Como funcionam as unidades de saúde da familia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Advertisements

Apresentação 4 Oficina 2 - Sul
Núcleo de Apoio a Saúde da Família
 HOMEOPATIA: Fundamentos Aplicações Orientações sobre formação
Avanços e retrocessos – o caso de Porto Alegre CMS – set/2008
Organização do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
Programa de Saúde da Família
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Alexandro Pinto Cristiano Melo Juliano Melo Luciana Benevides
República Federativa do BRASIL
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
RECURSOS HUMANOS Prof.ª Dr.ª Ana Daniela Silveira.
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
“REPENSANDO A ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO BÁSICA” JAIRO ALTAIR GEORGETTI COSEMS - SP Praia Grande, 22 de Novembro de 2007.
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Alexandre de Araújo Pereira
I Seminário Microrregional de Atenção Primária – Betim 21 / 09 / 2007
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
ESF Integralidade da assistência
ESTÁGIO NOS POSTOS. Aten ç ão Prim á ria a Sa ú de (APS) Base Organizadora do Sistema Atributos principais Primeiro n í vel de assistência dentro do sistema.
Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF   GABINETE DO MINISTRO Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008.
Nulvio Lermen Junior Coordenador de Gestão da Atenção Básica
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
A Estratégia saúde da Família
Atenção à Saúde da Família e Comunidade
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
Apoio Matricial às Equipes da Atenção Básica
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A Estratégia de Saúde da Família na reorganização da atenção primária e do sistema de saúde no Brasil Carla Pontes de Albuquerque Professora Adjunta de.
Professora: Daniela de Souza
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
A INSERÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
TERRITORIALIZAÇÃO.
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
O que é Saúde? O que é o SUS¿ O que é integralidade da saúde¿ O que é intersetorialidade¿ O que é territorialização¿ Quais as relações da atenção.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Saúde Integrada Modelo de Gestão Vale Novembro 2015.
Política Nacional de Atenção Básica
PSF como Porta de Entrada do SUS
Hipertensão Arterial e Saúde Bucal. SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO BÁSICA Com a implantação do SUS na década de 1990, houve a necessidade de reorganizar as ações.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Programa Saúde da Família
Lílian Rodrigues de Oliveira
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
Faculdade Católica Salesiana GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal.
CRIAÇÃO DO NASF.
PROCEDIMENTOS/MESESTotal Consulta de Enfermagem 179 Consulta Medica 457 Consulta de Pré Natal 176 Consulta dos Profissionais de Nível Superior Domiciliar.
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
Transcrição da apresentação:

Como funcionam as unidades de saúde da familia Adscrição da clientela cada unidade é responsável pelo cadastramento e acompanhamento da população vinculada , cada unidade pode atuar com uma ou mais equipes de profissionais dependendo do número de famílias a ela vinculadas.uma equipe é responsável por 750 a 1000 familias , e 4000 a 4500 habitantes.

cadastramento As equipes deve realizar o cadastramentodas famílias através de visitas aos domicílios de acordo com a área territorial que foi pré- estabelecida para adscrição. Equipe multiprofissional Cada equipe é composta no mínimo por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem 4 a 6 agentes comunitarios de saúde. Um dentista, 01 thd e um acd para cada 2 equipes da ESF.

Atribuições das equipes Identificar a realidade epidemiológica e sócio demográfica das famílias adscritas. Reconhecer os problemas de saúde prevalentes e identificar os riscos aos quais a população esta exposta. Atender a demanda programada e espontânea utilizar a referência e contra referência. Promover a educação e saúde e melhorar o auto cuidado dos indivíduos.

Incentivar ações intersetoriais para enfrentar os problemas identificados. Composição das equipes Médico deve atender todos os componentes da familia independente de idade. Prestar assistência integral aos indivíduos. Empenhar-se para manter as pessoas saudáveis. Promover qualidade de vida. Promover visita domiciliar e grupos

Enfermeiro Desenvolver ações de vigilância sanitária e epidemiológica. Capacitar agentes comunitários de saúde e tec. enfermagem . Promover ações de educação e saúde na comunidade e unidade de saúde. Fazer visita domiciliar e promover açoes de cidadania e saúde.

Técnico em enfermagem Desenvolve ações junto a unidade de saúde , nos domicilios e na comunidade. Atua na identificação das familias de risco junto com os acs. Auxilia os acs e o enfermeiro nas visitas domiciliares. Executa procedimentos de vigilância sanitária e epidemiológica e participa de grupos e ed. Em saúde .

Agente Comunitário de Saúde Desenvolve ações nos domicilios de sua área de responsabilidade e participa da programação das unidades onde também suas atividades são supervisionadas. Mapear a sua área de atuação. Cadastrar familias de sua área, manter cadastro atualizado, realizar visitas domiciliares mensais, colher dados da família para saber a sua situação , desenvolver ações básicas, promover educação em saúde, incentivar a formação de conselhos locais de saúde.

O agente comunitário de saúde é o elo de ligação da ESF e a comunidade. PROFISSIONAIS DE SAÚDE BUCAL Identificar necessidades e expectativas da população local em relação a saúde oral .Executar ações de promoção da saúde atividades educativas e preventivas em saúde oral. Executar ações básicas de vigilância epidemiológica. Sensibilizar as familias da importância da saúde bucal.aplicação de fluor, restauração e controle de placas bacterianas.

NASF NUCLEO DE ATENÇÃO A SAUDE DA FAMÍLIA COM AS CATEGORIAS PROFISSIONAIS FARMACEUTICO, NUTRIÇÃO, MEDICO PEDIATRA, GINECOLOGISTA, HOMEOPATA, ASSISTENTE SOCIAL, FONOAUDIOLOGIA, EDUCAÇÃO FISICA, PSIQUIATRA, PSICOLOGO.