Expressionismo e Fauvismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
EXPRESSIONISMO O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores.
Fauvismo O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. Teve inicio em 1901, embora tenha ganhado esta denominação somente em 1905.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
A literatura e a pintura cubista e impressionista
BARROCO s.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Quebra de particularidade
O claro-escuro no Romantismo
Fauvismo.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se.
Primeiros anos do século XX
A casa, uma parte de mim no mundo
The Persistence of Memory
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
O Impressionismo.
Fauvismo.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Investigações no Tempo
Comunicação, Arte e Cultura
O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
A Arte da primeira metade do século xx
Impressionismo.
Piet Mondrian.
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
O Impressionismo Musee d’Orsay, Paris, France
Expressionismo.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Como fazer a leitura de obra de arte?
EXPRESSIONISMO.
Cubismo ( ) O Cubismo foi o movimento artístico, iniciado por Georges Braque e FabIo Picasso. O Cubismo foi batizado pelo mesmo crítico que batizou.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
EXPRESSIONISMO.
29 de dezembro de 1903 Brodoswki, São Paulo. 06 de fevereiro de 1962
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Prof. Edinaldo Ribeiro.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Os estilos artísticos do início do século XX
Fauvismo.
Pintura Pós-impressionista
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
EXPRESSIONISMO / CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES
Prof. Sinval Farias.  1. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam suas emoções, sua história, seus.
EXPRESSIONISMO NO BRASIL
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Composição com formas geométrica
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Alterações na mentalidade e na cultura na 1ª metade do séc. xx
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Fauvismo O termo Fauvismo deriva de “fauve” (fera selvagem), exclamação feita pelo crítico de arte Louis Vauxcelles perante a exposição de pintura do.
Impressionismo Ensino Médio.
EXPRESSIONISMO.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
ALL STAR & MONET.
IMPRESSIONISMO.
EXPRESSIONISMO É a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma.
Transcrição da apresentação:

Expressionismo e Fauvismo 9° Ano 1° Bimestre

Movimento artístico que valoriza os sentimentos do artista diante da realidade. O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, patéticas, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930.

Principais características: * pesquisa no domínio psicológico;  * cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas;  * dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;  * pasta grossa, martelada, áspera;  * técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões;  * preferência pelo patético, trágico e sombrio.

O artista expressionista não retrata apenas o que ele vê, retrata também o que ele sente em relação ao fato que está presenciando, podendo para isso até deformar figuras. O Expressionismo foi como uma reação ao Impressionismo que apenas se preocupava com as sensações de luz e cor. Já o Expressionismo se preocupava com os problemas vividos pela sociedade da época e tinha como objetivo expressar as emoções e angústias do homem do início do século XX. Um dos pintores que conseguiu expressar esses sentimentos em suas telas, foi o norueguês Edvard Munch.

O Expressionismo esteve e sempre estará presente quando um artista colocar em sua obra as reações emocionais da sua visão de mundo. A partir do final do século XIX, não teremos mais um grande estilo artístico, mas sim artistas com liberdade de criação, buscando em diversos estilos a melhor maneira de se expressar. OBSERVAÇÃO: Alguns historiadores determinam para esses pintores o movimento ”Pós Impressionista”. Os pintores não queriam destruir os efeitos impressionistas, mas queriam levá-los mais longe. Os três primeiros pintores abaixo estão incluídos nessa designação.

Principais artistas: Paul Gauguin (1848-1903) - Depois de passar a infância no Peru, Gauguin voltou com os pais para a França, mais precisamente para Orléans. Em 1887 entrou para a marinha e mais tarde trabalhou na bolsa de valores. Aos 35 anos tomou a decisão mais importante de sua vida: dedicar-se totalmente à pintura. Começou assim uma vida de viagens e boemia, que resultou numa produção artística singular e determinante das vanguardas do século XX. Obra Destacada: Jovens Taitianas com Flores de Manga.

Paul Gaugin, Jovens Taitianas com Flores de Manga.

Principais artistas: Paul Cézanne (1839-1906)  - sua principal tendência foi converter os elementos naturais em figuras geométricas - como cilindros, cones e esferas – que se acentuou cada vez mais, de tal forma que se tornaria impossível para ele recriar a realidade segundo “impressões” captadas pelos sentidos. Na França de 1870, Cézanne era conhecido como um artista subversivo, de difícil temperamento, que quebrou com a visão estereotipada de que a obra de arte tinha de ser uma cópia da realidade. Mais do que reproduzir, Cézanne se preocupava em interpretar as cenas ao seu redor, violando, literalmente, a realidade do objeto. A maioria dos seus quadros transmite uma emoção, por vezes, considerada intragável pelos críticos da época.

