PESTE NEGRA DO SÉC.XIV Epidemia de Peste Negra que devastou a Europa em meados do séc.XIV (1348)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução do conceito de saúde
Advertisements

Reino Monera Prof. Valéria
Bioterrorismo: Realidade ou Ficção?
Gripe Suína Ou Mexicana ? Diferença Grife x Resfriado Fant.6:25
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
A Evolução da População Mundial
A Peste Negra Trabalho realizado por:
A Peste Negra.
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL Conferência –Alma-ata 1978 “SAÚDE PARA TODOS”
A hepatite E resulta da infecção pelo vírus (VHE), é transmitida de pessoa a pessoa, através da água e de alimentos contaminados com matéria fecal .EM.
Doenças sexualmente transmissíveis
HERPES.
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
Macaé, 23 de Janeiro de 2013.
A RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS
TUBERCULOSE.
Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07.
Doenças relacionadas à água
Imigrantes Italianos do car Ri Prof.Marceli 41.
Andréa Diniz PSICOLOGIA DA SAÚDE Andréa Diniz
Engenharia Genética.
O século da fome, da guerra e da Peste
Gripe A.
Meningite.
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Vamos Falar sobre… SIDA.
1 2 Engenharia Genética e Saúde
TUBERCULOSE O que é? Processo de disseminação da tuberculose
O Império Bizantino Com o fim do Império Romano do Ocidente, em 476, persistiu a porção oriental. O Império Bizantino perdurou até ser conquistado pelos.
Doenças de pele.
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
VIH/SIDA.
Introdução à Microbiologia
HÁBITOS SAUDÁVEIS.
PROFESSOR: SANDRO RIBEIRO FERNANDES
GESTÃO SANITÁRIA DO AMBIENTE Professora: Aline G. Monteiro Trigo Março / 2012.
EPIDEMIOLOGIA DEFINIÇÕES.
QUE CONSEQUÊNCIAS TERÃO PARA UM PAÍS PERÍODOS DE CRISE?
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Evolução da População.
Gripe influenza tipo A (H1N1)
EPIDEMIOLOGIA PAISAGÍSTICA
Diminuição da População Mundial 1/3 da população europeia Guerras Revoltas e conflitos longos Fomes Doenças Peste Negra Crise do Século XIV Grave.
Atingiu a Grécia em 428 a.C. no contexto da Guerra do Peloponeso; Sintomas: dor de cabeça, febre, inflamação nos olhos, dores na.
Febre Tifóide e Hanseníase
SERVIÇO MÉDICO O que é a gripe suína? FONTE DE PESQUISA Folha Online
Ciências Naturais 9.º ano
Á volta do ano 1340, Em plena idade me- dia viviam cerca de 73,5 milhões de de pessoas em toda a Europa.
Grandes epidemias: um passado presente
Projeto “Driblando a Tuberculose”. Em 1993 OMS declarou Tuberculose Emergência Mundial.
Francisco Franciane Levino Magno natália Rafael Pereira
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
Ricos vs Pobres. Pobreza A Pobreza pode ser caracterizada por diversos aspectos, principalmente: –Carência de bens e serviços essenciais (necessidades.
Há razões para se temer uma epidemia da gripe A H1N1?
“New Tactics Against Tuberculosis” by Clifton E. Barry III and Maija S. Cheung André Santos – Miguel Mendes – Pedro Jogo – Sara Pestana.
Ana Bastos José Mª Freire Manuel Mateus Miguel Rosa Sara Santos by Nathan Wolfe Anatomia e Histologia An international network for monitoring the flow.
O QUE SÃO as DST’S / IST’S? São infecções que se transmitem, de pessoa infectada para pessoa sã, sobretudo, através de contacto sexual. Algumas IST’s atingem.
Vigilância Epidemiológica e Farmacoepidemiologia no Brasil.
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
Epidemia, Endemia e Pandemia.
Sintomas, Contágio e Prevenção
São organismos vivos com modificações transgênicas. Também chamados de organismos geneticamente modificados, são organismos nos quais foram introduzidos.
Transcrição da apresentação:

PESTE NEGRA DO SÉC.XIV Epidemia de Peste Negra que devastou a Europa em meados do séc.XIV (1348)

O QUE É A PESTE NEGRA? A Peste Negra surgiu no século XIV, matou cerca de 25 milhões de pessoas na Europa. É causada pela Bactéria Yersinia pestis, é comum nos roedores e transmitida ao homem pelas pulgas. Os primeiros sintomas aparecem entre 2 a 5 dias, caracterizam-se por gânglios linfáticos, sonolência dores no corpo, febre (40º), com delírios, seguido de diarreia.

