HISTÓRIA. HISTÓRIA GERAL HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA.

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Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA

HISTÓRIA GERAL HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA

SUMÁRIO 1 – INTRODUÇÃO 2 – DESENVOLVIMENTO 2.1. IMPÉRIO BIZANTINO 2.2. ÁRABES 2.3. FRANCOS 2.4. EUROPA FEUDAL 2.5. MONGÓIS 3 – CONCLUSÃO

SUMÁRIO 1 – INTRODUÇÃO 2 – DESENVOLVIMENTO 2.1. IMPÉRIO BIZANTINO 2.2. ÁRABES 2.3. FRANCOS 2.4. EUROPA FEUDAL 2.5. MONGÓIS 3 – CONCLUSÃO

ÁREA OBJETO DE ESTUDO DA PRESENTE AULA

CRONOLOGIA DA IDADE MÉDIA REINO FRANCO/ IMPÉRIO C. MAGNO IMPÉRIO ÁRABE IMPÉRIO MONGOL EUROPA FEUDAL IMPÉRIO BIZANTINO

SUMÁRIO 1 – INTRODUÇÃO 2 – DESENVOLVIMENTO 2.1. IMPÉRIO BIZANTINO 2.2. ÁRABES 2.3. FRANCOS 2.4. EUROPA FEUDAL 2.5. MONGÓIS 3 – CONCLUSÃO

ORIGEM DO IMPÉRIO

- EM 395, O IMPERADOR TEODÓSIO DIVIDIU O IMPÉRIO ROMANO EM DOIS: O DO ORIENTE E O DO OCIDENTE - O OCIDENTAL DEIXOU DE EXISTIR EM 476, DIANTE DA INVASÃO DOS BÁRBAROS - O ORIENTAL (IMPÉRIO BIZANTINO), CUJA CA- PITAL ERA CONSTANTINOPLA, RESISTIU ATÉ 1453

- NO IMPÉRIO BIZANTINO O PODER MANTEVE- SE CENTRALIZADO E DESENVOLVEU-SE PUJANTE ATIVIDADE MERCANTIL - INICIALMENTE OS BIZANTINOS PROCURA- RAM PRESERVAR AS INSTITUIÇÕES ROMA- NAS - DEPOIS DERAM FORMA A SUA PRÓPRIA CI- VILIZAÇÃO, ALICERDADA EM VALORES GRE- GOS, ASIÁTICOS E CRISTÃOS

- JUSTINIANO ( ) BUSCOU RECONSTRUIR O ANTIGO IMPÉRIO ROMANO

- A PARTIR DO SÉCULO VII, O IMPÉRIO MANTEVE-SE NA DEFENSIVA, CEDENDO, AOS POUCOS, TERRITÓRIOS PARA OS DIVERSOS INIMIGOS QUE O ATACAVAM

Unidade V II Assunto 1 IMPÉRIO BIZANTINO: - localização; - governo de Justiniano; - principais contribuições;

Objetivos a. Localizar geograficamente o Império Bizantino. b. Explicar a importância do governo de Justiniano. c. Justificar a importância do legado cultural bizantino.

Síntese: No começo da Idade Média, na Cidade de Constantinopla - antiga capital do Império Romano do Oriente- teve início o Império Bizantino. O Império Bizantino contribuiu no campo do Direito – herdado de Roma – e, nas artes, em particular a Arquitetura.

ANTECEDENTES Com a crise do século III, o Império Romano do Ocidente começou a decair por causa das crises políticas e a deterioração socioeconômica por que passava. A separação do Império Romano se deu com Teodósio I, em 395. A este sucederam seus filhos: Honório (de 395 a 423 d.C.), no Ocidente; e Arcádio (de 395 a 408 d.C.), no Oriente. Em 476, o imperador Rômulo Augusto (Augustulo) caiu nas mãos da tribo dos hérulos, chefiados por Odoacro. A partir daí, o Império Romano Ocidental fragmentou-se em pequenos reinos bárbaros.

Localização e Povoamento: Foi na antiga Bizâncio que o Imperador romano Constantino criou, em 330, a Cidade de Nova Roma, em seguida batizada como CONSTANTINOPLA. LOCALIZAÇÃO: Às margens do Estreito de Bósforo, entre o Mar Egeu e o Mar Negro.

O GOVERNO DE JUSTINIANO ( ): O mais famoso Imperador do Império Bizantino foi Justiniano, que subiu ao trono em 527 d.C., após a morte de seu pai, Justino I. Justiniano compartilhava a ideia de que o mundo cristão deveria ter uma só religião, uma só igreja e um só chefe. Por isso, desafiou a autoridade papal, e o líder político de Constantinopla passou a exercer a autoridade religiosa em todo Império Bizantino. Surgiu então o CESAROPAPISMO: União do poder político (como um César em Roma) com o poder religioso do Papa.

O CÓDIGO DE JUSTINIANO Justiniano sobressaiu-se como legislador. Mandou compilar e rever as leis que se contradiziam e codificar opiniões de juristas romanos, dando origem ao CORPUS JURIS CIVILIS- que era um código harmonizado com a doutrina Cristã, conhecido como CÓDIGO JUSTINIANO. Nos séculos VII e VIII, os árabes tomaram de Bizâncio as regiões da Mesopotâmia, Palestina, Norte da África. A Cidade de Bizâncio estava enfraquecida. Causas do enfraquecimento: Querela monofisista (Crença apenas na natureza divina de Jesus Cristo).

