Tema: Procedimentos de Logística e de Aplicação das

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Tema: Procedimentos de Logística e de Aplicação das Encontro com os Coordenadores de Avaliação das Diretorias de Ensino: articulando as dimensões técnico-operacionais Tema: Procedimentos de Logística e de Aplicação das Provas do 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Rosa Maria do Carmo Condini Guilherme Pereira Vanni Hamilton Heck Edwin Avolio

Coordenador de Avaliação Principais atribuições e responsabilidades: Organizar e coordenar todo o recebimento e devolução dos materiais de aplicação Promover reunião com os diretores das escolas e demais profissionais

Coordenador de Avaliação Principais atribuições e responsabilidades: Elaborar o plano de aplicação das provas - SIS Garantir o sigilo e integridade das provas Coordenar o plantão para esclarecimentos de dúvidas na DE/SME(G13)

Coordenador de Avaliação Utilização do SIS (Sistema Integrado do SARESP) Alocação dos aplicadores nas escolas (em conjunto com os Diretores) a partir do Plano de Aplicação As orientações para a utilização do SIS, que serão disponibilizadas on line, apresentam passo a passo os procedimentos de alocação do aplicador

SARESP 2010 Pacotes de provas – falta de cadernos Distribuição de cadernos de provas e folhas de respostas – números diferentes (caderno/folha) Folhas de respostas – falta no processamento SARESP 2011 Pacotes de provas – conferência dos cadernos por leitura de código de barra antes da colocação no saco plástico Folhas de respostas nos cadernos de provas Conferência dos pacotes de folhas de respostas por leitura de código de barra

Movimentação dos Materiais de Avaliação ENVIO: Controle de Caixas ENVIO: Controle de Pacotes VUNESP DE/SME(G13) ESCOLA RETORNO: Controle de Caixas RETORNO: Controle de Pacotes

Envio dos Materiais de Avaliação 1º Momento 17 a 20/10/2011 Questionários de Pais e Alunos Materiais de Treinamento 2º Momento 21 a 25/11/2011 Materiais de Aplicação (Provas e instrumentos de controle)

Recebimento dos Questionários de Pais e Alunos e dos Materiais de Treinamento Na DE/SME(G13) Responsável pelo controle – Coordenador de Avaliação Controle do número de CAIXAS através de planilha impressa por DE/SME(G13) e por Escola

Recebimento dos Materiais de Aplicação (cadernos de provas e instrumentos de controle) NA DE/SME(G13) Responsáveis pelo controle – Coordenador de Avaliação e Agente VUNESP Controle do número de CAIXAS através da leitura de código de barras e de planilha impressa por DE/SME(G13) e por Escola (utilização de notebook com base de dados da DE/SME-G13)

Recebimento dos Materiais de Aplicação (cadernos de provas e instrumentos de controle) NA ESCOLA Responsável pelo controle – Diretor Controle dos PACOTES nas caixas através de planilha impressa com a relação dos materiais por caixa e por dia de aplicação

Recolhimento dos Materiais de Aplicação 1º Momento 09 a 11/11/2011 Pacotes com as Folhas de Respostas dos Questionários de Pais e Alunos 2º Momento 05 a 08/12/2011 Pacotes com as Folhas de respostas de questões, de redação e instrumentos de controle, cadernos de prova e de redação 3º Momento 14 a 16/12/2011 Pacotes com as Folhas de respostas de questões – 3º EF

Devolução dos Materiais de Aplicação (Folhas de respostas de questões, de redação e instrumentos de controle, cadernos de provas e redação) NA DE/SME(G13) Responsáveis pelo controle – Coordenador de Avaliação e Agente VUNESP Controle dos PACOTES através de leitura de código de barras e de planilha impressa (utilização de notebook com base de dados da DE/SME-G13)

Conferência dos Materiais de Aplicação Responsável pelo controle – Agente VUNESP Equipe de conferência : 3 a 5 Auxiliares VUNESP Separação dos materiais de aplicação Pacotes com folhas de respostas de questões, respostas de redação e instrumentos de controle Pacotes com cadernos de provas, cadernos de redação e outros materiais Pacotes com cadernos de provas do 3º ano EF

Devolução dos Materiais de Aplicação para VUNESP Responsável pelo controle – Agente VUNESP CAIXAS pré-identificadas por DE: Pacotes com folhas de respostas de questões, folhas de redação e instrumentos de controle CAIXAS das Escolas: Pacotes com os cadernos de provas cadernos de redação e outros materiais

Caixas com Materiais de Avaliação: 1º DIA (AZUL) 2º DIA (VERMELHO)

Identificação das Caixas: Escola Rede de Ensino Estadual – letra “E” Municipal – letra “M” Particular – letra “P” Paula Souza (ETE) - letra “S” Códigos de controle Conteúdo da caixa

Pacotes com Cadernos de Provas e Cadernos de Redação: Identificação : Folhas de Rosto Coloridas

Pacotes com Cadernos de Provas e Cadernos de Redação: Informações na Folha de Rosto: DE, Município, Escola, Data da Prova, Prova, Ano/Série, Turma, Turno, Sala VUNESP, Número Total de Cadernos, Código de Barras

