Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS REGIMES TOTALITÁRIOS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
Advertisements

HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo.
CRISE DE 1929 INTRODUÇÃO: A SUPERPRODUÇÃO
Ascensão do Nazi-fascismo
NAZI FASCISMO Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.
CAPÍTULO II A CRISE DE 1929.
A ERA ESTALINISTA NA URSS
Fatores e Características
Regimes autoritários nos anos 30
Fascismo e Nazismo Está um bom trabalho, referindo os aspectos da subida ao poder da extrema direita na Europa. Faltou enunciar os princípios do Fascismo,
NAZISMO.
FASCISMO NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
Nazismo e Fascismo.
Crise de 29 - Totalitarismo
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
IDADE CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX
OS FASCISMOS Conceito de fascismo: simbologia. Contexto Italiano.
Benito Mussolini.
Nazifascismo.
CRISE DE 1929 EUA após I Guerra: maior potência do planeta Liberalismo
IDADE CONTEPORÂNEA – SÉCULO XX O NAZIFACISMO
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Estados Totalitários Século XX.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
O Fascismo na Península ibérica
Nazi-fascismo.
(1919 – 1939)..
GUERRA CIVIL ESPANHOLA
A crise de 1929 e a ascensão dos regimes totalitários
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
Nazismo e Fascismo.
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO– AULA 11 E 12 – 4B
22/11/2014História profª Suzana 8ª s1 NAZISMO FASCISMO.
NAZISMO NA ALEMANHA Antecedentes
A crise de 1929 e a ascensão dos regimes totalitários
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Tiago.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
Fascismo e a crise de 1929 AULA 19.
Cordão Sanitário. Cordão Sanitário * Na Europa, a crise do liberalismo foi combatida com a organização de Estados forte, com alta concentração de poderes.
Os Regimes Totalitários
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Os regimes ditatoriais na Europa
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
Prof. Raphael de Almeida Prado
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Fernando Gondim.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
1 Estados totalitários II-A expansão 1- General Carmona entrega a economia portuguesa a Oliveira Salazar que organiza o pais nos moldes fascistas em 1932.
Profº Waldejares Oliveira História Geral Set/09 O NAZIFASCISMO.
NAZISMO E FASCISMO.
FASCISMO Regime autoritário de extrema-direita desenvolvido por Benedito Mussolini, a partir de 1919 na Itália. O termo fascismo deriva de fascio, que.
Definicão: Ver o texto Regimes Totalitários no portal.
 O Tratado de Versalhes foi importante para o surgimento do Nazismo  Líder: Adolf Hitler  Local: Alemanha  Alemanha: inflação, dívida externa, desemprego,
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
ÍNDICE “UMA CONTINUAÇÃO DA ANTERIOR” A GUERRA (1939–1945)
CAPITALISMO EM CRISE: O CRACK DA BOLSA DE NOVA YORK
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
A crise das democracias e a ascensão dos regimes autoritários.
REGIMES TOTALITÁRIOS.
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características.
Transcrição da apresentação:

Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano O Nazifascismo Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano

Objetivos Conceituar nazifascismo e determinar sua época. Citar as razões de sue surgimento. Explicar suas características. Caracterizar o Nazismo, o Fascismo, o Franquismo e o Salazarismo.

O Conceito Fascismo é um tipo de regime ditatorial surgindo no século XX, baseado na obediência total a um líder carismático ou partido. Fala- se em “nazifascismo” porque o nazismo foi um dos mais importantes movimentos fascistas.

A Época O nazifascismo surge no período “entre-guerras” (1919-1938). O contexto do nazifascismo surge com o final da 1ª Guerra Mundial e a Crise Mundial de 1929.

Origens do Nazifascismo A derrota na 1ª Guerra Mundial e o sentimento de revanche. A descrença da democracia como solução dos problemas da sociedade. As crises econômicas, em especial a de 1929. O aparecimento de líderes carismáticos como Mussolini, Hitler, Salazar e Franco

As características do Nazifascismo governos ditatoriais líderes carismáticos partido único (totalitarismo) negação da democracia militarismo e nacionalismo violento racismo (exclusivamente o nazismo) romantismo (volta ao passado glorioso) anticomunismo

Fascismo italiano Surgiu com a agremiação “fascio di Italia” em 1919, se tornando um importante partido. A organização básica eram “os Camisas Pretas” núcleo paramilitar de ação do partido. A “Marcha sobre Roma” marca o momento de subida ao poder, em 1922.

Entre 1922 e 1924 os fascistas expurgam do parlamento os outros partidos, em especial os socialistas (caso Mateoti).

Benito Mussolini

O Nazismo (o fascismo alemão) Criado em 1920, o partido nacional socialista reuniu antigos soldados e trabalhadores desempregados devido a crise que se abateu na Alemanha após o Tratado de Versalhes. Neste partido destacou-se Adolf Hitler.

Mussolini e Hitler

O núcleos básicos de organização do partido eram tropas de militantes chamadas de SS e SA. Os nazista tentam um golpe em 1922, com apoio de alguns membros do governo e da polícia, mas fracassam (“Pustche de Munique”).

Em 1933 os nazistas chegam ao poder pelas eleições e, em seguida iniciam um governo ditatorial. O parlamento alemão é fechado e os demais partidos são proibidos. Através das “Leis de Nuremberg” começa em 1933 a perseguição aos judeus.

Hitler discursando depois de nomeado chanceler (1º ministro)

O extermínio dos Judeus, uma das consequências do Nazismo

Hitler e Mussolini pouco antes da 2ª Guerra Mundial

Outros regimes fascistas Durante a década de 1920 e 1930 se desenvolveram outros regimes fascistas: 1)O Salazarismo em Portugal 2)O Franquismo na Espanha 3)O Estado Novo no Brasil, além de um movimento chamado “Integralismo”.

Salazarismo Sobe ao poder em Portugal em 1932 ajudado pelo General Carmona. Estabeleceu um governo ditatorial com apoio do exército. Durante seu governo, Portugal intensifica a dominação colonial sobre a África e a Ásia.

Salazar batizou seu governo de “Estado Novo”, posteriormente copiado por Getúlio Vargas no Brasil. O Salazarismo durou até 1974, qando foi derrubado pela “Revolução dos Cravos”.

Francisco Franco

Franquismo O Franquismo foi um regime ditatorial estabelecido na Espanha de 1936 – 1978. Em 1931 os republicanos derrubaram o Rei Afonso III. Devido a inclinação para o Comunismo, inicia-se a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Esta Guerra foi um ensaio para a Segunda Guerra Mundial, pois foram testados diversos novos armamentos. Os republicanos foram ajudados pela URSS e pelas “Brigadas Internacionais” e os franquistas pela Alemanha Nazista e pela Itália fascista. Os franquistas foram vitoriosos na Guerra.

A Cidade de Guernica bombardeada e o quadro de Pablo Picasso.

Monumento do Vale dos Caídos A ditadura franquista terminou com a morte de Franco em 1975. O Rei Juam Carlos instaura a democracia no País em 1976.

Conseqüências Eclosão da 2ª Guerra Mundial. Regimes ditatoriais de maior ou menor duração. Perseguição e morte de milhares de pessoas. Nacionalismo exagerado. Racismo, intolerância e discriminação.