Cristo) A iconoclastia: (Grupo herético contrário à adoração de imagens, o que gerou grande controvérsia religiosa entre 726 e 843. Em vez de estarem unidos para barrarem o inimigo externo, os bizantinos brigavam ente si. Por essa razão, várias regiões do Império preferiram viver sob o governo muçulmano, por acharem que esse as apoiava. Daí não fazerem oposição aos invasores..

ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA A sociedade bizantina estava assim organizada: Classe governante Clero Um aristocracia rural forte Um grupo de ricos mercadores Trabalhadores rurais e urbanos.

A economia agrária predominava sobre o artesanato e o comércio. A escravidão e a servidão não se desenvolveram como no Império Romano do Ocidente, porque a classe dos pequenos proprietários rurais era protegida pelo Estado. As cidades de Constantinopla, Alexandria, Éfeso, Antióquia, Corinto, dentre outras, transformaram-se em centros manufatureiros e comerciais.

O DESMEMBRAMENTO DO IMPÉRIO. Até 1453, o Império sofreu várias retrações e períodos de crescimento, como no início do século XI, quando chegou ao apogeu. O Império Bizantino, contudo, foi invadido por povos bárbaros: os normandos, que conquistaram parte do Império na Europa, e os turcos seldjúcidas, que se expandiram da Anatólia até Bagdá. O império caiu definitivamente nas mãos dos Turcos Otomanos em 29 de maio de 1453.

CULTURA: A formação do Império Bizantino foi múltipla: seu alicerce cultural era helenístico e romano, com fundamentos europeus e asiáticos. A mistura do exotismo oriental com a leveza das criações do Ocidente foram expressas nas obras bizantinas. O LATIM se manteve como língua oficial do Império, até o século VI, quando terminou a dinastia Justiniana. A partir daí a língua falada foi o grego.

ARTES: Arquitetura: Construção de inúmeras basílicas, em especial, a Basílica de São Marcos. Desenvolveram a TÉCNICA DE MOSAICO (pequenos pedaços de vidro, pedra, cerâmica que, dispostos lado a lado, formam um painel decorativo.

CAPITEL BIZANTINO

Pintura : os afrescos retratavam os santos (ícones) e passagens de sua história. Destacou-se a PINTURA MINIATURISTA (técnica que utilizava pequenos espaços para ilustração).

ESPARTA ( A CIDADE GUERREIRA)

RELIGIÃO A religião era diferente: o culto era em grego, ou no idioma do país em que estava sendo realizado, e não em latim. O Clero secular podia contrair matrimônio A população não acreditava em purgatório. O bispo de Constantinopla não reconhecia a autoridade do Papa romano. Muitas contendas houve entre o Papa e o Imperador de Constantinopla.

Essas contendas causaram o Cisma do Oriente, que dividiu o mundo cristão. A igreja católica, conhecida por Igreja Ortodoxa, falada no idioma Grego. O poder político e o poder religioso ficaram centrados no patriarca de Constantinopla. A Igreja do Ocidente, a Igreja Católica Apostólica Romana, falada em latim e sob a liderança religiosa do PAPA, COM SEDE EM ROMA.

FIM DO IMPÉRIO

ALGUMAS CAUSAS: - A DERROTA EM MANZINKERT, FRENTE AOS TURCOS SELJÚCIDAS, RESULTOU NA PERDA DOS MAIS RICOS TEMAS, RESPONSÁVEIS POR IMPORTANTES CON- TINGENTES MILITARES E TRIBUTOS - CONTRATAÇÃO DE MERCENÁRIOS DE VALOR DUVI- DOSO - PÉSSIMAS ADMINISTRAÇÕES, CRISES FINANCEIRAS, GOLPES PALACIANOS E CONCORRÊNCIA COMERCIAL DAS CIDADES ITALIANAS

-OS TURCOS OTOMANOS PROGRESSIVAMENTE CONQUISTARAM PORÇÕES DOIMPÉRIO BIZANTINOS - EM 1453, CONSTANTINOPLA É CONQUISTADA PELOS TURCOS, O QUE MARCOU O FIM DO IMPÉRIO

RUÍNAS DAS MURALHAS DE CONSTANTINOPLA, QUE RESISTIRAM A MUITOS CERCOS, MAS NÃO AO PODER DOS CANHÕES EMPREGADOS PELOS TURCOS EM 1453

SUMÁRIO 1 – INTRODUÇÃO 2 – DESENVOLVIMENTO 2.1. IMPÉRIO BIZANTINO 2.2. ÁRABES 2.3. FRANCOS 2.4. EUROPA FEUDAL 2.5. MONGÓIS 3 – CONCLUSÃO

ORIGEM DO IMPÉRIO ÁRABE

- O IMPÉRIO ÁRABE TEVE INÍCIO EM 630 COM A UNIFICAÇÃO DAS TRIBOS ÁRABES POR MEIO DA DOUTRINA ISLÂMICA - POR VOLTA DE 610, MAOMÉ ( ) PASSA A PREGAR UMA NOVA RELIGIÃO: O ISLAMISMO - OS PRECEITOS DA NOVA RELIGIÃO ENCONTRAM-SE NO CORÃO (LIVRO SAGRADO)