Cadernos de Provas: Capa Personalizada Nome e RA do aluno DE, Escola, Prova Data da Prova Ano/Série, Turma Número da Prova

Folha de Respostas de Questões e de Redação: Penúltima página dos cadernos de provas correspondentes Personalizadas

Folha de Respostas de Questões:

Folha de Respostas de Redação:

Embalagem dos Materiais de Aplicação Caixas por Escola e por dia de aplicação Conteúdo das caixas: Pacotes com cadernos de provas por turma (incluindo lista de presença e formulário de controle de aplicação, sacos plásticos para retorno dos materiais) Pacotes com cadernos de redação (amostra) por turma (incluindo sacos plásticos para retorno dos materiais)

Embalagem dos Materiais de Aplicação As provas em braile ou ampliadas (1 por aluno – de acordo com a base de dados) Embaladas em sacos plásticos específicos, devidamente identificados Colocados em caixas que serão as últimas de cada escola (sequência numérica das caixas), por data de aplicação

Embalagem dos Materiais de Aplicação Instrumentos de Controle (Escola) – Pacote com: Relatório de Observação dos Pais Formulário de Atividade do Fiscal Termo de Compromisso do Aplicador Saco plástico para devolução do Relatório de Observação dos Pais e Formulários de Atividade do Fiscal

Embalagem dos Materiais de Aplicação Instrumentos de Controle (Escola) Estes materiais serão encaminhados na 1ª caixa da escola, do primeiro dia de aplicação As planilhas de controle de recebimento dos materiais nas Escolas (1 por dia) estarão na 1ª caixa da escola de cada dia de aplicação

Embalagem dos Materiais de Correção – 3º ano EF Caixas por DE/SME(G13) Conteúdo das caixas (Pacote 1) por turma : Folha de Rosto, Folhas de Respostas de Língua Portuguesa – 3º ano EF, Saco Plástico para devolução

Conteúdo das caixas (Pacote 2) por turma : Folha de Rosto, Folhas de Respostas de Matemática – 3º ano EF, Saco Plástico para devolução (Pacote 3) : Folha de Rosto, Caderno de Prova de Língua Portuguesa, Roteiro de Correção – 3º ano EF (Pacote 4) : Folha de Rosto, Caderno de Prova de Matemática, Roteiro de Correção – 3º ano EF

Procedimentos de Aplicação Importância de procedimentos padronizados na aplicação das provas e na embalagem do material para devolução Entrega dos Instrumentos de Avaliação Abrir o pacote de provas, retirar e conferir os cadernos de provas Registrar as informações no Formulário de Controle de Aplicação

Informar aos alunos os procedimentos para realização da prova Explicar aos alunos como transcrever as respostas da prova para a Folha de Respostas (Penúltima página do caderno de prova) Explicar aos alunos o procedimento de entrega dos materiais de avaliação

Início da Aplicação das Provas Entregar a cada aluno, em sua carteira, o cadernos de prova/redação pré-identificado Solicitar aos alunos que confiram seus dados pessoais na capa dos cadernos de prova/redação e principalmente nas Folhas de Respostas A Folha de Respostas deverá ser destacada pelo Aplicador, na carteira do aluno, durante a aplicação

Início da Aplicação das Provas Ao terminar a prova o aluno deverá levantar o braço e permanecer sentado para que o Aplicador recolha o material de aplicação Anotar na lousa os horários de início e término da prova Utilização dos cadernos reserva (identificado somente com os dados da DE, Escola e Turma

Durante a Aplicação das Provas Preencher a Lista de Presença (anexo V) marcando com um “X” no local apropriado a PRESENÇA OU AUSÊNCIA Inserir no final da Lista de Presença o nome do aluno que utilizou o caderno reserva Destacar as Folhas de Resposta/Redação dos cadernos não utilizados, colocá-las no saco plástico específico

Durante a Aplicação das Provas Colocar os cadernos de provas não utilizados no saco plástico específico Avisar aos alunos quando faltarem 20 minutos para o final da prova Comunicar aos alunos o encerramento da prova

Após a Aplicação das Provas Recolher as Folhas de Respostas/Redação e os cadernos de provas Conferir o número de Folhas de Respostas e cadernos de provas Preencher o restante dos campos do Formulário de Controle de Aplicação

Após a Aplicação das Provas Transcrever as respostas das provas ampliadas e em Braile na Folha de Respostas apropriada Acondicionar os Instrumentos nos sacos plásticos específicos

Embalagem dos materiais para devolução Prova Sacos Plásticos Por Turma Material Objetiva 1. Instrumentos de Avaliação Folha de Rosto Colorida Formulário de Controle de Aplicação Lista de Presença Folhas de Respostas (utilizadas ou não) 2. Cadernos de Provas - Cadernos de Provas (utilizados ou não) Redação Folhas de Respostas de Redação (utilizadas ou não) 2. Cadernos de Redação - Cadernos de Redação (utilizados ou não) Braile ou Ampliada Pacote de Origem Cadernos de Provas (utilizados ou não)