PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

O NOSSO PODER VEM DE DENTRO
Grécia Antiga.
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
TCC: Monografia e/ou Artigo
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
Jesus ensina-nos o caminho do Céu Evangelho quer dizer “boa nova”
SOPHIA DE MELLO BREYNER
O desejo de ocupar a grande área inexplorada do Paraná era antigo
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL OBJETIVOS.
FILOSOFIA.
SUPPER RISSUL FILIAL 019: INCREMENTO NAS VENDAS E AUMENTO DO ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR 2º semestre 2009.
Sudoeste do Paraná.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS História de São Francisco de Assis:
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Capítulo 14 Encontros.
Maio de 2009 PESQUISA SOBRE A AVALIAÇÃO DAS COMPRAS NO DIA DAS MÃES PESQUISA.
Raquel,Pedrinho e Raí Turma 42
O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Ser Homem.
Prof. Everton da Silva Correa
O nó de afeto.
Público- Alvo Real X Virtual Brenda de Souza Fernandes 2º PP – Manhã
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
População: hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
Mobilizando seus colegas de trabalho
Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
1. Escreva um bom currículo Escrever um bom currículo é o primeiro passo na conquista de um emprego. Você deverá citar as informações mais importantes.
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
Tema 1 A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ELEMENTOS HISTÓRICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL.
Profª. Taís Linassi Ruwer
A lua de Joana.
Série: Atos dos apóstolos Atos
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-77763/14
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
“Não se preocupe por não poder dar aos seus filhos o melhor de tudo...
JESUS É MARAVILHOSO! ELE SALVA, ELE CURA, ELE FAZ FELIZ!!
Professor Bruno Barreira
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
SITUAÇÕES.
Hoje é sexta-feira, 31 de julho de 2015sexta-feira, 31 de julho de 2015sexta-feira, 31 de julho de 2015sexta-feira, 31 de julho de 2015sexta-feira, 31.
APRENDENDO BOAS MANEIRAS
Revolução Farroupilha
Metodologia Científica
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
O RESUMO (1) "Por ser uma proposta de emenda, essa mudança precisaria de no mínimo 308 votos para ser aprovada na Câmara. Com os placares semelhantes tanto.
UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Departamento.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
periodização da vida como construção social
Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – Clique aqui para adicionar um autor.
Unidade 1 O SUDOESTE DO PARANÁ ASPECTOS GERAIS O SUDOESTE DO PARANÁ ASPECTOS GERAIS.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
FILOSOFIA.
Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-
FASES DE IMPLANTAÇÃO Mapeamento da Estrutura, Contexto e Necessidades da organização Envolvimento dos líderes e colaboradores da empresa na elaboração.
LIÇÃO 12 - A FAMÍLIA DE JESUS Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
Transcrição da apresentação:

PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO ANÁLISE DE FONTE ORAL PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO

Análise de documentos (BITTENCOURT) DESCREVER o documento, indicando informações contidas nele; PARA: MOBILIZAR saberes prévios dos estudantes; SITUAR o documento em relação ao contexto e a autoria; IDENTIFICAR a natureza do documento; EXPLICAR o documento, associando com outras informações; PARA identificar os seus interesses. (p. 334)

DESCREVER E MOBILIZAR

CHUVA DE IDEIAS O que pode-se observar nas narrativas dos entrevistados? Quais os motivos indicados por eles para o levante dos posseiros? Qual o significado do “quebra-quebra” para o narrador? Como os narradores compreendem a questão da propriedade? Como os narradores entendem a questão da violência no sudoeste do Paraná nesta ocasião?

SITUAR O DOCUMENTO NO CONTEXTO E NA AUTORIA OS NARRADORES SITUAR O DOCUMENTO NO CONTEXTO E NA AUTORIA

JÁCOMO TRENTO: PORTO ALEGRE Filho de comerciante do Rio Grande do Sul, perdeu o pai cedo. Foi trabalhar na Ford em Pato Branco. Depois na Serralheria. Montou uma loja de eletrodomésticos no mesmo prédio da rádio Colméia. (A Elétrica do Porto Alegre) Considerava-se um dos chefes revolucionários do levante de 1957. Na época tinha 25 anos. Acompanhou várias entrevistas de Ruy Wachowicz. Liderou o movimento a partir de Pato Branco. União de amigos para tomar uma providência contra os jagunços. Entrevista realizada em 17/12/1979.

WÁLTER PECOITS Nasceu em Santa Maria (RS). Pai ferroviário e mãe curso primário. Médico. Vereador e médico em Erechim (RS). Migração de Erechim (RS) para o sudoeste do Paraná. Elogios a CANGO. Líder do movimento em Francisco Beltrão, desde dos finais de 1956, na ocasião tinha 33 anos. Entrevista realizada em 14/02/1979.

IDENTIFICAR a natureza do documento AS ENTREVISTAS IDENTIFICAR a natureza do documento

A FONTE ORAL Intersecção entre os objetivos do historiador e o rememorar do entrevistado; Objetivo de Ruy Wachowicz: escrever um livro sobre o povoamento do sudoeste do Paraná, percebe-se na entrevista que o historiador se preocupa para além do levante, perguntando ao entrevistado uma breve biografia, bem como os motivos de sua mudança para o sudoeste e como era a região quando chegou. Isso fica evidente nos trechos escolhidos por Wachowicz para compor o seu livro.

O rememorar dos entrevistados: Jácomo Trento e Wálter Pecoits foram líderes do movimento. Eram moradores do espaço urbano e não colonos. No caso de Pecoits já tinha carreira política, vereador pelo PTB; Provavelmente contaram muitas vezes esta mesma história, para várias pessoas. As suas narrativas já está sedimentada, não sofrendo muitas alterações. Comparar com o documentário de 2006. Como líderes tornaram-se guardiões da memória do movimento.

EXPLICAR o documento associando com outras informações

Thompson: século XVIII revolta contra a falta de alimentos acreditava que a ação coletiva violenta se justificava pelo fato da comunidade inteira sentir que sua concepção comum de práticas de mercado justas, ou de economia moral, tinha sido violada. (DESAN, 2001, p. 75)

Poderíamos pensar que os posseiros estavam revoltados não com a obrigatoriedade de comprar as terras, mas que o título concedido não tinha garantias de valor. Além disso, os atos de violência dos jagunços das companhias de terras violou o espaço sagrado da família. Mortes e estupros. Violência contra crianças e mulheres.

“Os primeiros emissários das companhias, que entraram em contacto com os colonos, eram gente bem vestida. Esclareciam que parte do pagamento poderia ser em produtos agrícolas ou em gado. Como esses corretores não conseguiam vender ao colono procurado, recorreram aos jagunços. Quando estes invadiram o lar do colono, desmoralizando sua família, o colono deixou a enxada e pegou na winchester.” (WACHOWICZ, 1985, p. 213).

Relacionar com a questão da disputa de terras na região do sudoeste do Paraná.

PARA identificar os seus interesses

O interesse dos entrevistados é mostrar que o movimento ocorreu porque as companhias adotaram práticas injustas em relação aos posseiros. Que os posseiros eram ordeiros e de famílias trabalhadoras do campo e que respeitavam a propriedade alheia.

Bibliografia BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009. DESAN, Suzanne. Massas, comunidade e ritual na obra de E. P. Thompson e Natalie Davis. In: HUNT, Lynn. A Nova História Cultural. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. WACHOWICZ, Ruy Christovam. Paraná, sudoeste: colonização e ocupação. Curitiba: Lítero-Técnica, 1985.