o Amadis de Gaula.

Antigo convento de S. Francisco Com o crescimento urbano verificado a partir do séc. XII, afluíram muitos pobres e mendigos às cidades. Surge uma nova realidade social. Para lidar com esta situação, criam-se novas ordens religiosas, chamadas mendicantes, pois defendiam uma ideal de pobreza: os franciscanos, fundados por S. Francisco de Assis em 1209, Giotto di Bondone (1267 - 1377) Estigmatização de S. Francisco Igreja de Stª Cruz; Florença Antigo convento de S. Francisco Santarém

e os dominicanos, ordem fundada em 1215 por S. Domingos de Gusmão. Pedro Berruguete (1445 – 1503) S. Domingos e os Albigenses Os dominicanos empenharam-se na luta contra as heresias, como a dos cátaros, contra quem a Igreja de Roma decretou uma cruzada, criando ainda a Inquisição, nos finais do séc. XII.

Além das escolas episcopais e das escolas monacais, onde se ensinava o trivium (Gramática, Dialéctica e Retórica) e o quadrivium (Aritmética, Geometria, Astronomia e Música), foram criadas as Universidades.

Bolonha, em Itália, e Montpellier, em França, foram duas das mais afamadas. Em Portugal, em 1290, no reinado de D. Dinis, o papa Nicolau IV autorizou que se fundassem os Estudos Gerais, em Lisboa. Diploma da fundação da Universidade Coimbra 1290

Refiram-se figuras como S Refiram-se figuras como S. Tomás de Aquino (1225 – 1274), teólogo dominicano que ensinou em Paris, tentou conciliar o Cristianismo com o aristotelismo. Summa Theologiae é a sua obra mais famosa, onde tenta provar racionalmente a existência de Deus. Ou Pedro Abelardo (1079 – 1142), influente filósofo e conhecido mestre em Paris, ficou ainda famoso pelos trágicos amores com Heloísa.