Uma Olympia moderna, c. 1873-1874. Museu d'Orsay, Paris

Principais artistas: Vicent Van Gogh (1853-1890) - empenhou profundamente em recriar a beleza dos seres humanos e da natureza através da cor, que para ele era o elemento fundamental da pintura. Foi uma pessoa solitária. Interessou-se pelo trabalho de Gauguim, principalmente pela sua decisão de simplificar as formas dos seres, reduzir os efeitos de luz e usar zonas de cores bem definidas. Em 1888, deixou Paris e foi para Arles, cidade do sul da França, onde passou a pintar ao ar livre. O sol intenso da região mediterrânea interferiu em sua pintura, e ele libertou-se completamente de qualquer naturalismo no emprego das cores, declarando-se um colorista arbitrário. Apaixonou-se então pelas cores intensas e puras, sem nenhuma matização, pois elas tinham para ele a função de representar emoções.

FOVISMO ou FAUVISMO Estilo artístico que tem como objetivo principal a valorização do colorido. A cor é o principal elemento do quadro. Em 1905, em Paris, no Salão de Outono, alguns artistas foram chamados de fauves (em português significa feras), em virtude da intensidade com que usavam as cores puras, sem misturá-las ou matizá-las. Quem lhes deu este nome foi o crítico Louis Vauxcelles, pois estavam expostas um conjunto de pinturas modernas ao lado de uma estatueta renascentista.

Tem como características marcantes a simplificação das formas. O estudo do uso das cores. E uma elevada graduação das cores utilizadas nas obras. Seus temas eram leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica. A cor passou a ser utilizada para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando o volume. Tornou-se totalmente independente do real, já que não era importante a concordância das cores com o objeto apresentado.

Características da pintura: Pincelada violente, espontânea e definitiva; Ausência de ar livre; Colorido brutal, pretendendo a sensação física da cor que é subjetiva, não correspondendo à realidade; Uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas; Pintura por manchas largas, formando grandes planos;

Principais Artistas: Maurice De Vlaminck (1876-1958), pintor francês, foi o mais autêntico fovista, dizia: "Quero incendiar a Escola de Belas Artes com meus vermelhos e azuis." Adotou mais tarde estilo entre expressionista e realista.

Restaurant at Marly-le-Roi by Maurice de Vlaminck

Principais Artistas: André Derain (1880-1954), pintor francês, dizia: "As cores chegaram a ser para nós cartuchos de dinamite." Por volta de 1900, ligou-se a Maurice de Vlaminck e a Matisse, com os quais se tornou um dos principais pintores fovistas. Nessa fase, pintou figuras e paisagens em brilhantes cores chapadas, recorrendo a traços impulsivos e a pinceladas descontínuas para obter suas composições espontâneas. Após romper com o fovismo, em 1908, sofreu influências de Cézanne e depois do cubismo.

Retrato de Matisse, por Derain

Principais Artistas: Henri Matisse (1869-1954), pintor francês. Nas suas pinturas ele não se preocupa como realismo, tanto das figuras como das suas cores. O que interessa é a composição e não as figuras em si, como de pessoas ou de naturezas-mortas. Abandonou assim a perspectiva, as técnicas do desenho e o efeito de claro-escuro para tratar a cor como valor em si mesma. Dos pintores fovistas, que exploraram o sensualismo das cores fortes, ele foi o único a evoluir para o equilíbrio entre a cor e o traço em composições planas, sem profundidade. Foi, também, escultor, ilustrador e litógrafo.

Matisse; Madame Matisse

Principais Artistas: Raoul Dufy (1877-1953), pintor, gravador e decorador francês. Contrastes tonais e a geometrização da forma caracterizaram sua obra. Impressionista a princípio, evoluiu gradativamente para o fovismo, depois de travar contato com Matisse. Morreu um ano depois de receber o prêmio de pintura da bienal de Veneza.

Raoul Dufy, "Interior with Open Window".

Créditos: Texto: www.historiadaarte.com.br Imagens: Internet Formatação: Viviane N. Apolinário