- ALGUNS PRECEITOS DO CORÃO ESTIMULARAM A EXPANSÃO ÁRABE - SEGUNDO O CORÃO HÁ DUAS CASAS: CASA DA SUBMISSÃO, QUE COINCIDE COM A UMMA (COMUNIDADE MUÇULMANA) CASA DA GUERRA, ONDE FICAM OS INFIÉIS

- OS INFIÉIS DEVEM SER COMBATIDOS ATRAVÉS DA JIHAD (GUERRA SANTA) ATÉ QUE A CASA DA GUERRA SEJA EXTINTA - TODA A HUMANIDADE SERIA ENTÃO SOMENTE COMPOSTA POR MUÇULMANOS

- ABU BEKER, SUCESSOR DE MAOMÉ, INICIA A EXPANSÃO ÁRABE - OS ÁRABES CONQUISTAM O EGITO, MESOPOTÂMIA, NORTE DA ÁFRICA, PE- NÍNSULA IBÉRICA, PÉRSIA, CHEGANDO AO VALE DO INDO

ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA

CONQUISTAS ÁRABES

ORGANIZAÇÃO

- EXÉRCITOS EM GERAL POUCO ORGANIZA- DOS, EQUIPADOS E INSTRUÍDOS - TROPA PRINCIPAL: CAVALARIA LEVE, DE GRANDE MOBILIDADE - TROPA SECUNDÁRIA: INFANTARIA

INSTRUÇÃO E PREPARO PARA A GUERRA

- DESDE A INFÂNCIA OS ÁRABES APRENDIAM A MONTAR E MANEJAR ARMAMENTOS. - AS TROPAS ERAM POUCO INSTRUÍDAS PARA ATUAR CONJUNTAMENTE

FORÇAS MORAIS

- EXPANSÃO DO ISLAMISMO - CRENÇA QUE A MORTE EM DEFESA DO ISLÃ OS LEVARIA AO PARAÍSO - SAQUE

EQUIPAMENTO

CAVALARIANO ÁRABE - DESPREZAVAM EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO - MONTAVAM CAVA- LOS PEQUENOS E FAZIAM USO DE CAMELOS EM SUAS CAMPANHAS - ARMAMENTO DA CAVALARIA E INFAN- TARIA: CIMITARRA, ARCOS, DARDOS, LANÇAS E PUNHAIS

EMPREGO

- COPIARAM ASPECTOS DOUTRINÁRIOS DE OUTROS POVOS, PRINCIPALMENTE DOS BIZAN- TINOS - DESSE MODO, MELHORARAM SEUS MÉTO- DOS DE SÍTIO, FORTIFICAÇÃO E TREINAMENTO

INIMIGO ÁRABES FORMA USUAL DE EMPREGO EM BATALHAS CAMPAIS

FIM DO IMPÉRIO

ALGUMAS CAUSAS: - LUTAS ENTRE SI POR QUESTÕES RELIGIOSAS E POLÍTICAS - ARREFECIMENTO DO FERVOR RELIGIOSO - O IMPÉRIO PERDE A SUA UNIDADE

DIVISÃO DAS CONQUISTAS ÁRABES

SUMÁRIO 1 – INTRODUÇÃO 2 – DESENVOLVIMENTO 2.1. IMPÉRIO BIZANTINO 2.2. ÁRABES 2.3. FRANCOS 2.4. EUROPA FEUDAL 2.5. MONGÓIS 3 – CONCLUSÃO

ORIGEM DO REINO FRANCO E DO IMPÉRIO DE CARLOS MAGNO

- A PARTIR DO SÉCULO V, REIS DA DINASTIA MEROVÍNGIA CONQUISTARAM A GÁLIA - CLOVIS I CONVERTEU-SE EM 496 AO CRISTIANISMO E INAUGUROU UMA ALIANÇA COM A IGREJA - EM 754, PEPINO, O BREVE, DEPÔS CHILDE- RICO, FUNDANDO A DINASTIA CAROLÍNGIA - NO REINADO DE SEU FILHO CARLOS MAGNO ( ), O IMPÉRIO ATINGIU O APOGEU

REINO FRANCO

- CARLOS MAGNO PROMOVEU DIVERSAS GUERRAS PARA EXPANDIR OS DOMÍNIOS FRAN- COS E O CRISTIANISMO - CONQUISTOU DIVERSAS REGIÕES EUROPÉIAS E LUTOU CONTRA OS ÁRABES NOS PIRINEUS - FOI COROADO EM 800, PELO PAPA, IMPERADOR DOS ROMANOS E FRANCOS, NUMA TENTATIVA DE SE RESTAURAR O IMPÉRIO ROMANO DO OCI- DENTE

IMPÉRIO DE CARLOS MAGNO

O RGANIZAÇÃO

- NÃO HAVIA UM EXÉRCITO REGULAR E PERMANENTE - EM CASO DE GUERRA, DE ACORDO COM O PRINCÍPIO DA VASSALAGEM, OS PROPRIE- TÁRIOS DE TERRA DEVERIAM PROVIDENCIAR, EM DETERMINADO PRAZO, DE ACORDO COM SUA RIQUEZA, UM NÚMERO PRÉ-DETERMINA- DO DE COMBATENTES, VÍVERES E EQUIPA- MENTOS (TUDO PRESCRITO NAS CAPITULA- RES)