PREVENÇÃO: O fato de “prevenção” usado pelos médicos nas visitas aos doentes vítimas da peste negra. Evitar o contacto com os roedores e erradicá- los das habitações. O vinagre, porque as pulgas e as ratazanas evitam o cheiro. A peste deve ser comunicada as autoridades. Pessoas infectadas são postas de quarentena, durante seis dias.

TRATAMENTO: Os antibióticos vieram revolucionar o tratamento da peste , que de morte certa, é nos nossos dias uma doença facilmente controlável Estreptomicina, Tetraciclinas e Cloranfenicol. Gentamicina e a Doxiclina, são usados mais recentemente com resultados eficazes.

COMO ARMA BIOLÓGICA A peste foi introduzida em Jaffa como arma Biológica. Os cadáveres foram catapultados para dentro das muralhas da cidade. Originou a Peste Negra do século XIV. Durante a primeira guerra mundial o Japão desenvolveu a peste enquanto arma biológica de disseminação por pulgas.

Foi usada em civis chineses e prisioneiros de guerra na Manchúria. Durante a Guerra Fria os EUA e a URSS desenvolveram estripes geneticamente modificados de bacilos Yersinia pestis para disseminação como aerossol pelo ar. A União Soviética desenvolveu armas eficazes em grande volume, segundo relatórios dos serviços secretos dos Estados Unidos, não existem dados específicos conhecidos, o que é dado a pensar que essas armas tenham sido destruídas.

ASPECTOS MÉDICOS Foi preciso chegar ao séc.XXI para uma equipa de cientistas britânicos descodificarem a bactéria “Yersinia pestis” Trata-se de uma bactéria com grande capacidade de adaptação e transformação ao longo dos tempos. É uma bactéria, com 150 genes desactivados. É um bacilo do género do da tuberculose.

Alexandre Yersin isolou a bactéria em ratos, no séc. XXI CIENTISTAS BRITÃNICOS DESCODIFICAM BACTERIA RESPONSAVEL PELA PESTE NEGRA. Alexandre Yersin isolou a bactéria em ratos, no séc. XXI Paul Simond descobriu o papel da pulga enquanto vector da doença Entre ratos e humanos. Paul Simond Alexandre Yersin

A PESTE PODE VOLTAR? A Yersinia pestis, transmitida ao homem pelos ratos e pelas pulgas, são os países das regiões mais pobres, com fracas condições sanitárias e higiénicas que estão mais vulneráveis a doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgou que na Índia entre os anos de 1889 e 1950 a Peste foi responsável por 12,5 milhões de mortos.

As formas conhecidas como Peste Negra ainda existe (Brasil, na região Nordeste). O tratamento com antibiótico é eficaz quando o diagnostico é feito precocemente. Devido ao contagio, o doente necessita de isolamento (quarentena). O doente se tratado a tempo, recupera. A evolução da bactéria

Evolução do organismo Toxinas nos insecticidas usados na luta contra as pulgas, pode ser um dos principais factores na origem das mutações a nível genético. 150 genes desactivados na totalidade do genoma da “Yersinia”

A peste negra Medicamentos do Séc. XXi Tratamento na Idade Média Pulga Rato Homem Medicamentos do Séc. XXi Tratamento na Idade Média

CURIOSIDADES: O Instituto de Biodesign da Universidade Estadual do Arizona, têm feito experiências com plantas de tabaco para criar uma vacina. A vacina foi experimentada com sucesso em cobaias. A vacina é uma nova esperança para os doentes, as existentes no mercado, têm taxas altas de reacções adversas e efeitos secundários.

CONCLUSÃO: A peste Negra foi uma grave doença , que matou milhões de pessoas no século XIV. Nos nossos dias existe medicação (antibióticos) se a doença for detectada a tempo. É uma doença contagiosa, deve ser comunicada o mais rápido possível as autoridades sanitárias. A sua investigação é obrigatória. Hoje a Peste Negra não é um grave problema de saúde.

Trabalho para STC Sociedade Tecnologia e Ciência Professor Norberto Teresa Zoleica 04/05/2009