UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Orientadora Lenise Cecilio
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Inoel Gutierrez Esquijarrosa Orientadora: Naércia Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5   Melhoria na atenção ao controle.
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
. Aluna: Lisane Cardoso Mendes Orientadora: Helen Pereira Rocha
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Alexey Romero Terrero Orientadora: Alexandra Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Débora Mânica Rockenbach Orientadora: Helen Pereira Rocha
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância MELHORIA NA DETECÇÃO DE CÂNCER DE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na ESF Novo Tempo, em Luzilândia/PI Eliezer Lescaille Toledano Orientadora: Fernanda Bollini e Silva  Pelotas, 2015

Introdução A epidemiologia do câncer no Brasil e sua magnitude social e seu impacto nas sociedades de países desenvolvidos e não desenvolvidos as condições de acesso da população brasileira em particular a de minha área de abrangência. Os elevados índices de incidência de mortalidade por câncer do colo do útero e da mama no Brasil, justificam a implantação de estratégias efetivas de controle dessas doenças que incluam ações de promoção de saúde , prevenção e detecção precoce, tratamento e de cuidados paliativos

Luzilandia/PI 1323 habitantes- Fronteira com Joaquim Pires, Joca Márquez e Rio Parnaíba 16 UBS- 16 ESF NASF CEO CENTRO DE FISIOTERAPIA

ESF Novo Tempo Atende 1323 pessoas. 340 estimativa de mulheres 25-59 anos(CCU). 112 estimativa para mulheres 50-64 anos (CM). composição da equipe: médico, enfermeiro ,uma técnica de enfermagem , recepcionista, ACS. Não há consultório odontológico. Utilização de protocolos desenhados pelo ministério de saúde.

Objetivos Específicos Objetivo Geral Melhorar à detecção precoce de câncer do colo do útero e da mama na ESF Novo Tempo, em Luzilândia/PI. Objetivos Específicos 1.Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. 2.Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde 3.Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia 4.Melhorar o registro das informações 5.Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama 6.Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde Metas Meta 1.1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo do útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 30%; Meta 1.2. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 30%; Meta de qualidade: pactuadas para alcançar 100% das mulheres cadastradas.

Justificativa para escolha do foco Falta de qualidade no cadastramento da população Ausência do monitoramento e avaliação Acolhimento sem qualidade Baixo índice de cobertura e detecção precoce.

Metodologia Período de intervenção: 12 semanas. Protocolo utilizado: BRASIL. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, 2013. 124 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 13). Ações realizadas: organização e gestão do serviço; engajamento público; qualificação da prática clínica; monitoramento e avaliação dos serviços.

Resultados Objetivo1 - Ampliar a cobertura de detecção precoce de câncer de colo de útero e câncer de mama. Meta 1.1 - Ampliar a cobertura de detecção precoce e câncer de colo de útero em as mulheres em a faixa etária de 25-64 anos de idade até 30%. 1.2 Ampliar a cobertura de mulheres entre 50-69 anos de idade com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama Meses: Primeiro:16 (4.7%) Segundo:21 (6,2%) Terceiro : 34 (10%) Das 110 mulheres para detecção precoce de câncer de mama, não conseguimos, ter nenhuma mulher com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama. Figura 2 – Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero

Resultados Objetivo 2 Ampliar a cobertura precoce de câncer de colo de útero e de mama Meta 2.1 Obter 100% de mostra satisfatória do exame citopatologico de colo de útero Amostra satisfatória do exame de câncer de colo de útero, nos três meses de intervenção 16, 21 e 34 mulheres respectivamente cadastradas, e todas tiveram amostras satisfatórias.

Não tivemos mulheres com exame alterado. Resultados Objetivo 3 - Melhorar adesão as mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento UBS Meta 3.1 : Identificar 100% de as mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento UBS Meta 3.2 Identificar 100% de as mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento UBS Meta 3.3 : Realizar busca ativa em 100% das mulheres com exame citopatologicoalterado Meta 3.4 : Realizar busca ativa em 100% das mulheres com mamografia alterada. Não tivemos mulheres com exame alterado.

Resultados Objetivo 4 Melhorar o registro das informações Meta 4.1 Manter o registro de coletas de exame citopatologico de colo de útero em registro especifico de 100% das mulheres cadastradas Meta 4.2 Manter o registro de coletas de mamografia em registro especifico de 100% das mulheres cadastradas Todas as mulheres tiveram registro adequado das informações.

Resultados Objetivo 5 Avaliação de risco Meta 5.1 Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25-64 anos Todas as mulheres foram avaliadas. Meses: 1ºmês: 16 (100%) 2º mês: 21 (95,5%) 3º mês: 34 (100%) Figura 4 – Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com pesquisa de sinais de alerta para câncer de colo de útero.

Resultados Objetivo 5 Avaliação de risco Meta 5.2 Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% de mulheres entre 50-69 anos Meses 1º mês: (0%) 2º mês e 3º mês: 1(33,3%). Figura 5- Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com avaliação de risco para câncer de mama,

Resultados Objetivo 6 Promoção de saúde Metas 6.1 Orientar as mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis e fatores de risco para o câncer de colo de útero Meses 1º:16 (100%) 2º :21 (95,5%) 3º:34 (100%). Figura 6 – Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos que receberam orientação sobre DSTs e fatores de risco para câncer de colo de útero,

Relatório da intervenção IMPORTANCIA PARA EQUIPE Humanização acolhimento de qualidade, engajamento público e trabalho em equipe IMPORTÂNCIA PARA O SERVIÇO Já forma parte de nossa rotina de trabalho Ampliação da detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama IMPORTANCIA PARA A COMUNIDADE Melhorou o engajamento público, Atividades de promoção e prevenção de saúde Educação permanente Melhora qualidade de vida

MUDANÇAS Os exames de detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama foram incorporados a rotina de serviço. As mulheres tem mais conhecimentos sobre o câncer, epidemiologia, prevenção e tratamento. Muitas não tem mais vergonha de realizar realização o exame de prevenção. Equipe de trabalho mais unida e com vivencias positivas.

REFLEXAO DE APRENDIZAGEM Realização em um curso no Brasil, o país reconhecido mundialmente pela pedagogia (Paulo Freire). Participar de curso com uma ótima metodologia e com experiência inédita de educação a distancia. Eficiente comunicação com a orientadora e professores. Realizar intervenção na comunidade de verdade interagindo nos principais problemas, com a comunidade e os gestores. Trabalho em equipe

OBRIGADO!