- O EFETIVO NAS CAMPANHAS NÃO PASSAVA DE 15 MIL COMBATENTES, PARA NÃO PREJUDICAR A ECO- NOMIA DO IMPÉRIO - O SERVIÇO MILITAR ERA OBRIGATÓRIO (EXCETO PARA MEMBROS DA IGREJA E ALGUNS FUNCIONÁ- RIOS PÚBLICOS) - HAVIA A CAVALARIA PESADA COMPOSTA PELA NO- BREZA E A LEVE NTEGRADA POR SÚDITOS QUE NÃO TINHAM RECURSOS PARA COMPRAR O EQUI- PAMENTO DE UM CAVALEIRO PESADO. - A INFANTARIA ERA FORMADA PELOS SÚDITOS MAIS POBRES

INSTRUÇÃO E PREPARO PARA A GUERRA

-A INSTRUÇÃO MILITAR DOS COMBATENTES VARIAVA - CERTAMENTE OS CAVALEIROS TREINAVAM MAIS DOS QUE OS INFANTES, POIS ESSES, EM VIRTUDE DE SUA FAINA, TINHAM POUCO TEMPO PARA SE PREPARAR PARA A GUERRA.

FORÇAS MORAIS

- A POPULAÇÃO DO IMPÉRIO ERA COMPELIDA A COMBATER DEVIDO ÀS OBRIGAÇÕES QUE TINHAM PARA COM O SOBERANO - DESEJO DE SE PROPAGAR OU DEFENDER O CRISTIANISMO - AMBIÇÃO DOS SENHORES DE SE APOSSAR DE NOVAS TERRAS - A EXPECTATIVA DA PARTICIPAÇÃO NOS BUTINS. (CARLOS MAGNO PROIBIA O SAQUE DE MANEIRA INDIVIDUALIZADA; AO FINAL DA CAMPANHA ELE REUNIA E DIVIDIA OS DESPOJOS)

EQUIPAMENTO

CAVALEIRO FRANCO. OS CAVALEIROS PESADOS ARMAVAM- SE COM LANÇAS LEVES DE MADEIRA PARA COMBATER MONTADO E ESPADAS COMPRIDAS DE CERCA DE UM METRO, DE DOIS GUMES, PARA LUTAR A PÉ. COMO PROTEÇÃO, USAVAM COTAS DE MALHA DE COURO OU DE FERRO, ESCUDOS E CAPACETES CÔNICOS DE FERRO.. A CAVALARIA LEVE ERA COMPOSTA POR HOMENS QUE DISPUNHAM DE RECURSOS SOMENTE PARA ADQUIRIR SUA MONTARIA E ARMAMENTO.

CAVALEIRO FRANCO

- OS INFANTES ARMAVAM-SE COM ARCOS, LANÇAS, ADAGAS, MAÇAS E FRANCISCAS (MACHADOS). - SE NÃO TIVESSEM RECURSOS PARA CONSEGUIR TAIS ARMAMENTOS, SEUS SENHORES DEVIAM FORNECER-LHES.

INFANTES FRANCOS

EMPREGO

- EFICAZ MOBILIZAÇÃO E PRONTA INTER-VENÇÃO - CARLOS MAGNO ERA ADEPTO DE BATA- LHAS CAMPAIS DECISIVAS. PROCURAVA EVITAR GUERRAS SE SÍTIO - ESTABELECIMENTO DE MARCAS PARA DEFENDER AS FRONTEIRAS

TROPAS MARCHAVAM POR ITINERÁRIOS DIFERENTES E REUNIAM-SE POUCO ANTES DO COMBATE. NA CAMPANHA CONTRA OS ÁVAROS, CARLOS MAGNO EMPREGOU DOIS EXÉRCITOS: UM, SOB SUAS ORDENS,PARTIU DA BAVIERA, ENQUANTO OUTRO, SOB O COMANDO DE PEPINO, PARTIU DA ITÁLIA, PARA SE ENCONTRAREM NO MOMENTO DA BATALHA DECISIVA ÁVAROS BAVIERA ITÁLIA C. MAGNO PEPINO

INIMIGO CARLOS MAGNO FORMA USUAL DE EMPREGO EM BATALHAS CAMPAIS

FIM DO IMPÉRIO

- APÓS A MORTE DE CARLOS MAGNO, O PODER DE SEUS SUCESSORES SE ENFRAQUECEU - O IMPÉRIO FOI DIVIDIDO, PELO TRATADO DE VERDUN, ENTRE SEUS NETOS - COM O ENFRAQUECIMENTO DO PODER CENTRAL, O SISTEMA FEUDAL SE FORTALECEU NA FRANÇA, SEGUINDO A TENDÊNCIA EUROPÉIA

DIVISÃO DO IMPÉRIO

- AS VITÓRIAS DE CARLOS MAGNO POSSIBI- LITARAM À UNIFICAÇÃO DAS CULTURAS GERMÂNICA, ROMANA E CRISTÃ – PEDRA ANGULAR DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL

SUMÁRIO 1 – INTRODUÇÃO 2 – DESENVOLVIMENTO 2.1. IMPÉRIO BIZANTINO 2.2. ÁRABES 2.3. FRANCOS 2.4. EUROPA FEUDAL 2.5. MONGÓIS 3 – CONCLUSÃO

- NA EUROPA, NA IDADE MÉDIA, PREDOMINOU O UM SISTEMA POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL DENOMINADO FEUDALISMO - DO SÉCULO V AO IX TOMOU FORMA. EM SUA COMPOSIÇÃO ENCONTRAM-SE ELEMENTOS DA CULTURA ROMÂNICA E GERMÂNICA - NOS SÉCULO X AO XII ATINGIU SEU APOGEU - A PARTIR DO SÉCULO XIII ENTROU EM DECA- DÊNCIA

