A Indústria Cultural no Brasil

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Transcrição da apresentação:

A Indústria Cultural no Brasil Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 03/2012

Objetivos Caracterizar o que é Indústria Cultural. A Indústria cultural no Brasil. A Televisão Brasileira. A Inclusão digital.

O Que é Indústria Cultural? Indústria cultural é um fenômeno de massa que ocorreu com o advento dos grandes meios de comunicação, como o jornal, o rádio e a televisão. A indústria cultural se refere a imposição de modismos, gostos e padrões de consumo para a população, através da propaganda, estilos de programas e informações em geral. É típica da sociedade capitalista na qual a cultura tornou-se um bem comerciável. O conceito foi estabelecido por Theodor Adorno da Escola de Frankfurt.

A Indústria cultural no Brasil. A indústria cultural no Brasil se desenvolveu a partir da década de 1920, quando se acelerou a industrialização, urbanização, difusão dos jornais e do rádio. Pouco a pouco, naquela época foi se formando uma “opinião pública” com gostos e desejos. Avidamente consumidora de notícias, informações culturais e produtos.

Assis Chateaubriand, o primeiro magnata a comandar uma rede de jornais, radio e televisão.

Nas décadas de 30, 40 e 50 a indústria cultural se difundiu muito, principalmente com o advento da televisão no início dos anos 50. Nos anos 60, novas redes de televisão passam a disputar com a TUPI (dos Diários Associados), com a Manchete, Bandeirantes e Globo.

Na década de 1970 houve o advento da TV a cores Na década de 1970 houve o advento da TV a cores. Também surgiu nesta época a transmissão de programas em cadeias nacionais via satélite. O computador tornou-se, na década de 1980 um meio de se produzir, gravar e distribuir informações e jogos. Foi a época do fliperama Na década de 1990 o celular apareceu como um meio de comunicação de mídia. Aparece a Internet como um outro veículo importante para a Indústria Cultural.

Nos tempos atuais a indústria cultural assumiu um poder enorme sobre a sociedade, sendo responsável por grande parte das vontades e gostos que temos. A indústria cultural tende ser alienante pois retira do indivíduo o livre arbítrio da escolha e dos gostos.

A Indústria Cultural possui duas estruturas A Indústria Cultural possui duas estruturas. Uma mais elitista ou “cult” e outra mais popular ou de massa. A cultura “cult” se liga a coisas caras, de marca, ligadas a erudição e na qual poucos tem acesso. A cultura de “massa” é a difundida para maior parte da população, geralmente ligada a um produto de mercado, seja de música, alimento, roupa, automóvel, etc.

Massificação Chamamos massificação o efeito da difusão da cultura de massa sobre uma população. Geralmente implica em um empobrecimento cultural das pessoas pois é imposto um determinado gosto ou padrão cultural. Exemplo: axé, músicas, novelas americanas e filmes de ação. A massificação é realizada pela indústria cultural (empresas de mídia em especial a rádio e a televisão).

Inclusão digital Chamamos de Inclusão digital a ação de incluir mais pessoas ao uso de computador, internet, celulares, ipods e outros recursos da mídia imediata. Há implicações em incluir novos milhares e até milhões de pessoas no uso destes recursos de comunicação, são eles: Maior democratização da informação e do conhecimento; Maiores contatos entre as pessoas, possibilitando um alargamento das relações sociais; Mudanças no padrão de comportamento social: amizades e namoro;

d) Aparecimento de problemas ligados a vícios em jogos de internet, sexo virtual, pedofilia, criminalidade pela internet, incentivo ao uso de drogas, etc. e) Aumento do controle sobre os indivíduos, sobre seus gostos, hábitos e lazer.

Peça esta aula pelo e-mail edmundoleo@ig.com.br