Ministério do Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Agrário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas Públicas de Desenvolvimento Agrário e Proposições para Inclusão Quilombola José Alfredo Jr. Sec. Agricultura Familiar/MDA.
Advertisements

Novas Regras do PRONAF e Plano Safra
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
Assentamento e Acampamento PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL DA PRODUÇÃO FAMILIAR RURAL. Ary.
Relação de trabalho no campo
TÍTULO Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP
POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
Processo de Crédito para a Agricultura Familiar Maceió, 05 de abril de 2011 SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL ALAGOAS.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
Para quem é da terra criar raízes
Oficina para a Universalização da Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único no Estado do Rio Grande do Sul.
ORIENTAÇÕES PARA A INDICAÇÃO DE PROJETOS
Superintendência Regional de SC
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
Assessoria de Política Agrícola - IB PLANO SAFRA 2008/09.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
PNCF PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO
Plano Safra da Agricultura Familiar
Política de Garantia de Preços Mínimos para Extrativistas
da Agricultura Familiar
SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR
SMMT Sistema de Monitoramento do Mercado de Terras
Financiamentos Sustentáveis na Amazônia
Apoio à Agricultura Familiar
Ministério do Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Agrário
Linhas de Crédito para Custeio e Investimento emAVICULTURA ESREG Pelotas 2005.
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF)
COMPRA INSTITUCIONAL BRASÍLIA - Maio de 2013.
OPORTUNIDADES DE CRÉDITO
Engª. Agrª. Bruna Obes Corrêa
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
FETAG-PB.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
PRODUÇÕES SUSTENTÁVEIS
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
Pronaf Microcrédito Rural
AGRICULTURA FAMILIAR BRASIL
CARACTERIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA NO PERÍODO RECENTE
Quais as perspectivas do jovem agricultor em relação à agricultura familiar e as políticas públicas aplicadas atualmente no setor.
OBJETIVO Apoiar a implantação e o desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis compostos de atividades agropecuárias, agroflorestais, extrativistas.
01/10/09 – No IAT (Instituto Anisio Teixeira)
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Engº. Agrº. Edélcio Paulo Bonato Joaçaba-SC, julho/2013.
ATER MARCO LEGAL.
1.
Administração do Agronegócio
Encontro Intercontinental de Desenvolvimento Territorial Sustentável
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Banco do Brasil e o Agronegócio. R$ bilhões Carteira de Agronegócios Evolução do Saldo Compromisso com o Brasil. Maior Financiador do Agronegócio Brasileiro.
Lei /2006 Lei do Agricultor Familiar e Empreendedor Familiar Rural.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
Curso de Formação para Compra e Venda de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar BRASÍLIA, 03 E 04 DE MARÇO DE POLÍTICAS.
A posse da terra. Considerações 18,3 milhões de pessoas são empregadas pela agricultura. Cerca de 20% da PEA. Características comuns no campo, a subnutrição.
Coordenação-geral de Financiamento e Proteção à Produção – CGFP/SAF/MDA Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf MINISTÉRIO.
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Audiência Pública Situação dos Quilombos no Brasil Brasília – DF 28 de setembro de 2011 Ministério do Desenvolvimento.
PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL – PNHR Moradia para as famílias Renda para os trabalhadores Desenvolvimento para o Brasil Gerência Nacional de Habitação.
MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA COORDENAÇÃO GERAL DE APOIO E INCENTIVO AO CRÉDITO.
Transcrição da apresentação:

Ministério do Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Agrário Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Santa Catarina DFDA-SC

Quem é o público beneficiário da Agricultura Familiar? Ministério do Desenvolvimento Agrário Quem é o público beneficiário da Agricultura Familiar? Produtores rurais(proprietários, arrendatários, posseiros, parceiros ou concessionários PNRA); Assentados da Reforma Agrária; Beneficiários do Crédito Fundiário; Pescadores artesanais; Extrativistas - ecologicamente sustentável; Aqüicultores, maricultores e piscicultores; Comunidades quilombolas; Povos indígenas e Agricultor familiar - animais silvestres fins comerciais.

Ministério do Desenvolvimento Agrário PRÉ-REQUISITOS: Residam na propriedade ou próximo; Tenham área de até 4 a 6 módulos fiscais(pecuária de leite e corte); Mão de obra - trabalho familiar.

Secretaria da Agricultura Familiar - SAF Acesso ao Crédito na Agricultura Familiar - PRONAF O que é o PRONAF? É um programa de fortalecimento da agricultura familiar, mediante apoio técnico e financeiro, visando ao desenvolvimento rural sustentável.

Quem pode acessar o PRONAF? Secretaria da Agricultura Familiar - SAF Quem pode acessar o PRONAF? Os agricultores familiares que possuem a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, documento emitido pela ou Sindicato de Trabalhadores Rurais que faz o enquadramaneto nos Grupos do Pronaf, de acordo com a renda da unidade familiar, do tamanho da terra e do número de empregados permanentes.

O que pode ser financiado? Secretaria da Agricultura Familiar - SAF O que pode ser financiado? Investimentos – implantação, ampliação e modernização da infra-estrura de produção e serviços agropecuários e não agropecuários, na propriedade rural ou em áreas comunitárias rurais próximas, conforme projeto elaborado de comum acordo entre a família e o técnico; Custeio – para o desenvolvimento das atividades agropecuárias e não agropecuárias, de acordo com a proposta de fianciamento;

Secretaria da Agricultura Familiar - SAF Formas de concessão do crédito Pronaf: Individual Coletivo: formalizado por um grupos de produtores para finalidades coletivas Grupal: formalizada por grupos de produtores mas para finalidades individuais Nos créditos grupais ou coletivos o crédito é de responsabilidade de todo o grupo. Caso um não pague todas as pessoas do grupo são responsavéis pela inadimplência;