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO FEUDALISMO

REI DUQUE SUSERANO VASSALO BARÃO VASSALO SUSERANO. RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA SERVIL E VASSALAGEM. PODER REI NOMINAL: DESCENTRALIZAÇÃO DO PODER; PRODUÇÃO AGROPASTORIL,VOLTADA PARA SUBSISTÊNCIA/ POUCO COMÉRCIO - FEUDO É AUTOSUFICIENTE FEUDO RURALIZAÇÃO/ CIDADES PEQUENAS FORTE PODER DA IGREJA HOMENAGEM SOCIEDADE ESTAMENTAL CLERO NOBRES SERVOS

FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS

- OS ESTADOS NACIONAIS COMEÇAM A SE FORMAR A PARTIR DO SÉCULO XII - O REI PROCURA CENTRALIZAR O PODER POLÍTICO E ESTENDER SUA SOBERANIA SOBRE TODA A NAÇÃO ( ENTENDA-SE POR NAÇÃO UM POVO COM SUA LÍNGUA, RELIGIÃO, USOS, COSTUMES E HISTÓRIA) - NESSE PROCESSO, OS REIS CONTAM COM O APOIO DE UMA NOVA CLASSE SOCIAL: A BURGUESIA, QUE QUERIA SE LIBERTAR DAS ESTRUTURAS FEUDAIS

- OS BURGUESES LUTAVAM PELA PADRONIZAÇÃO DE IMPOSTOS, PESOS E MEDIDAS, PELO FIM DOS PEDÁGIOS, ENTRE OUTRAS COISAS - POR ISSO FINANCIARAM OS REIS, QUE, COM RE- CURSOS, PODERAM FORMAR EXÉRCITOS, SUBMETER A NOBREZA E FORTALECER SEU PODER

BURGUESIA EXÉRCITO REI *SUBMISSÃO DA NOBREZA E DO CLERO *EXPANSÃO DOS DOMÍNIOS *ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO E DA JUSTIÇA NACIONAL IMPOSTOS

REI DUQUE SUSERANO VASSALO DUQUE VASSALO SUSERANO. AFIRMAÇÃO DO PODER REAL, POR MEIO DA CENTRALIZAÇÃO DO PODER E DA SUBMISSÃO DA IGREJA E NOBREZA FEUDO ESTADO NACIONAL

EUROPA - FINAL SÉCULO XV

AS HOSTES (EXÉRCITOS) NO AUGE DO FEUDALISMO

O RGANIZAÇÃO

- NÃO EXISTIAM EXÉRCITOS PERMANENTES E REGULARES - O REI OU UM DETENTOR DE FEUDO QUAL- QUER REQUERIA DE SEUS VASSALOS CON- TINGENTES E SUPRIMENTOS PARA A CAM- PANHA, QUE ERA NORMALMENTE DE PE- QUENA ENVERGADURA, ENTRE OS PRÓ- PRIOS SENHORES FEUDAIS

-A CAVALARIA, NA QUAL INGRESSAVAM OS NOBRES, ERA O ELEMENTO PRINCIPAL DAS HOSTES - ERA REGIDA POR UM CÓDIGO COMPORTAMENTAL QUE CONTINHA DIVERSOS PRECEITOS MORAIS, ÉTICOS E ESPIRITUAIS A SEREM SEGUIDOS PELO VERDADEIRO CAVALEIRO (SER FIEL A SEU SENHOR, DEFENDER A IGREJA, PROTEGER OS FRACOS, TER CORAGEM, CULTUAR A HONRA, E TRATAR OS OUTROS CAVALEIROS COM CORTESIA E RESPEITO)

- A INFANTARIA ERA COMPOSTA PELOS NÃO NOBRES -REALIZAVA ATIVIDADE DE APOIO AOS CAVALEIROS, COMO PROVISÃO DE FORRAGEM DE TRABALHOS DE SAPA

- ALÉM DOS CONTINGENTES FEUDAIS, PERAMBULAVAM PELA EUROPA GRUPOS DE AVENTUREIROS OU MERCENÁRIOS, FORMADOS POR INDIVÍDUOS QUE NÃO SE INTEGRARAM AO SISTEMA FEUDAL (NOBRES SEM TERRA, SERVOS QUE FUGIAM DAS TERRAS DE SEUS SENHORES, SALTEADORES). -ESSES GRUPOS, DE VALOR COMBATIVO VARIÁVEL, VAGAVAM ATERRORIZANDO E SAQUEANDO POPULAÇÕES; POR VEZES, ERAM CONTRATADOS POR UM SENHOR PARA DETERMINADA CAMPANHA.

INSTRUÇÃO E PREPARO PARA A GUERRA

A FORMAÇÃO DE UM CAVALEIRO PASSAVA POR TRÊS FASES: - DOS 6 AOS 14 ANOS, O APRENDIZ ERA PAJEM: SERVIA E ACOMPANHAVA SEU SENHOR E SUA SENHORA, RECEBIA AS PRIMEIRAS NOÇÕES SOBRE O MANUSEIO DE ARMAS E SOBRE EQUITAÇÃO E APRENDIA REGRAS SOCIAIS (BOAS MANEIRAS, LER, CANTAR, ESCREVER E DANÇAR). - DOS 14 AOS 20 ANOS TORNAVA-SE ESCUDEIRO: AUXILIAVA UM CAVALEIRO (CUIDAVA DO EQUIPAMENTO, DO CAVALO E DO BEM-ESTAR DO SEU SENHOR) E, AO MESMO TEMPO, APRENDIA A SE TORNAR UM BOM MEMBRO DA CAVALARIA (EXERCITAVA-SE NAS ARTES DE MONTAR, LUTAR, CAÇAR, NADAR, POETAR E JOGAR XADREZ).

- POR VOLTA DOS 21 ANOS, EM UMA CERIMÔNIA SOLENE, NA QUAL JURAVA SEGUIR O CÓDIGO DA CAVALARIA, ERA SAGRADO CAVALEIRO. -NA CERIMÔNIA RECEBIA SUA ESPADA, CINTO E ESPORAS, TODOS DEVIDAMENTE CONSAGRADOS PARA O SERVIÇO A DEUS. -AS ESPORAS VIRIAM A SE TORNAR O SÍMBOLO MAIOR DA CAVALARIA.

INVESTIDURA

- OS CAVALEIROS EXERCITAVAM-SE CONTINUADA- MENTE PARA A GUERRA PARTICIPANDO DOS TOR- NEIOS, JOGOS CORRIQUEIROS NOS QUAIS OCOR- RIAM COMBATES GRUPAIS OU JUSTAS (COMBA- TES INDIVIDUAIS). - QUANDO JUNTOS, FORMAVAM CORPOS DE CAVA- LARIA PESADOS, INTRÉPIDOS E COM GRANDE PO- DER DE CHOQUE, MAS INDISCIPLINADOS, DEVIDO À FALTA DE TREINAMENTO COLETIVO.

FORÇAS MORAIS

-OS SENHORES FEUDAIS BUSCAVAM AUMENTAR OU DEFENDER SEUS DOMÍNIOS - QUESTÕES DE HONRA - O ESPÍRITO AVENTUREIRO - O AMOR À LUTA CARACTERÍSTICOS DA ÉPOCA

- OS SERVOS NORMALMENTE NÃO TINHAM MOTIVAÇÃO PARA LUTAR NAS GUERRAS DE SEUS SENHORES

EQUIPAMENTO

-NO SÉCULO IX, OS CAVALEIROS MONTAVAM GRANDES CORCÉIS, CORPULENTOS E PESADOS, GERADOS POR MÉTODOS DE PROCRIAÇÃO SELETIVOS. -COMO PROTEÇÃO UTILIZAVAM COTAS DE MALHA (ARMADURAS CONFECCIONADAS PELA JUNÇÃO DE ELOS METÁLICOS), ELMOS DE FERRO E ESCUDOS, QUE SOFRERAM CONSTANTES APERFEIÇOAMENTOS

- NO SÉCULO XIV, OS CAVALEIROS SUBSTITUÍRAM AS COTAS DE MALHA DE METAL POR ARMADURAS FEITAS COM PLACAS METÁLICAS. ESTAS PROPORCIONAVAM AO CAVALEIRO ALTO GRAU DE PROTEÇÃO EM RELAÇÃO AOS ARMAMENTOS DA ÉPOCA, MAS POUCA MOBILIDADE EM VIRTUDE DO PESO EXCESSIVO (UMA ARMADURA COMPLETA PODIA PESAR CERCA DE SESSENTA QUILOS) - OS ARMAMENTOS CONSISTIAM DE LANÇAS (TENDERAM A FICAR MAIS LONGAS, PARA DESMONTAR O ADVERSÁRIO EM VEZ DE PERFURÁ- LO), ESPADAS, ADAGAS, MASSAS, ACHAS E MARTELO DE ARMAS

CAPA FEUDALISMO COTAS DE MALHA ARMAMENTO

ARMADURA DE PLACAS

-OS INFANTES ERAM MAL ARMADOS E POUCO EQUIPADOS -POSSUÍAM ARMAS RUDIMENTARES, INCLUSIVE DE ARREMESSO

EMPREGO

- OS CAVALEIROS NÃO UTILIZAVAM ARMAS DE ARREMESSO EM COMBATE, POR CONSIDERAR INDIGNO ABATER O ADVERSÁRIO À DISTÂNCIA -O COMBATE ENTRE CAVALEIROS DEVERIA SEGUIR O CÓDIGO DA CAVALARIA - PROCURAVA-SE EVITAR QUE OS SERVOS PARTICIPASSEM DA LUTA - O CÓDIGO DA CAVALARIA NÃO SE APLICAVA À INFANTARIA

- AS BATALHAS CAMPAIS ERAM EVITADAS DEVIDO A SUA IMPREVISIBILIDADE - AS GUERRAS DE TRAVAVAM EM TORNO DOS CASTELOS -OS INSTRUMENTOS DE SÍTIO MAIS COMUM ERAM O TRABUCO, A BALISTA E AS TORRES DE ASSALTO - PODIA-SE LEVAR OS SITIADOS A SE RENDER POR FALTA DE SUPRIMENTOS

CASTELO DE ÓBIDOS - PORTUGAL

INIMIGO ARQUEIROS CAVALEIROS DEMAIS INFANTES

INIMIGO CAVALEIROS DEMAIS INFANTES

REVALORIZAÇÃO DA INFANTARIA

DEVIDO AO ESTILO DE GUERREAR DOS MUÇULMANOS, BASEADO NO EMPREGO DA CAVALARIA LEVE, OS CAVALEIROS PESADOS EUROPEUS SENTIRAM A NECESSIDADE DE TER UMA BOA INFANTARIA PARA APOIÁ-LOS - DEVIDO AO ESTILO DE GUERREAR DOS MUÇULMANOS, BASEADO NO EMPREGO DA CAVALARIA LEVE, OS CAVALEIROS PESADOS EUROPEUS SENTIRAM A NECESSIDADE DE TER UMA BOA INFANTARIA PARA APOIÁ-LOS

- CIDADES RICAS, QUE ENSEJAVAM AUTONO- MIA EM RELAÇÃO A SENHORES FEUDAIS, SEM RECURSOS PARA TER UMA BOA CAVALARIA, INVESTIRAM NA INFANTARIA

- NA GUERRA DOS CEM ANOS, OS IN- GLESES EMPRE- GARAM INFAN- TES COM POTEN- TES ARCOS LON- GOS, COM GRAN- DE ÊXITO

OUTRAS TRANSFORMAÇÕES MILITARES NO FIM DA IDADE MÉDIA

- SURGIMENTOS DE EXÉRCITOS PERMANENTES - EM 1445, O REI FRANCÊS CARLOS VII CONSTITUIU UMA FORÇA MILITAR MUITO DIFERENTE DAS HOSTES FEUDAIS - SEU EXÉRCITO FOI COMPOSTO POR MERCENÁRIOS GRUPADOS EM UNIDADES DENOMINADAS COMPA-NHIAS DE ORDENANÇAS. - OS INTEGRANTES DESTAS RECEBIAM SOLDO E ERAM PROIBIDOS DE PILHAR.

- HAVIA QUINZE COMPANHIAS DE ORDENANÇAS A CAVALO, CADA UMA COM 100 EQUIPES, CHAMADAS LANÇAS, CONSTITUÍDAS POR SEIS HOMENS (UM HOMEM D´ARMAS A CAVALO, NÃO NECESSARIAMEN- TE NOBRE, ARMADO COM LANÇA E ESPADA; TRÊS ARQUEIROS A CAVALO; UM PIQUEIRO E UM ESCUDEI-RO). - OS INFANTES (ARQUEIROS, BESTEIROS, PIQUEIROS) REUNIAM-SE EM COMPANHIAS DE QUINHENTOS HOMENS; OITO COMPANHIAS DAVAM ORIGEM A UMA BANDA.

- SURGIMENTO DAS ARMAS DE FOGO BOMBARDA – SÉCULO XV

- SURGIMENTO DAS ARMAS DE FOGO CANHÃO DOS IRMÃOS BUREAU - SÉCULO XV

SUMÁRIO 1 – INTRODUÇÃO 2 – DESENVOLVIMENTO 2.1. IMPÉRIO BIZANTINO 2.2. ÁRABES 2.3. FRANCOS 2.4. EUROPA FEUDAL 2.5. MONGÓIS 3 – CONCLUSÃO

ORIGEM DO IMPÉRIO

- OS MONGÓIS ERAM PASTORES DO PLANAL- TO DA ÁSIA CENTRAL - EM 1206, TEMÜJI, UM CHEFE DE CLÃ, APÓS VENCER ADVERSÁRIOS, UNIFICA AS TRIBOS MONGÓLICA E É ELEITO GÊNGIS KHAN (SU- PREMO SOBERANO) - ESTABELECEU O YASSAK, CÓDIGO DE LEIS QUE DISCIPLINOU OS MONGÓIS - ENTRE 1211 E 1223 CONQUISTOU PARTES DA CHINA E DA PÉRSIA - SEUS HERDEIROS ESTENDERAM O IMPÉRIO QUE ABRANGEU TERRAS DO ADRIÁTICO AO PACÍFICO

EXPANSÃO MONGOL

MÁXIMA EXPANSÃO E DIVISÃO DAS CONQUISTAS

O RGANIZAÇÃO

- TROPA DISCIPLINA COM EFEITO DE 30 A 50 MIL COMBATENTES - OS CAMANDANTES DE EXÉRCITO ERAM ES- COLHIDOS PELOS KHAN, OS DAS DEMAIS FRA- ÇÕES PELO MÉRITO, POR SEUS COMPANHEI- ROS - AS TRIBOS DEVERIAM FORNECER A QUANTI- DADE DE COMBATENTES QUE O KHAN DESE- JAVA

homens homens 100 homens 10 homens GUHRAN TUMAN O SISTEMA DECIMAL PROPICIAVA EFICIENTE CONTROLE E COMANDO AOS LÍDERES MONGÓIS O EXÉRCITO ERA DIVIDIDO EM GRUPOS QUE SEGUIAM A PROGRESSÃO DICIMAL

- - HAVIA UNIDADES LOGÍSTICAS - TINHAM EFICIENTE SERVIÇO DE INFORMA- ÇÕES - PREOCUPAVAM-SE COM A ASSISTÊNCIA MÉDICA E RELIGIOSA, QUE FICAVA A CARGO DOS XAMÃS - COM O PASSAR DO TEMPO COMBATENTES DE OUTROS POVOS PASSARAM A INTEGRAR O EXÉRCITO MONGOL (TURCOS, CHINESES)

- HAVIA A CAVALARIA LEVE, MAIS NUMEROSA, E A PESADA, EMPREGADA NA DECISÃO DO COMBATE - A INFANTARIA TINHA UM PAPEL SECUNDÁRIO

INSTRUÇÃO E PREPARO PARA A GUERRA

- OS MONGÓIS TREINAVAM PARA GUERRA DESDE CRIANÇA, QUANDO APRENDIAM A CAVALGAR, USAR O ARCO E CAÇAR. - COM O PASSAR DO TEMPO ERAM CAPAZES DE ACERTAR FLECHAS EM ALVOS MESMO A GALOPE. - SAZONALMENTE ERAM ORGANIZADAS AS GRANDES CAÇADAS, MODO DE SE CONSEGUIR SUPRIMENTO EXTRA DE CARNE E DE SE TREINAR PARA A GUERRA.

- NAS CAÇADAS, OS MONGÓIS SEPARAVAM- SE EM GRUPOS REALIZANDO GRANDES CERCOS A ANIMAIS, SIMILARES ÀS MANOBRAS QUE FARIAM EM COMBATE - AINDA NAS GRANDES CAÇADAS, O COMBATENTE FAMILIARIZAVA-SE COM O USO DO EQUIPAMENTO, ADQUIRIA MENTALIDADE COLETIVA, RESISTÊNCIA E AGRESSIVIDADE, TENDO SEU DESEMPENHO AVALIADO.

FORÇAS MORAIS

- BUSCA POR MELHORES PASTAGENS - O AMOR INATO À GUERRA - A EXPECTATIVA DE SAQUEAR AS RIQUEZAS DAS POPULAÇÕES SEDENTÁRIAS

EQUIPAMENTO

CAVALARIA LEVE: -AZAGAIAS (DARDOS), ARCOS DE DUPLA CURVATURA, CUJAS FLE- CHAS PODIAM ALCANÇAR A DISTÂN- CIA DE ATÉ TREZENTOS METROS, E TÚNICAS ACOL-CHOADAS OU COU- RAÇAS DE COURO. CAVALARIA PESADA CAVALARIA PESADA: ESPADAS (DELGADAS NA EXTREMIDADE, CORTANTES DE UM LADO E LIGEI- RAMENTE CURVAS), LONGAS LAN- ÇAS PARA DERRUBAR SEUS INIMI- GOS DO CAVALO, ARCOS, COTAS DE MALHA (COURAÇAS FORMADAS POR ESCAMAS DE FERRO, RECO- BERTAS POR COURO) E CAPACETES D E COURO REFORÇADOS POR CIN- TAS DE FERRO.

- - OS CAVALOS DOS MONGÓIS ERAM UM COMPO- NENTE ESSENCIAL DO EXÉRCITO; ATARRACADOS (EM MÉDIA COM UM METRO E MEIO DE ALTURA), RESISTENTES, RÁPIDOS E BEM TREINADOS, ELES ERAM CAPAZES DE EXECUTAR MOVIMENTOS BRUS- COS, MUDANDO REPENTINAMENTE DE DIREÇÃO, MEDIANTE A UM DETERMINANDO COMANDO. - A COMBINAÇÃO DESSES CAVALOS COM EQUIPA- MENTOS LEVES PROPORCIONAVA AOS MONGÓIS DESTREZA E FLEXIBILIDADE NOS CAMPOS DE BA- TALHA.

EMPREGO

- LANÇAVAM AS CAMPANHAS APÓS MINUCIOSO PLANEJAMENTO - NÃO HESITAVAM EM RECUAR PARA POSTERIOR-MENTE COMBATER EM MELHOR SITUAÇÃO - REALIZAVAM FUGAS SIMULADAS PARA DEPOIS CONTRA-ATACAREM, SURPREENDENDO O INIMIGO - A CAVALARIA MARCHAVA E PREPARAVA-SE PARA O COMBATE DIVIDIDA EM TRÊS CORPOS; UM NO CENTRO, UM POUCO À RETAGUARDA DE OUTROS DOIS, QUE SEGUIAM NAS ALAS; O QUE POSSIBILITAVA GRANDE CAPACIDADE DE MANOBRA E APOIO MÚTUO.

- REALIZAVAM PERSEGUIÇÕES IMPLACÁVEIS - USAVAM SINAIS PARA COORDENAR SUAS AÇÕES EM COMBATE - O COMANDANTE MANTINHA FORÇAS RESERVAS PARA EMPREGAR CASO NECESSÁRIO GUERRA PSICOLÓGICA: EMPREGO DO TERROR - GUERRA PSICOLÓGICA: EMPREGO DO TERROR

FIM DO IMPÉRIO

- FRACASSOS NO ORIENTE MÉDIO, SUDESTE ASIÁTICO E CONTRA O JAPÃO - DESAGRAGAÇÃO DO IMPÉRIO EM CANATOS E IMPÉRIOS QUE PAULATINAMENTE PASSA- RAM PARA O CONTROLE DE OUTROS POVOS

MÁXIMA EXPANSÃO E DIVISÃO DAS CONQUISTAS

SUMÁRIO 1 – INTRODUÇÃO 2 – DESENVOLVIMENTO 2.1. IMPÉRIO BIZANTINO 2.2. ÁRABES 2.3. FRANCOS 2.4. EUROPA FEUDAL 2.5. MONGÓIS 3 – CONCLUSÃO RETORNAR